sexta-feira, 18 de julho de 2014

Candidatos a Governador do Rio de Janeiro: Escolha o seu larápio

PEZÃO
O governador Luiz Fernando Pezão é réu em cinco processos por improbidade administrativa da época em que comandou a prefeitura de Piraí. Ele foi condenado em 2013 em um dos processos, mas recorreu da decisão. Todas as ações se referem à compra de ambulâncias com recursos do Ministério da Saúde, em convênios assinados entre 2000 e 2004, quando comandava o município. O MPF relacionou os processos à investigação da máfia dos sanguessugas. A assessoria da campanha do peemedebista alegou que a condenação não tem relação com a máfia, o que, de fato, consta na sentença do juiz. Os processos não constam nas certidões entregues à Justiça Eleitoral e foram enviados depois ao GLOBO.

GAROTINHO
O deputado federal responde a sete processos, entre eles três por improbidade administrativa e um por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de bens. Há ainda nove inquéritos no STF que envolvem o ex-governador. Em 2010, Garotinho foi condenado a dois anos e seis meses por formação de quadrilha, pena convertida em prestação de serviços. Segundo denúncia, quando era secretário de Segurança no governo de Rosinha Garotinho (PR), o deputado teria permitido o funcionamento de uma quadrilha de policiais que seria responsável pela facilitação de contrabando, corrupção e lavagem. A defesa recorre da decisão, que considera “despropositada”.

LINDBERG
O petista responde a dez inquéritos no STF, muitos relacionados a suspeitas de irregularidades da época em que era prefeito de Nova Iguaçu. Lindbergh também é investigado por crimes em licitações para a contratação de prestadoras de serviços e execuções de obras. Mas há casos de corrupção passiva e emprego irregular de verbas públicas, além de peculato e crimes contra o sistema financeiro. Um dos inquéritos, pelo qual o petista chegou a ter os bens bloqueados, apura indícios de fraude em licitação para obras de saneamento na cidade. A defesa do senador atribuiu a quantidade de inquéritos em tramitação às “disputas políticas” de quando era chefe do Executivo.

CRIVELLA
O senador não tem condenações ou ações correndo na Justiça. O que consta são cinco processos, todos arquivados. Em 2003, o MPF apresentou inquérito contra Crivella por suspeita de crimes contra o sistema financeiro e evasão de divisas para apurar a responsabilidade penal dos diretores das empresas Investholding e Cableinvest em crimes de evasão de divisas, manutenção de contas no exterior e sonegação fiscal. Em 2009, o ministro Ricardo Lewandowski arquivou o inquérito. Em 2008, em sua segunda candidatura a prefeito, o projeto de habitação Cimento Social foi pivô de denúncias de propaganda irregular e chegou a ter obras embargadas pelo TRE-RJ. O processo foi arquivado.

6 comentários:

  1. (argento) he he he - são estas as opções que o "Sistema" me dá? - tô fora! (argento)

    ResponderExcluir
  2. Se for comparar os atos de improbidade cometidos por Garotinho e Pezão é óbvio que Garotinho leva como pior disparado. O que não dá pra entender é como ele está liderando as pesquisas, mas além disso ele é o candidato com maior índice de rejeição... Muito estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... nem um pouco interessado em comparar improbidades, a questão central é: "sou obrigado a escolher, e votar, no menos Pior?" ... estranho, não?

      Excluir
  3. O perigo hoje é o PT (deve ser considerado De SEGURANÇA NACIONAL) em mais 4 anos será pior quando se enfrentem a SOCIEDADE VS IGREJA VS POLITICOS.Vai ser bem pior do que lutar contra um PT da vida,AS IGREJAS ESTÃO TOTALMENTE POLITIZADAS,e neguem faz nada.Eu me lembro quando adolescente com 14 anos em CARACAS o GOVERNO expulsou o PLINIO CORREIA DA VENEZUELA,POR atentado aos princípios do EXECUTIVO,DO ESTADO E DA NAÇÃO (3 coisas muito diferente que se uniram).O brasil tenha certeza que caso NÃO acordemos vai ser dominada pelas igrejas! O GOVERNO TEM O DEVER DE EDUCAR!
    PEDRO M GORROCHOTEGUI.

    ResponderExcluir
  4. A TV CNT Rio de Janeiro 98% é comercializado para EVANGELICOS o que é prohibidos por lei,onde está o SR MARTINEZ? Onde esta o governo do Rio De Janeiro? Pior deve ser muito bom ja que passou por varios MANDATOS OU GOVERNOS DO RIO! Que viva Deus e seus politicos corruptos.
    Pedro M Gorrochotegui

    ResponderExcluir
  5. Sem falta de opção PREFIRO UM CORRUPTO NOVO QUE VELHO POR CONHECER.
    LINDBERG! pelo menos toma uma.! e eu também! Pedro M Gorrochotegui.

    ResponderExcluir