terça-feira, 29 de abril de 2014

Moradores expulsam invasores do MST em Santa Catarina. Valeu, barrigas-verdes, é assim que se faz quando o governo não faz!

7 comentários:

  1. Poucas pessoas sabem por que o catarinense é chamado de Barriga Verde, incluindo os próprios catarinenses. Então vamos lá. Existem controvérsias sobre sobre a origem da expressão, se foi uma faixa verde ou um colete verde, tem a até a versão de esfregar a barriga na grama (rastejando). Nenhuma das origens da expressão pode ser considerada motivo de orgulho, seja qual for a origem, o fato é que o catarinense era chamado de Barriga Verde, da mesma forma como é chamado atualmente de "catarina", mas ninguém se orgulha de ser chamado de "catarina" ou catarinense, orgulha-se de ser chamado Barriga Verde. Então.... de onde vem esse orgulho?

    Na Guerra do Contestado, a maior disputa por terras da história brasileira, o exército da união (já era república) passou maus bocados em Santa Catarina, inclusive uma parte da Argentina foi anexada ao Brasil, foi a primeira vez que o Brasil usou aviões com fins militares, ao mesmo tempo em que ocorria a Primeira Guerra Mundial na Europa. É desse episódio que vem o orgulho Barriga Verde, quando as tropas da União tinham que enfrentar os rebeldes (não foi uma revolução), eles costumavam dizer: lá vem os Barrigas Verdes. Infelizmente essa tese não possui documentação para ser verificada, mas a Guerra do Contestado foi um dos episódio mais importantes da história brasileira e é um dos mais desconhecidos. Barriga Verde é assim, gosta de vida mansa, por isso é melhor não se meter com ele, pois lutará bravamente por uma vida mansa.

    ResponderExcluir
  2. MST não é um movimento natural-espontâneo; é um Movimento Político, usado politicamente para "agitar" (criar confusão - caos) ... é a velha e eficaz técnica de Domínio: primeiro cria-se o Caos, administra-se o Caos e, após um lapso de tempo, quando os ânimos estiverem bem acirrados, "milagrosamente" vem, de cima, a solução Radical ... "técnica do Elefante na Sala"

    ResponderExcluir
  3. Milton, eu já sabia o porquedo "barriga verde". Eu adoro Santa Catarina, não somente pelas praias maravilhosas, eu gosto de quase tudo.
    Fico feliz que o Paraná e Santa Catarina sempre estiveram afetuosamente bem chegados.
    Tambem tem a historia tao linda do amor entre o herói italiano Garibaldi que unificou a Italia e a Anita, uma catarinense que lutou ao lado dele. Tambem pouquíssima gente tem conhecimento deste importante legado histórico catarinense.
    Como sou metade ítalo-brasileira e não nego fogo, adoro a Italia e não poderia deixar passar esta lembrança sobre o Giuseppe Garibaldi e a sua Anita catarinense, grande mulher que lutou lado a lado com o grande Garibaldi para unificar La Bella Italia.

    Como é que um país como a Italia pode ter produzido um escroto como o Berlusconi? Sao mistérios da vida.

    Parabéns Milton por voce ser catarinense e também um ítalo-brasileiro. Somos mais de 37 milhões de oriundo em todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Adoro os barrigas verdes. Fui casado com uma e conheço bem o estado e o povo. A primeira vez que fui lá como gente, dirigindo meu carro em 1971 (já tinha ido duas vezes antes com meus pais), uma coisa me surpreendeu e não esqueço até hoje.

    Após cruzar a divisa do Paraná com Santa Catarina, parei em um posto para abastecer, ver o nível do óleo, da água, enfim, dar uma geral. O cara do posto me atendeu, fez tudo e mais alguma coisa e, na hora de pagar, dei uma gorjeta. O cara devolveu. Eu disse "é pra você, pelo serviço". Ele devolveu de novo, de cara feia, e disse "eu já ganho meu salário pra fazer isso!"

    Isso e o espanto de, pela primeira vez na vida, ver um negro falando alemão em Blumenau.

    Tenho saudades de lá. Muitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sul é um Brasil diferente, pelo menos para mim é. Eu também adoro Santa Catarina e os curitibanos há muito adotaram as praias catarinenses, o Paraná de praia esta malíssimo comparado com toda a beleza das praias de Santa Catarina.

      Quando eu jovem, diziam que o dia que uma catarinense virgem passasse a Ponte Hercilio Luz , a ponte cairia, portanto, nunca uma virgem passou a ponte ahahahahahahahahha.
      Bairrismo, mas nós os paranaenses temos imenso carinho pelos catarinenses, muito carinho.
      Eu gosto muito de Blumenau, Joinvile, Florianopolis e Itapema, hum,hum,hum!!!! Itapema.Havia um hotel maravilhoso, agora ja não sei, ha muito que não vou a Itapema.
      Sao Francisco do Sul é lindíssimo, lindíssimo.

      Excluir
  5. Por que não vao acampar nos jardins do Planalto? Nas casas e apartamentos do lula da silva e de outros membros do clube PT?

    ResponderExcluir