quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cerveró fecha delação premiada após entregar gravações que incriminaram Delcídio

Entortou mais ainda?

Deu na Folha

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, fechou um acordo de delação premiada depois que sua defesa entregou evidências de que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), tentou, em conluio com o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, fazer com que ele não firmasse colaboração com a Justiça. Delcídio e Esteves foram presos pela Polícia Federal nesta manhã.

O filho de Cerveró, Bernardo, entregou aos investigadores imagens de Delcidio oferecendo vantagens a Cerveró para que ele não fizesse delação.

O acordo foi firmado com a Procuradoria Geral da República por envolver políticos de foro privilegiado e também cita a presidente Dilma Rousseff ao afirmar que ela sabia dos esquemas envolvendo a Petrobras como integrante do conselho da estatal.

Esta foi a terceira rodada de negociações entre Cerveró e os procuradores no sentido se firmar um acordo de delação.

As primeiras conversas conheceram por volta de agosto, quando ele falou sobre a compensação do contrato de um navio-sonda da Schaihin para quitar uma dívida de campanha com o PT. Cerveró também havia citado em um dos anexos que Delcidio ganhou propina na venda da refinaria de Pasadena.

Na época, porém, os procuradora não consideravam o ex-diretor um figura “confiável” e o viam como um “jogador”.

A saúde emocional abalada, com oscilação de humor e visitas semanais de psiquiatra, com medicação, também levantou questionamento.

6 comentários:

  1. Não lembro de ter comentado isso aqui no TMU, mas comentei algumas vezes com minha esposa. Delcídio Amaral era filiado ao PSDB e teve cargo de diretoria na Petrobras durante o governo FHC, de acordo com Paulo Roberto Costa, a cobrança de propina já existia antes de iniciar o governo Lula, mas eram esquemas pessoais.

    Delcídio saiu do PSDB e foi para o PT, para ser candidato ao senado, se elegendo por MT. Se existe alguém que poderia saber dos esquemas de corrupção dentro da Petrobras era ele, no meu entendimento o esquema não "inventado" pelo PT, foi apresentado pelo Delcídio e o PT INSTITUCIONALIZOU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de ler em O Antagonista que existe um inquérito na PF para investigar a gestão do Delcídio na Petrobras, parece que as deduções de outras pessoas foram semelhantes, iguais ou idênticas às minhas.

      PS. o inquérito existe desde agosto e até agora ninguém foi intimado para depor, acionaram a corregedoria da PF.

      Excluir
  2. Não vamos esquecer que o Delcídio foi o presidente da CPI do mensalão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... pô! - essa eu ia dar (ops!), mas já que você deu (ops!) e, Note-se!: "um oferece proteção, ou distração para o outro" - sempre! ...

      Excluir
    2. (argento) ... acho que não fui claro - enquanto o PT, mais populista, vociferador, esperneador, grita mas não age (diz que faz ou fez, mas náo fez nem faz), mais ao gosto do povão, o PSDB tem um discurso mais ao gosto "intelectual" conciliador; convém observar que vociferava contra todos, eu disse todos os "projetos de FHC" e. no entanto, FHC "conseguiu" aprovar tudo o que quis e bem entendeu e "Lulinha-paz-e-amor" não modificou umal inha (claro, apenas algumas pouquíssimas vírgulas, com todo o cuidado para não Descaracterizar o Projeto e "agradar" o povão) ...

      Excluir
    3. (argento) ... mas, diríeis pois, e a Petrossauro? (não foi privatizada)! ... he he he, tolinhos, já tinha seu lugar no esquema (Projeto) de contribuição ...

      Excluir