quinta-feira, 25 de julho de 2013

Papa Chico Superstar!

Apesar de responsável por pelo menos metade da desorganização da sua própria recepção no Rio de Janeiro, Chico mostrou que nasceu para ser um superstar. E bota super nisso. Sua própria estrela brilha tão intensa que sou capaz de afirmar que nem juntando todos os popstars de hoje e do passado em um mesmo pacote haveria uma alegria coletiva da magnitude da que estou tendo o prazer de presenciar na minha cidade, entupida de gente de todo o planeta.

E não é histeria. Está muito longe disso.

O melhor de tudo é que não há nada de artificial nesse homem, que não olha as multidões como uma massa amorfa como se fosse uma vedete preparada para o sucesso e sim procura encarar o máximo possível das pessoas que as compõem. Procurem reparar.

A todos, os que como eu não acreditam em Deus ou não professam o catolicismo, recomendo deixar de lado os preconceitos e prestar atenção em Chico, na sua atitude, nos seu gestos e principalmente nas suas palavras suaves, mas de uma grande importância política, à maneira que  Mario Vargas Llosa usou ao retratar Nelson Mandela e que “roubei” para definir o Papa:

“Política não é apenas a tarefa suja e medíocre que tantos imaginam, da qual os malandros se valem para enriquecer e os vagabundos para sobreviver sem fazer nada, mas uma atividade que pode também melhorar a vida, substituir o fanatismo pela tolerância, o ódio pela solidariedade, a injustiça pela justiça, o egoísmo pelo bem comum, e que alguns políticos, como o Papa, tornam o mundo, muito melhor do que como o encontraram.”

14 comentários:

  1. Penso ao contrário : marqueteiro dos bons com excelentes resultados...muito parecido com o método lula...bem longe de ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico não teve nem tempo hábil para elaborar uma "imagem". Não é marketing mesmo!

      Excluir
    2. R.Helene quis dizer que o Papa Chico tem carisma, mas que, diferentemente de Che Guevara, Mandela e outros ícones da esquerda e doz puliticamemte, a imagem agradável do Papa foi estudada, trabalhada e construída com o propósito de enganar o povo católico, que assim iludido, massa de idiotas crédulos poderia ser tocada sem turbulências ao matadouro do capitalismo selvagem, a cujo serviço a Igreja Católica estaria vendida.

      Numa faixa estreita R.Helene tem razão, pois os resultados da atitude do Papa são os mesmos que o marketing social objetiva, é claro.

      Eu diria à companheira de blog, RH, que não é fácil, é realmente difícil deixar de ser um ser politicamente correto. Foram anos e anos de doutrinação diária nos vários "aparelhos" sociais de doutrinação. A minha solidariedade.

      Mais uma vez concordo com a espetacular e excepcional cachopa em ultramares distantes, Theresa de Gent, que acentua a distância que foi medida por mim em 3,08567758 × 10 elevado à potência 16 metros (1 parsec), existente entre os propósitos do Papa Chico e de um jegue comedor de grama, Lula da Ciuva.

      Refletindo ainda sobre o tema do marketing, chego à conclusão que o maior marketeiro foi Jesus, o Cristo. Autodidata, disse e fez coisas que só algumas pessoas ouviram e viram, que contaram para outas, que escreveram em pergaminhos toscos, há 2.000 anos, sem apresentar prova científica além de fatos e, hoje, quase um terço da humanidade, bilhões de pessoas o seguem, tentando igualar-se a ele. Poder é isso, o resto é emtriga dazopozissaum.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo por que o Papa Chico é responsavel pela metade da desorganizacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ele saiu do protocolo várias vezes. Deu um trabalho danado. Tem segurança careca de tanto arrancar os cabelos e jurando que depois dessa se aposenta!

      Excluir
    2. ahahahahaahhahahahahahahhahahaha.
      Já tem um que é careca, aquele que vai sempre buscar as criancas para o Papa Chico beijar.

      Ele faz isso em Roma, acho que esquece que é Papa, continua a pensar que ainda esta em Buenos Aires e pode andar de onibus para la e para cá, sem que algum maluco queira mata-lo. Ele vai ter que aceitar que infelizmente agora as coisas mudaram.
      Ele até quer o guarda de honra suico fique sentado ja que nao pode deixar de vigiar a porta dos aposentos do Chico, levou até uma cadeira para o guardar sentar, ao menos ficaria mais confortavel e depois trouxe pao e presunto para o guarda comer. ahahahahahhahah. É maravilhoso, é um autentico "rubacuori".

      Excluir
  4. Ontem pude ver em direto atraves da RAI Uno todo o trajeto do Papa Chico, foi realmente lindo. Concordo com voce Ricardo, ele tem algo especial.
    Gosto muito do Papa Chico, parece ser uma pessoa muita bondosa, nao representa Deus na terra, representa sim os ensinamentos de Cristo, é o sucessor de Pedro , até a barriguinha dele é simpatica.
    É um homem que trabalhou muito para melhorar a vida de muitos. Pediu tantas audiencias ao casal de bolivarianos da Casa Rozada e nunca foi atendido, quando tornou-se Papa a louca cristina foi montada na vasoura bem rapidinho até o Vaticano, infelizmente ele nao pode recusar uma audiencia com a vibora.

    Quanto ao comentario da regina helene, ela ou ele tem o direito de pensar como quiser, no entanto considero uma ofensa comparar o Papa com o entulho do lula da silva,ademais o Papa nao esta sequer recolhendo almas, nao me parece que tenha prometido o "reino dos ceus" a ninguem e tampouco ouvi ou li ate agora qualquer proselitismo por parte dele, nao ouvi tudo o que foi dito, deixo a resalva. Nao é o povo que escolhe o Papa, portanto nao colhe votos como fez a estagiaria do lula da silva, ou tentou fazer.

    ResponderExcluir
  5. Nenhum Papa nunca precisou de marketing. Nao quero que o Papa Chico seja monopolizado como: o Papa dos pobres, o Papa dos oprmidos, o Papa daquela, o Papa daquela, o Papa Chico é o Papa de todos que o aceitam catolicos ou nao. É simplesmente o Papa Chico nada mais.

    ResponderExcluir
  6. Ficou nervosinha com idéia diferente da sua? Adoro testemunhar que até o durão cai em conversa mole pois todos nos buscamos o acolhimento na ilusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilusão é achar que você está certa nas suas opiniões. De qualquer maneira é bom ter sempre um espírito de porco de plantão. Faz a gente ficar mais alerta...

      Excluir
  7. O Papa Chico está conseguindo estabelecer um bom relacionamento com o público, mas ainda não foi possível identificar como será o relacionamento com as instituições internas, como Pastoral da Terra ou CIMI. O risco de um Papa POP é o Papa ficar maior que igreja, fazendo a instituição forte por fora e fraca por dentro. Ser Papa é muito mais difícil do que parece, espero que o Chico seja bem sucedido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Chico é a igreja agora!

      Quanto à Pastoral da Terra e CIMI, são mais um caso de polícia que de política ou religião. Mas pelo que Chico já fez e disse antes mesmo do papado, não tenho dívidas quanto à sua (o)posição. Resta saber se essas excrescências vão chegar a ele.

      Excluir
  8. Nao, absolutamente. A sua ideia é magnifica, completamente fantastica, a comparacao é uma obra de arte. Tiro até o chapéu que nao uso em sua homenagem. Espero que voce nao seja egoista e candidate-se a presidente do país. Um cerebro tao florido e arejado como o seu nao pode ficar sem proveito.
    Estou tao feliz com a sua presenca, desejo que frequente assiduamente o Toma para que todos nós possamos receber a graca da tua inteligencia e sagacidade.
    Auguri. RIP.

    ResponderExcluir