segunda-feira, 29 de setembro de 2014

“Padrões de beleza alternativos” para mulheres - desculpa de baranga feia e porca

Agora vocês vejam se isso pode ser “padrão de beleza”:


Bleargh!

Isso é do tal site “Pelos Pelos”, que reivindica o tal padrão. Quiuspariu!

Do Globo:

Campanhas em redes sociais exaltam padrões de beleza alternativos para mulheres

Compartilhar fotos de estrias no Instagram e exibir a barriga sem medo no Facebook. A diversidade dos corpos femininos nunca foi tão celebrada, impulsionada por grandes mobilizações nas redes sociais. Enquanto isso, memes e ações desconstroem princesas de contos de fadas. Mulheres do mundo inteiro se articulam para contestar padrões caricatos de beleza e viver, na era digital, uma nova libertação.

“Parem a loucura da beleza!”, sentencia a escritora britânica Robin Rice num projeto difusor de imagens que simulam peças publicitárias marcadas por um tom provocativo e irônico. “Então, se alisar o meu cabelo, vou me dar bem na vida?”, diz uma delas, acompanhada pela foto de uma criança com cabelo crespo. “O único relacionamento que devo ter é com a balança?”, questiona outra, com a foto de uma mulher gorda abraçada ao aparelho.

- A indústria estabeleceu um padrão que praticamente ninguém pode atender. Estão usando Photoshop até mesmo nas imagens daquelas que se dedicam a ser as mais bonitas. O que podemos dizer sobre isso? As mulheres, independentemente de seus manequim, salário ou educação, têm que lutar contra sentimentos de uma imagem corporal negativa e inadequada. Poucas conseguem escapar - avalia Robin.

A escritora lembra que o problema se revela ainda mais grava quando levada em consideração a forma como a realidade age sobre as crianças. Ela lembra que muitas garotas estão sendo influenciadas pelas mães que vivem uma baixa autoestima e “aprenderam” a conviver com a vergonha do corpo.

- Meninas em idade pré-escolar já sentem vergonha diante dos seus colegas. Já os meninos estão apresentando problemas para criar relações respeitosas a partir da definição do que é a beleza - observa.

Imagem da campanha "Stop the beauty madness" questiona o alisamento de cabelos - / Reprodução / Internet
Um número crescente de ações faz barulho na internet. No último verão do Hemisfério Norte, o Instagram foi inundado por fotografias de garotas plus size em roupas de banho que usavam a etiqueta #fatkini, junção das palavras gorda e biquíni. A mesma rede social abriga o perfil “@loveyourlines” (ame suas estrias), em que duas mães começaram a reunir fotos de corpos normais. “Somos duas mães celebrando as mulheres reais”, escreveram.

Em terras brasileiras, um coletivo de artistas mira a ditadura da depilação. Eles criaram o site “Pelos pelos”, em que compartilham ensaios fotográficos que exaltam a beleza de corpos ao natural, justamente por considerar esse um dos maiores tabus da beleza feminina aqui.

- Não quero ser considerada masculina ou desleixada só por não me depilar. Isso, aliás, não significa não cuidar da aparência - justifica a fotógrafa do coletivo Nubia Abe, de 28 anos.

Enquanto isso, a blogueira Jéssica Ipólito segue com o blog “Gorda e sapatão”, que promove discussões sobre temas como racismo, opressões sociais e defesa dos diferentes tipos de corpos. Recentemente, ela criou o “#desafiodagorda”, em que convoca internautas a representar artisticamente o corpo da mulher obesa. A resposta veio logo, e Jéssica tem compartilhado em seu blog várias imagens e histórias.

- Fui gorda. Na adolescência, minha mãe ficava me oferecendo dietas, e eu não entendia por que tinha que fazer aquilo. A mesma coisa foi com o meu cabelo, que, apesar de ser enrolado, passei a adolescência alisando. Só depois comecei a refletir sobre o que estava por trás disso - ela descreve.

Uma pesquisa feita pelo Data Popular e o Instituto Patrícia Galvão mostrou que 56% dos entrevistados, homens e mulheres, consideram que as propagandas exibidas na TV não mostram as brasileiras reais, e 60% consideram que as mulheres ficam frustradas quando não se veem retratadas. Mais: 51% querem ver mais negras, e 64% pedem mais mulheres das classes populares nas propagandas.

- A percepção dessas diferenças e da imposição de valores sempre esteve presente entre as mulheres. A novidade é que, nos últimos anos, as redes sociais possibilitaram a ampliação desse debate - afirma a vice-diretora do Instituto Patrícia Galvão, Mara Vidal.

Integrante da Rede Mulher e Mídia, que articula ativistas e organizações em defesas da mulheres, Bia Barbosa afirma que a movimentação é importante e já surte efeitos, como a retirada de propagandas ofensivas do ar e uma mudança de postura das empresas. Como exemplo, ela cita a redução no uso da mulher como “atrativo” em propagandas de cervejas. Apesar disso, salienta, é preciso muito mais:

- Esse debate ainda não chegou ao conjunto da população. Basta chegar a uma banca e observar as capas das revistas. As pessoas continuam criticando a Beth Faria (atriz de 73 anos) por ir à praia de biquíni.

11 comentários:

  1. A sociedade brasileira é sexista, machista e hedonísta. Infelizmente não podemos parar o tempo, o corpo envelhece, muda, a beleza de uma menina de 20 anos não dura para sempre.
    Nunca simpatizei ou sequer notava a Beth Farias, mas depois que li que ela vai a praia de biquini passei a gostar da atitude dela.
    Entao uma mulher de 70 anos se quiser ir a praia de biquini não pode? Somente as belezinhas de 20 podem desfilar com o barbante de cheiro enfiado lá?
    Felizmente vivo em uma sociedade que me agrada, aqui não existe nada disso, cada um vai a praia como quer, as mulheres não são objetos de decoração, cada um deve ter auto-critica e se uma mulher de 80 anos quer ir de biquini tomar sol e aproveitar o mar, bem faz ela, o mundo é todos.
    Os incomados que se mudem, quando a Beth Faria chegar que saiam da praia.
    Agora certamente admiram as mulheres que fazem plástica 10 vezes por ano. seios de plásticos, nádegas de borracha e nós atras das orelhas.
    O hedonismo é bárbaro, uma sociedade hedonista não tem futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você falou não tem nada a ver com o que eu quis passar. Eu vi Betty na praia e não achei nada de mais, até porque o biquini dela é comportado e o corpo dela ainda o comporta. Agora, tentar me enfiar goela abaixo que pentelho no sovaco, perna e xoxota cabeludas e o desgrenhamento total das barangas do tal site "Pelos Pelos" são padrões de beleza, ninguém vai!

      Excluir
    2. Voce diz que o corpo da Betty ainda comporta o biquini, isso quer dizer que o dia que voce achar que não comporta ela devera deixar de usar o biquini?
      Isso significa que o papel das mulheres é satisfazer os olhos masculinos?
      Não concordo.
      O que para voce é feio pode ser bonito para outros, ou por causa dos valores a beleza passa ao segundo plano, não posso discutir os pelos alheios, eu pessoalmente não aprecio pelos, nao tenho poder para decidir o que é belo e o que não é, portanto quem gosta de pelos que os cultive.

      Excluir
    3. Você continua não entendendo, Theresa. Embora o título do post mencione beleza, eu não estou falando dela, mas sim do ridículo causado pela falta de desconfiômetro de certas pessoas. É lógico que até a Dilma pode usar um biquini fio dental, mas isso vai ser um verdadeiro atentado ao bom senso. É claro que Betty pode usar biquini até os 120 anos e não sou eu que vou impedi-la, mas que vai ficar ridículo, vai.

      Olhar a pentelhada e os peitos caídos dessas mulheres do "Pelos Pelos" me dá nojo. Sabe por quê? Porque isso é desleixo e induz a pensar em falta de higiene, como, efetivamente o é.

      Não sou eu que estou falando em beleza e sim essa gente que quer chamar atenção e não tem nada a oferecer a não ser a tragédia em que transformaram seus corpos e querendo impor isso como novo padrão estético.

      Excluir
    4. Vou tentar entender.
      Os seios caem, consequência natural da vida. Nem todas podem ou querem fazer plástica, as europeias não são fixadas em bisturis. Pensam que o bisturi deve ser usado quando necessário para uma melhor qualidade de vida, seios caídos não significam menos qualidade de vida, se incomodar ...

      O naturismo não me incomoda nada, a vulgaridade sim.
      Eu continuo achando que não é ridículo uma mulher anciã usar biquini.
      Vi uma cena muito bonita tempos atras em um praia do Lazio, uma sra muito bronzeada já de idade avançada que estava com a família, ela usava uma biquini amarelo e os netos e binestos a levaram para a água em um colchão de ar, lá ficaram brincando ao redor dela, passaram horas dentro da agua. Achei maravilhoso, certamente ela adorava o sol batendo no corpo e naturalmente o fato de usar o biquini não chamou atenção de ninguém, eu achei lindo, ela estava radiante de alegria.
      Não devemos nos esconder do mundo porque o tempo passou, seria ridículo se o biquini fosse fio dental, mas um bonito biquini não ofende ninguém.
      A beleza é passageira, o que permanece é o que realmente somos, não adianta estarmos alisando e puxando a pele, o mais ridículo de tudo é uma mulher de 70 anos com os seios de uma de vinte e com a cara lisa igual o popó de um bebe.

      Novo padrão estético não sei, hoje todos querem impor algo, penso que tudo muda, antigamente as mulheres consideradas bonitas eram as redondinhas, hoje quanto mais ossos mais bonitas,os caes chegam a latir quando passam.
      Há gosto para tudo, peludas e peladas.

      Excluir
    5. Essa história da bisavó do biquini, me lembrou a piada do menino que estava brincando com o avô e, de repente, a mãe o chama:

      - Juquinha, lave as mãos, venha almoçar e não esqueça de fechar a tampa do caixão do vovô!

      Brincadeiras a parte, o meu problema é com a imposição de valores, não com o direito de barangas e pelancudas de usar o que quer que seja. Mas eu vou continuar achando ridículo.

      Excluir
  2. Padrão de beleza já é uma contradição, pois beleza é subjetiva e não pode ser padronizada. Padrão alternativo é outra contradição, pois para ser alternativo tem que ser fora do padrão. Beleza alternativa é mais uma contradição, pois se é alternativo à beleza, então precisa ser NÃO beleza.

    Mas como a lógica não existe para os formadores de opinião, então digo o seguinte para eles: beleza alternativa é aquela que não nos dá alternativa, ou seja, não existe mulher feia, apenas homens que bebem pouco.

    ResponderExcluir
  3. (argento - politicamente incorreto) ... “Padrões de beleza alternativos”?, sim, para "moradores de rua"

    ResponderExcluir
  4. Thereza, to contigo! Os homens criaram o padrao de beleza que quiseram em toda a historia da humanidade, agora se as mulheres nao querem se depilar problema e delas, temos essa opção de escolha. HOMENS vao se preocupar com os seus pelos e nos deixem em paz!

    ResponderExcluir
  5. Todas são lindas.... ao natural são perfeitas! Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir