sexta-feira, 12 de setembro de 2014

“O fator mais influente desta eleição presidencial é a ignorância do eleitorado”

Eu não canso de repetir isso.

Sérgio Malberger: É a estupidez, estúpido!

O fator mais influente desta eleição presidencial é a ignorância do eleitorado. As campanhas miram na ignorância das massas e nela investem suas forças. Não para esclarecê-las, mas para eleger seus candidatos. Isso não é ilegal e é muito eficiente. Mas para onde vai nos levar? E para onde não vai nos levar?

Países como Reino Unido e Espanha sofreram pesadamente com a crise econômica global, mas os eleitores espanhóis e britânicos elegeram partidos da oposição que prometiam apertar o cinto para arrumar as contas públicas e depois voltar a crescer. Votaram pela austeridade em plena crise porque ouviram e concordaram com os argumentos dos que a defendiam. E hoje começam a sair da crise com as finanças públicas mais fortes.

Corta para o Brasil. Quem ousa propor austeridade pública, um princípio no mínimo defensável em qualquer momento e especialmente aqui e agora, é acusado imediata e intensamente de insensibilidade com o povo, antipobre, pró-demissões, vendido aos banqueiros, capitalista desalmado etc.

Qualquer debate minimamente propositivo e esclarecedor é transformado deliberadamente numa lama que deixa tudo no chão. O cinismo adiciona insulto à injúria.

Assim como no resto da América Latina, o Estado é visto no Brasil como provedor natural de benesses à população tão sofrida e maltratada. O problema da solução populista é que, além de ineficaz, é sempre irracional e emotiva.

Os fatos são menos importantes que as ideias - uma verdade “maior” se impõe, mesmo que negue verdades verificáveis e históricas. O discurso do governo sobre a recessão (negando dado divulgado pelo próprio IBGE), sobre o atraso de obras (só não atrasa obra quem não faz obra) e sobre a corrupção (mais casos de corrupção são investigados agora porque o governo permite essas investigações) são exemplos de como se estima a inteligência popular.

James Carville, marqueteiro americano, cunhou frase imortal na primeira eleição de Bill Clinton contra Bush pai, em 1992: “É a economia, estúpido”. Fazia referência à crise econômica nos EUA que impediria a reeleição do presidente republicano. No Brasil, diante de uma estagnação em grande parte causada pelos erros grosseiros de política econômica do time Dilma, a eleição atual pode tropicalizar a regra de Carville para “é a estupidez, estúpido”.

Paulo Francis dizia (provavelmente citando alguém) que ninguém nunca perdeu dinheiro apostando na ignorância do povo. Talvez nem eleição. Como disse Lula, será um longo segundo turno.

7 comentários:

  1. (argento) "O fator mais influente desta eleição presidencial é a ignorância do eleitorado. As campanhas miram na ignorância das massas e nela investem suas forças. Não para esclarecê-las, mas para eleger seus candidatos. Isso não é ilegal e é muito eficiente. Mas para onde vai nos levar? E para onde não vai nos levar?" - considero a "questão" Resolvida, à Massa, a Ignorância!

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... "Á Massa a Ignoranncia e a Submissão" - morreu um Capitão PM, comandante de uma UPP, aqui do RJ; não resolveram a violência, apenas Impuseram "Solução Evasiva", mais PM em holocausto e uma população sob Medo ... votarão em bloco em quem PROMETER ... (argento)

    ResponderExcluir
  3. (argento) “O fator mais influente desta eleição ou de quaisquer outras é a Ignorância do Eleitorado” - este eleitorado Vota na ESPERANÇA, vota naquele(s)que Lhe(s) acalantam. Mantida Carente, a Masssa não pensa, não Questiona, apenas Vota, apoiados na CRENÇA que o voto é um "direito" - é mais fácil manipular a sociedade que o indivíduo, postulava Goebbels

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... o indivíduo seguirá a Sociedade, quer queira, quer não ... (argento)

      Excluir
  4. (argento) ... http://www.youtube.com/watch?v=u53-leAPZfw (argento)

    ResponderExcluir
  5. (argento) ... o símbolo máximo dos nosso "governo" aconteceu quando da declaração "País Rico é País Sem Pobreza, é, o "pobre" acredita; acredita que pode comprar carro, TV, geladeira, ... sem dinheiro (estímulado pelo crédito fácil) e nas Esmolas (cheque cidadão, farmácia e restaurante a "Um Reau", bilete único, ... ) mantido na Dependência e na Ignorância, o Povão Vota achando que ser obrigado a votar é um "Direito do Cidadão" ... he he he, ignora que é um Escravo de um Sistema de Crenças que o mantém, cada vez mais sem autonomia, Ignorante e Dependente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... mantido na Dependência, Ignorância e, mais importante, Mergulhado nas DÍVIDAS ! ... he he he, é ou não é "Pule de Dez"?

      Excluir