quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Pesquisas eleitorais: Dá para ter alguma noção?

Carlos Newton, da Tribuna na Internet

Nova pesquisa Ibope diz que a candidata Dilma Rousseff teria ampliado sua vantagem no primeiro turno, mas segue empatada com Marina Silva no segundo turno, ambas com 41%.

A candidata do PT estaria com 38%, Marina teria 29% e Aécio Neves estaria com 19%. Mais o maior potencial de fixação de votos (eleitores que não pretendem mudar de candidato, em nenhuma hipótese) continua a ser de Marina, embora tenha caído de 65% para 61%, enquanto Dilma subiu de 52% para 54% e Aécio desceu de 55% para 53%.

Marina continua também com baixa rejeição, apenas 17%, enquanto Aécio teria 19% e Dilma 31%.

OUTRA PESQUISA
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) também divulgou nesta terça-feira mais uma pesquisa MDA, em que Dilma Rousseff teve uma pequena queda em relação ao levantamento anterior, passando de 38,1% para 36% das intenções de voto. Marina Silva, do PSB, teve uma queda maior e perdeu 6 pontos percentuais, passando de 33,5% para 27,4%.  Entre os líderes, Aécio Neves apresentou melhora. O candidato do PSDB saiu de 14,7% para 17,6% na pesquisa desta terça-feira.

O cenário se inverte em relação aos últimos levantamentos do CNT/MDA. De agosto para o começo de setembro, Dilma e Marina Silva tinham apresentado crescimento e Aécio tinha caído. Agora apenas o tucano teve um desempenho melhor nos números.

No segundo turno, Dilma e Maria seguem tecnicamente empatadas: 42% e 41%.

MAIS UMA PESQUISA
Também o Vox Populi divulgou pesquisa hoje e, como sempre, seus números são muito favoráveis à candidata do PT. No primeiro turno, Dilma teria 40%, Marina 22% e Aécio 17%. Ou seja, estaria arriscado Dilma até levar no primeiro turno, dependendo de brancos e nulos e da margem de erro.

No segundo turno, o Vox Populi liberou geral e dá Dilma Rousseff eleita com 46% a 39%. Num possível confronto com Aécio, mesmo placar: 46% a 39%.


Tirem suas conclusões.

2 comentários:

  1. Parabéns de todos os blogs horríveis de extrema direita que eu já vi o seu foi o único que não me despertou raiva,na verdade a infantilidade do conteúdo chega a ser cômica, VC chamou o lula de bandido ,não poderia dizer isso a ele nem em público pois seria processado,assim como seria processado por pregar o ódio a religião islâmica, suas posições politicas são criminosas e nunca poderiam ser defendidas em público nem por VC mesmo,agradeça pelo lula não ser como o Aécio que processa internautas, resumindo boa sorte na sua vida de crimes e que Ala seja louvado

    ResponderExcluir
  2. As pesquisas servem apenas para confundir a população, além de usarem metodologia falha, também manipulam a escolha dos locais pesquisados. No caso do Vox Populi eu nem arrisco a dizer que fazem algum levantamento de campo,

    Pelas discrepâncias das pesquisas na eleição atual e pelo retrospecto das pesquisas em eleições anteriores, eu não ficaria surpreso nem com a vitória do Eymael no primeiro turno.

    ResponderExcluir