segunda-feira, 28 de abril de 2014

Isso é que é um governo sem linha

Enquanto o Brasil corre o risco de racionamento de energia e paga exorbitantes 822 reais pelo custo do megawatt/hora das termelétricas, 2.004 megawatts das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, com custo sete vezes menor, não podem ser gerados por que o governo não finalizou as linhas de transmissão a tempo.

Pelo que estava programado, essas linhas de transmissão deveriam estar prontas em 26 de fevereiro de 2012. Repetindo: 2012.

Para que se tenha uma ideia, a potência já liberada – e não utilizada por falta das tais linhas de transmissão - para geração de Santo Antônio e Jirau é suficiente para abastecer 6,5 milhões de residências durante um mês.

O mesmo ocorre com as usinas eólicas. O território brasileiro tem capacidade para gerar até 140 gigawatts, mas atualmente a capacidade instalada é de 1 gigawatt, além disso, dos 167 parques eólicos em todo o país, 48 deles estão desconectados da rede por falta de linhas de transmissão a um desperdício de dinheiro da ordem de R$ 285 milhões ao ano.

Esse governo do PT não se satisfaz em apenas roubar: faz questão de também desperdiçar.

Um comentário:

  1. O Roubo! está na Raiz! - desperdício é outro nome para Transferência de Fundos Públicos para Bolsos Privados escolhidos a dedo. Evém aí o Vale Cultura!, aguardem, para breve, neste ou no próximo "governo" ...

    ResponderExcluir