quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sufoco

Há três dias ando meio depauperado (êpa!) por causa de uma tosse acompanhada de sinusite, coisa que é normal em mim uma vez por ano, resquício do meu passado alérgico e asmático. Só de neste ano a coisa veio violenta demais, me deixando com falta de ar, fraco, tonto e extremamente cansado, até mentalmente - falta de ar é um sufoco, literalmente.

Parei de fumar há um dia - até porque se eu fumar viro do lado do avesso de tanto tossir - e estou esperando que a coisa me largue, do contrário, acho que vou ter que procurar um esculápio, fazer o quê?

Enfim, meu estímulo para pensar também está doente, e prejudica o TMU. Mas vai passar. Com ou sem esculápio.

5 comentários:

  1. (argento) ... é, irmãozinho, pelo que tenho observado, Asma está ligada á Ansiedade e Stress. Um bom esculápio não deve descartar a possibilidade de receitar algo para controlar a ansiedade, já que o stress não é muito controlável em nossa faixa etária, ainda mais quando se escreve sobre "problemas de difícil solução" (independentes da nossa vontade).

    Acho que que provavelmente não levará a sério minha recomendação, mesmo correndo o risco de ser chato, dá-la-ei assim mesmo.

    - todas as vezes que lembrar tente Inverter o Ciclo Respiratório, isto é, EXPIRAR para depois Inspirar. isto auxiliará o "tratamento esculápico" - fique claro que não conseguirá executá-lo quando bater a crise (se não entender, pergunte).

    ResponderExcluir
  2. Para de fumar cara!
    Tu e o Olavo têm responsabilidades sociais maiores do seus egos e corpos.
    Tua contribuição a Pindorama não pode ser reduzida por causa dessa fumacinha deliciosa mas malígna.
    Exerce teu "livre arbítrio"...(grande quimera que enfiam na cabecinha de muita gente boa) e decide quem manda aí dentro de ti.
    Torço para parares com esse desperdício de talento (morre antes da hora é possível?) como tu mesmo caracterizas o Olavo.
    Abraço e SAÚDE!
    Te queremos aqui com a gente, OK?

    ResponderExcluir
  3. A minha asma não está ligada ao sistema nervoso. Ela é o resquício dos 15 anos que sofri quando era criança em função de diversos tipos de alergia. Junte-se a isso pelo menos 50 anos de cigarro e cada ano a visita da velha senhora fica mais grave.

    Mas parei de fumar há exatas 25 horas e já melhorei bastante. (não pretendo voltar).

    E muito obrigado aos dois pela força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ric
      Estou sem fumar há 6 meses (infelizmente, porque gostava muito).
      Minha receita foi simples.
      Não vou fumar só por hoje...

      Excluir
  4. É comum pessoas com medo de dentista, mas esse tal de esculápio parece muito mais assustador.

    ResponderExcluir