terça-feira, 9 de julho de 2013

Aspones da prefeitura agora estão ameaçando quem joga guimba de cigarro no chão


A foto mostra uma “reunião de cúpula” de Guardas Municipais que não guardam nada com aspones da prefeitura do Rio de Janeiro, cuja função precípua é ameaçar multar quem joga guimba de cigarro no chão.

O negócio é o seguinte: você joga uma guimba no chão e o aspone vê; então ele se aproxima acompanhado de um GM e avisa que você jogou uma guimba no chão, aplica-lhe um sermão, pede seu nome e CPF(!), anota em um bloquinho e, para finalizar, lhe ameaça com uma multa de duzentas e tantas pratas.

Já sabendo da palhaçada, fiz de propósito:  como eu ia ao banco, antes de entrar, na calçada em frente, acendi um cigarro, dei duas tragadas e joguei no chão, bem em frente à dupla - aspone e GM. Claro que fui interpelado e ouvi o sermão, mas só que na hora que eles pediram meu nome e CPF, eu me neguei a fornecer.

Prestes a ouvir outro sermão, eu sugeri irmos os três para a delegacia para que, aí sim, eu fornecesse meu nome e CPF mediante os esclarecimentos do aspone e do GM, o que ambos se recusaram, argumentando que aquilo era apenas uma “campanha educativa” e coisa e tal.

Agradeci a ambos, me desculpei por não colaborar com sua cota de otários, me despedi, virei as costas e entrei no banco.

Não, eu não quis fazer o GM e o aspone de bobos. Eles estavam ali apenas desempenhando o papel de babacas que lhes impuseram. Eu estava mais é querendo que fôssemos à delegacia para lavrar uma ocorrência para depois provar que essa prefeitura - como todas as outras Brasil adentro, suponho - é uma merda tão grande quanto o governo federal.


Por quê?! Pelo mesmo motivo que cobram abastecimento de água e tratamento de esgoto a quem não os tem; pelo mesmo motivo que cobram taxas de iluminação pública onde ela não existe; pelo mesmo motivo de cobrarem taxa de incêndio quando o Corpo de Bombeiros é tão mal aparelhado que não consegue apagar um bolo de aniversário; pelo mesmo motivo de cobrarem impostos prediais (IPTU) escorchantes de quem tem imóveis legais e isentarem os moradores das favelas, mesmo os que têm mais de um e os alugam; pelo mesmo motivo que o nosso dinheiro sai para pagar vereadores ladrões - e como os há - que continuam impunes, e pelo simples motivo de não haver lugar para eu jogar fora uma reles guimba de cigarro, já que não há mais cestas de lixo praticamente em lugar nenhum de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário