quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A fantástica tecnologia da merda hindu

Tá lá, hoje no Globo: “Evento em SP debate problema global do esgoto. Indianos mostram no Arq.Futuro solução para debelar falta de saneamento, fator que mata mais do que a violência”. Meio desconfiado, resolvi ler. Afinal, a Índia não é exatamente um lugar que se destaque pelo asseio, pela salubridade e pela preocupação com o tema. Na verdade, é um país imundo, cujos hábitos e crenças religiosas, aliados à superpopulação são o maior entrave à limpeza.

Agora, vejam só a “solução” destacada por Tiago Dantas, repórter do Globo, como sendo o grande achado que vai resolver o problema do cocô do Brasil:

Experiências internacionais apresentadas no fórum de urbanismo Arq.Futuro, encerrado ontem em São Paulo, provam que é possível que organizações civis e empresas privadas deem sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e consigam até lucrar com isso.

Uma solução aparentemente simples para o tratamento de esgoto veio de Bangalore, a terceira maior cidade da Índia. Assim como acontece em metrópoles como São Paulo, o governo local não consegue recolher o esgoto de metade da população estimada em cerca de 12 milhões de pessoas. A iniciativa privada criou um sistema chamado honeysucker (sugador de mel), uma rede de 300 caminhões que recolhe os dejetos humanos na cidade e os vende para a produção de fertilizantes.

As casas e prédios que não estão incluídos na rede tradicional de coleta de esgoto têm uma espécie de caixa de concreto no subterrâneo, que funciona como uma fossa e é tratada com produtos para evitar o mau cheiro. De duas a três vezes por ano, o caminhão passa no bairro e recolhe os dejetos com um cabo de sucção. Fazendeiros que compram o material o empregam como adubo. O sistema recolhe o esgoto de cerca de 6 milhões de pessoas e não tem nenhum apoio do governo local.

Não é uma maravilha, um primor em tecnologia? E ainda por cima têm a coragem de chamar o sistema de sugador de mel... Quiuspariu!

19 comentários:

  1. Eu pensava que o excremento humano e a urina não fossem apropriados para fertilizar "bosta" nenhuma, no entanto na India qualquer merda serve.
    Tenho as minhas dúvidas se a bosta humana e a urina servem para algo útil. pode ser que sirvam não sei, mas eu prefiro a bosta dos bichos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... todas as mulheres deveriam pesqusar muuuito sobre cosmética, hidratantes, ...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu sei que os perfumes "antigamente" eram feitos de modo "estranho" ou talvez esquisito, mas hoje penso que alguma coisa mudou.
      Já os produtos cosméticos que eu uso não são sequer testados em animais, aqui já faz muito tempo que este ato bárbaro é proibido.
      Uso Clarins e Liriac já há muito tempo e nunca senti cheiro de "fezes humanas"
      Não sou experta no assunto, prefiro um produto cosmético feito de fezes de "bichos" que um produto testado em animais,embora eu não acredito que usam fezes, na verdade nunca leio a composição do produto.
      Possivelmente estarei errada, pois não sou experta no assunto.
      Posso reclamar do texto da "bula" que acompanha o produto,
      são letrinhas pequeníssimas, se compro um creme anti-ruga é sinal de que já nao tenho 20 anos e provavelmente a visão também não.
      É a reciclagem em acao ...

      Excluir
  2. Eu é que não vou mais a restaurantes indianos! Vai que a matéria prima do curry é adubada com o que sai da primeira sílaba...

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... a experiência não é nova, já foi feita na China e no Japão ... Poizé, a Ignorância é uma Merda!!! - se juntar a ignorância com os pré-conceitos, está pronto o caldo da dependência ... (argemto)

    ResponderExcluir
  4. O brasileiro já é um bosta imagina agora a bosta do bosta circulando pelas cidades. Ideia mais bostal essa.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da parte que diz utilizarem um CABO de sucção, meus insignificantes conhecimentos faziam-me acreditar que seria necessário uma MANGUEIRA de sucção, mas eu não desisto de aprender e agora aprendi mais uma.

    Recolher os dejetos humanos para produzir fertilizantes pode ser uma boa ideia, mas usá-los como fertilizantes diretamente é uma tremenda irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  6. Os colonos japoneses que chegaram eu Ubatuba na década de 50 usavam dejetos deles mesmo e rejeitos de peixe de uma fábrica de sardinhas. Mas tudo era enterrado e utilizado depois de um prazo, devidamente fermentado e sem bactérias nocivas. (Marc Aubert)

    ResponderExcluir
  7. Mas, fora isso a japonesada cheirava mal pra dedéu. Marc

    ResponderExcluir
  8. Quanto a India ...
    Fico horrorizada quando um personagem importante da política internacional rotula a India como a maior democracia do planeta.
    Democracia é o que menos existe por lá, quem nasce pária não tem sequer o direito de sonhar em ser qualquer outra coisa, já nasce fadado a remover fezes humanas nos "cagatórios" imundos existentes lá. Morrem jovens devido as doenças que contraem nestes lugares horrendos.
    Democracia não é somente ir votar, é muito mais, muito mais.
    Claro, para um político o voto é o "cálice sagrado"
    Não, a India não é a maior democracia do planeta, enquanto os hábitos milenares não mudarem, nada feito.

    ResponderExcluir
  9. Gente, morei 4 anos na India e embora tenha muita coisa errada tem muita coisa muito certa que nós do ocidente poderíamos copiar.Esse sentimento de superioridade ocidental que nós do lado de cá da terra nutrimos não tem amparo na realidade Os orientais são em muitos casos superiores à gente.Sei que estrume de gado é utilizado como combustível e sei tb que o esgoto dos canis dos meus cachorros fertilizam minha área verde.Por que não o esgoto de humanos?

    ResponderExcluir
  10. (argnto) ... ... Poizé, a Ignorância é uma Merda!!! - se juntar a ignorância com os pré-conceitos, está pronto o caldo da Dependência

    Matéria revista Galileu, editora Globo, de março 2013, título: "Esgoto é tratado por pesquisadores da UNESP, vira ADUBO Mais Barato para plantações. (...) a ideia já é testada em países como EEUU e China, inclusive para uso Comercial. (...)

    he he he, essa turma "criada" nas megalópoles, num futuro não muito longínquo, pensarão que galeos nascem dentro da máquina

    ResponderExcluir
  11. Eu não me referi ao aproveitamento das fezes, esse é outro departamento, mas sim da maneira que elas são coletadas. E o resto, o esgoto de cozinha, de limpeza, como é que é resolvido? De caminhãozinho também?

    Pelamordedeus! Esgoto decente não é um bicho de sete cabeças, não é caro e a falta dele mata! Copiar porcaria de país subdesenvolvido é que não pode!

    ResponderExcluir
  12. (argento - ecologicamente correto) ... aliás, a biodecomposição da merda e a construção de fossas sépticas deveria ser matéria obrigatória no ensino fundamental, médio, universitário, ... não haveria tanta "merda flutuando porraí" - é a Ignorância (cultivada ou mantida) que gera a Dependência, esta, desejada por todos os governos, mais ainda pelos totalitários.

    ResponderExcluir
  13. (argento) ... vou um pouquinho mais longe: "Água, formas de obtenção e purificação", como disciplina obrigatória ...

    ResponderExcluir