segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Crentes e ateístas no mesmo saco

Sou agnóstico. Acho graça nos mitos religiosos da Criação - e aborreço-me com pregadores que têm a exagerada pretensão de retificar minhas “crenças íntimas”. Só existem superficiais diferenças de linguagem entre eles e os intragáveis pregadores do ateísmo, que querem matar Deus, erradicando-o da mente dos seres humanos. Uns e outros sonham com um Estado inquisitorial, aparelhado para desentranhar as “ideias daninhas” que envenenam seus concidadãos.

Não que eu esteja de acordo com Magnoli quando defende Marina Silva, dizendo que ela não é fundamentalista, porque entre esses neopentecostais evangélicos, ou seja lá qual for o nome que se dê a esses otários que seguem os pastores midiáticos - todos ladravazes - não há um que não seja fanático (cabe aqui esclarecer que eu não me refiro aos protestantes tradicionais e autênticos), mas não posso deixar de me identificar com sua postura agnóstica, já que incomoda a ambos tanto os pregadores de crenças quanto os pregadores do ateísmo.

7 comentários:

  1. Gostaria de informar que o processo inquisitorial se instalava apenas contra os suspeitos de heresia. Durave meses ou anos, e dava toda a possibilidade do acusado retratar-se da heresia confirmada, para livra-se da pena. Além disso, esse tipo de processo representou àquela época um avanço civilizacional importante, pois apresentou uma alternativa ao processo acusatorial utilizado em Roma, no qual se um determinado grupo de pessoas acusasse alguém de alguma coisa a sentença estava dada, formada apenas pela acusação. Desculpe a minha impertinência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história do Santo Ofício e da inquisição é muito mais complexa que isso que o ANÔNIMO disse, mas é irrelevante para o contexto da postagem. A questão aqui é pura e simplesmente julgar alguém por heresia, algo inadmissível para alguém com um mínimo de bom senso.

      Excluir
    2. (argento) ... pelo que escrevem da "religião do santo ofício", em épocas outras, eu e muitos, já estaríamos na fogueira e o processo correria rapidinho ... (argento)

      Excluir
    3. Argento, o Santo Ofício foi mal conhecido até o começo do século XXI, quando o Vaticano autorizou o acesso aos vários documentos que eram considerados secretos. Surpreendentemente descobriram que o Santo Oficio foi burlado por um ex inquisidor, que perdeu seu cargo por não seguir a regras. Esse ex inquisidor criou uma coisa chamada Martelo das Bruxas (https://www.youtube.com/watch?v=APjgxjQ6gGo),

      Não deixe de assistir ao documentário nem de ler meu livro, A Farsa dos Espíritas, que finalmente está a venda nas livrarias Cultura e Saraiva.

      Excluir
    4. (argento) ... Alvíssaras!!!

      Excluir
  2. Marina não se enquadra no conceito de fundamentalismo que o Demétrio usou, mas o sentido usado no texto é extremamente restrito, no sentido político do termo. Mas entendo que não é no sentido político que as pessoas dizem que a Marina é fundamentalista, mas sim no sentido de que a religião dela é a verdadeira e dos outros não e por isso os outros irão para o inferno.

    Mas em uma coisa eu concordo com a Marina, ela e eu não iremos para o mesmo lugar.
    Enquanto Marina irá, provavelmente, segundo a bíblia, para um lugar onde todos ficarão ouvindo os anjos tocando trombeta, eu irei para um lugar onde todos ficarão ouvindo guitarristas, bateristas, cantores de rock, blues, samba, com intervalos de Beethoven, List e outros demônios da música clássica.

    ResponderExcluir