quinta-feira, 31 de julho de 2014

Mantega, o gênio genovês

“Eu não creio que a Argentina esteja num default (calote) porque ela está pagando as suas dívidas. Então, ela depositou a parcela dos credores. Algumas semanas atrás, ela pagou o Clube de Paris. Então, ela não está dando o calote. É uma situação sui generis, uma situação excepcional porque quem está impedindo a Argentina de fazer o pagamento é um juiz americano. Agora, eu ainda acho que há margem de negociação porque, se ela de fato entrar em default e, portanto, deixar de fazer pagamentos, os fundos abutres vão perder também. Então, para eles, interessa uma negociação.”
Guido Mantega

Do Reinaldo Azevedo:
Os “abutres” compraram papéis da dívida argentina por US$ 48,7 milhões em 2001 e querem receber, hoje, cerca de US$ 1 bilhão. A Argentina, por sua vez, tenta escapar do pagamento. O país teme que, caso aceite pagar os “abutres” integralmente, os 92% de credores que aceitaram a renegociação da dívida em 2005 e 2010 possam buscar na Justiça o direito de receber ganhos integrais. Neste caso, o pagamento poderia reduzir as reservas internacionais do país a praticamente zero. Outro agravante é que, devido ao histórico de calotes e decisões econômicas escandalosas do país, sua credibilidade para negociar com credores está fortemente abalada.

Fundo abutre é um jargão do mercado financeiro usado para classificar fundos de hedge que investem em papéis de países que deram calote — atuam, em especial, na América Latina e na África. Sua atuação é perfeitamente legítima. O termo abutre foi criado para diferenciá-los dos fundos convencionais, justamente por trabalharem como “agiotas” de países caloteiros, emprestando dinheiro em troca de “títulos podres”. São considerados pelo mercado uma espécie de ‘investidor de segunda linha’. Sua atuação consiste em comprar títulos da dívida de nações em default por valor irrisório para depois acionar o país na Justiça e tentar receber ganhos integrais.

Em finanças, chama-se hedge (cobertura) ao instrumento que visa a proteger operações financeiras contra o risco de grandes variações de preço de determinado ativo. Uma estratégia de hedging consiste em assumir uma posição comprada ou vendida (ativo/passivo), normalmente com a contratação de um derivativo financeiro ou um investimento, com o objetivo específico de reduzir ou eliminar o risco de outro investimento ou transação.

Resumindo: A Argentina deu calote, como todos esperavam, menos o Mantega, o gênio genovês.

11 comentários:

  1. Caju com "mantega" combina.,ficou provado no "Último Tango Em Paris"
    Aliás, manteiga em italiano é "burro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar em Ultimo Tango, ontem eu vi um documentário muito bom sobre a feitura do filme. O depoimento da Maria Schneider é impressionante. Ela diz que até hoje quando vai a algum restaurante, neguinho fica rindo de canto de boca quando botam a manteiga do couvert na mesa. A cena foi feita sem ela saber. Brando teve a ideia e Bertolucci combinou com ele de fazer sem que ela soubesse previamente. O Próprio Bertolucci declarou isso.

      Excluir
    2. A Maria Schneider faleceu em 2011.
      Eu tive que esperar para ver o Último Tango na Suécia, pois no Brasil a censura disse não.
      Vi o filme sómente em 1983 quando comprams o nosso primeiro video, esperei um tempão para que o filme aparecesse nas locadoras.
      Eu como tenho uma paixão pelo Marlon Brando e aquela voz de "alcova" não poderia ficar sem ver o Ultimo Tango a Paris do Bertolluci. Foi espantoso como o filme foi cru e teve caju também.
      Era tao sensual o Marlon e com uniforme de piloto , ai,ai,ai ai

      Excluir
    3. O "até hoje" da Maria então, fica valendo como até a data da gravação do documentário. Eu não reparei qual foi a data da sua filmagem.

      Excluir
  2. (argento )he he he ... Maria Schneider, manteiga e o "filme" rende; o fato é que sua carreira foi encerrada, Corre à "boca miúda" que Maria Schneider foi Estuprada em cena, mas como era aspirante à atriz, o caso foi abafado, como manda a Lei do Mais Forte. (argento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... quanto à Argentina, isto era "Esperável"

      Excluir
    2. "Esperavel", daria um bom tango.

      Excluir
  3. Adoro essa musica e porque estou "happy"

    https://www.youtube.com/watch?v=JRMOMjCoR58

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa música é uma delícia! Não me sai da cabeça. É Happy mesmo!

      Excluir
    2. Já somos um batalhaoi, eu também passo o dia a cantarolar, não sai mesmo da cabeça e desce para as maos e pés. É mesmo deliciosa como um grande tiramisu.

      Excluir
  4. Hum!!!
    Hoje fiquei pensando nas orelhas, para que servem? Para os óculos não caírem do nariz?
    Carregar brincos? Qual é funcao das orelhas se não for para segurar os óculos e carregar brincos?

    ResponderExcluir