sexta-feira, 25 de abril de 2014

A morte do dançarino do Pavão e os fatos paralelos

Maria de Fátima da Silva é um nome meio complicado de se procurar do Google - provavelmente há umas três milhões delas. Trata-se da mãe do tal dançarino do programa da Regina Casé, Douglas Rafael da Silva Pereira, morto durante um tiroteio no morro do Pavão. Mas por que estou procurando dados sobre ela? Simplesmente porque a sua veemência acusando a polícia de torturar e matar seu filho estão muito mais para uma militante política do que propriamente para uma mãe pesarosa.

Maria de Fátima, após a perda do filho, em momento algum mostrou tristeza pelo fato ou mesmo algum ódio visceral de mãe. Pelo contrário, seu discurso, embora, repito, veemente, é politicamente articulado e obsessivamente focado em incriminar a polícia, além de frio como o de um legista lendo uma causa mortis em um atestado de óbito, limitando-se a falar sobre os tais sinais corporais de violência que dão a ela a estranha certeza que Daniel foi torturado pelos PMs. Por tudo isso, eu gostaria de saber quem é essa senhora.

Diga-se de passagem, uma coisa, a princípio, não tem nada a ver com a outra. A morte de Daniel tem que ser apurada, independentemente dos fatos que a sucederam, mas nada impede que raciocínios paralelos sejam usados no sentido de esclarecer a orquestração do pandemônio que se organizou em torno do fato. Quem está por trás disso além dos traficantes que continuam livres, leves e soltos nas barbas das UPPs? Ou por outra, quem se associou a esses traficantes com o intuito de desestabilizar a ordem em proveito próprio?

Aliás, existe um outro dado relevante nessa história, confirmado ontem : a proximidade de Daniel com o tráfico.

Felipe Moura Brasil, em seu blog, informou que em 18 de janeiro, um dia após uma troca de tiros no Pavão-Pavãozinho resultar na morte de Patrick Costa dos Santos, o Cachorrão, de 25 anos - que tinha duas condenações por tráfico e obteve livramento condicional em outubro de 2012 -, Douglas postou a seguinte mensagem na sua página do Facebook (https://www.facebook.com/dg.madrugada):


Tradução:
- “PPG” é a dita “comunidade” Pavão, Pavãozinho e Galo.
- “Bicos” são fuzis de uso restrito das forças armadas, de grosso calibre (7,62mm e 556mm) e altíssima letalidade, como COLT AR 15, M-16, AK-47, G3 e outros.
- “Os amigos” são os integrantes das quadrilhas que traficam drogas, cometem homicídios, sequestros, roubos e crimes variados.
- “Fazer barulho” é efetuar centenas de disparos, aterrorizando a população ordeira.

Como eu disse, nada disso impede que a morte do rapaz seja apurada, mas os fatos paralelos a ela me parecem bem mais importantes que isso.

5 comentários:

  1. Sem dúvida, os "protestos" que se seguiram a essa morte são muito estranhas. Tamanha mobilização e uniformidade no discurso não é algo que surja assim, espontaneamente.

    ResponderExcluir
  2. É esse "enamoramento" juvenil que me preocupa - parafraseando George Lucas, parece que estamos perdendo para o Lado Negro da Força.
    (argento - do pendrive)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O que a Globo não mostra: http://youtu.be/SkESfXUW01o

    ResponderExcluir
  5. Talento artístico à parte, Regina Casé é PT até debaixo da M..., portanto a possibilidade de que aqueles que trabalham com ela também sejam do PT é enorme, o comportamento da mãe torna a possibilidade muito maior. Então, como aconteceu ou deixou de acontecer o crime não faz muita diferença, se foi a polícia a culpa é da polícia, se foram os traficantes... a culpa é da polícia.

    Para aqueles que pretendem dizer que estou exagerando, limito-me a lembrar que a PeTralhada culpa o presidente do STF pelo mensalão.

    ResponderExcluir