terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Comunista não gosta de ser chamado de comunista

É claro que alterar perfis das pessoas não é coisa que se faça, se bem que na Wikipedia vale tudo, até xingar a mãe e botar lá que o Lula é culto. O que me deixa pasmo é que essa Teresa Cruvinel, que o Globo abrigou tanto tempo e que depois presidiu quatro anos a EBC/TV Brasil - sorvedouro de dinheiro travestido em rede de TV -, se dá o direito de ser antidireitista radical, mas não admite que alguém seja anticomunista e, além disso, recusa o rótulo de comunista, apesar de ser evidente que ninguém trabalha sob as ordens de Franklin Martins sem já ter sido emporcalhado antes com o stalinismo, doutrina seguida cegamente pelo dito cujo.

Vai lá, comuna, diz aí suas besteiras!

Tereza Cruvinel: O macarthismo nosso de cada dia…

Fico sabendo neste domingo, pela colunista Monica Bérgamo, da Folha de São Paulo, da última de nosso macarthismo anacrônico e nem por isso menos vil.  A partir dos computadores do BNDES, alguém jogou na classificação “comunista do Brasil” os perfis no Wikipédia de Franklin Martins, Alberto Dines e o meu, três jornalistas, afora o da deputada Manoela D’Ávila, que é de fato filiada a um partido comunista, o PC do B. Mas todos, vale dizer, são companhias muito honrosas.

O que ofende não é o rótulo de comunista, num perfil feito por terceiros, já cheio de incorreções. O que espanta é a existência de pessoas que se comprazem com o ato de marcar, espezinhar, estigmatizar.  É esta sanha contra o outro, unicamente porque ele não pensa exatamente como gostariam que pensassem.  Esta mesma sanha, com sinal trocado, produziu recentemente alterações nos perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Um funcionário do Planalto foi identificado como autor das alterações e exonerado.

Agora a coisa vem do BNDES, onde parece tão insólita a existência de anticomunistas militantes, dedicando-se a tal atividade durante o expediente O banco informou em nota que está tomando providências para identificar e punir os responsáveis.

Este macarthismo fora do tempo, em plena democracia, começou a deitar raízes entre nós a partir da chegada do PT ao poder.  Já existiam os sites da extrema direita, tipo Coturno Noturno, onde muita gente de esquerda é espancada verbalmente. Mas isso está mais dentro da “normalidade”. Esta é uma direita que se expressa como tal, com nome, sobrenome e até CPF, composta por órfãos da ditadura. Mais mesquinho é o macarthismo que se insinuou contra jornalistas, e dentro da própria imprensa e entre jornalistas, disposto a expurgar todos aqueles que não comungassem de certo pensamento único.

Ainda como colunista do Globo, antes de minha saída em 2007, defrontei-me com os ataques macarthistas desferidos a partir do blog da coluna por supostos leitores exaltados, cobrando engajamento na cruzada anti-petista. Nunca fiz jornalismo de cruzada, a não ser contra a ditadura.  Tais leitores, algumas vezes, eram o codinomes de pessoas conhecidas e de projeção, que não queriam se expor numa guerrilha virtual suja, Nos quatro anos em que presidi a EBC/TV Brasil, servindo unicamente ao projeto de tornar mais pluralista, como prevê a Constituição (artigos 220 a 223, para quem nunca leu) o nosso sistema de radiodifusão, fui agredida quase todos os dias.  Em um noticiário que se esforçava para desmoralizar o projeto, a TV Pública era chamada de TV do Lula, Lulanews e outras bobagens. Eu e Franklin, então ministro-chefe da SECOM, demonizados, apontados como dois stalinistas defensores da censura e do controle da informação.  Reinaldo Azevedo chamou-me de “cabocla Tereza” durante quatro anos, violando a vedação constitucional da discriminação por origem étnica e regional. Tenho mesmo um pouco de índia, de negra e de branca. E venho da roça, do Brasil rural que já morreu. Cabocla, com muito orgulho. De que valeria lembrar-lhe judicialmente que estava cometendo um crime? Outro me chamou de ex-jornalista, outro de lulista infiltrada, outros de tantas outras maccarthices. 

Recordo isso agora, depois de ler as notas da coluna de Monica Bergamo, porque elas informam que este tipo de atitude – vindo de gente de direita ou de esquerda – está se enraizando entre nós, banalizando-se. Este macarthismo de cada dia exige que as pessoas estejam definitivamente alinhadas de um só lado do mundo, tenta proibi-las de  pensar livremente, de enxergar o preto e todos os tons do cinza. Exige que digamos unicamente “sim” ou “não”,  mesmo quando acreditamos que a verdade não está só de um lado, nem só de outro.

5 comentários:

  1. (argento) ... Tereza Cruvinel, segundo a Wiki:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tereza_Cruvinel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... deve ser por causa do tal de "Complexo de Vira Latas" ...

      Excluir
  2. "Eu e Franklin, então ministro-chefe da SECOM, demonizados, apontados como dois stalinistas defensores da censura e do controle da informação".

    Então tá!!! O Franklin Martins foi ministro do controle social da mídia e não é defensor da censura, assim como a Tereza Cruvinel também não é. Cuba é uma democracia, a Venezuela é um paraíso e eu sou avô do Matusalém.

    ResponderExcluir
  3. Comunismo é tão bom que os próprios comunas se ofendem quando tachados como tal.

    ResponderExcluir
  4. (argento) ... tal qual Tereza - a Cruvinel - alguns outros também não gostam do "apelido" Radical ...

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&x-yt-ts=1421782837&x-yt-cl=84359240&v=ZataEz_m73E

    ResponderExcluir