sexta-feira, 25 de julho de 2014

Cigarros genéricos

A Anvisa, mês que vem, vai enviar um projeto de lei ao Congresso, instituindo uma embalagem padronizada para todas as marcas de cigarros comercializados no país.

A proposta tem por objetivo acabar com a identidade visual de todas as da indústria do tabaco. Com isso, os maços teriam exatamente a mesma aparência, contendo apenas o nome do produto e do fabricante. Frente e verso serão estampados com imagens de ex-fumantes doentes e outras cenas chocantes. O modelo é inspirado na experiência australiana.

O texto da proposta está pronto na mesa do presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, que pretende entregá-lo nas mãos dos parlamentares no próxima dia 2. O deputado petista Dr. Rosinha já se ofereceu para apresentar o projeto, dando início à tramitação nas comissões.

Até aí eu vou. Nada contra. Mas parem de me encher o saco com essa perseguição ao meu tabagismo!

13 comentários:

  1. Eu vou concordar com voce.
    O Ricardo tem com certeza um bom plano de saúde que ele paga sozinho e se precisar de tratamento não sairá do bolso de nenhum contribuinte, o Ricardo é totalmente capaz de pagar pelo serviço medico.
    Assim, tudo bem.
    Aqui não é assim, temos que pagar para aqueles que fumam e acabam nas camas dos hospitais e custam fortunas. Assim eu discordo. Quem pode pagar pelo seu próprio "caso venha a precisar" tratamento e é consciente do mal que o tabaco produz ...
    Desejo firmemente que voce não venha nunca a precisar de tratamento algum, tabaco ou não tabaco, de algo temos que morrer não é?
    Alguem disse que a vida é uma doença em estado terminal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez uma "madame" me criticou quando eu estava comprando uma carteira de cigarros, minha resposta foi o seguinte: destinem os impostos cobrados no cigarro para o tratamento exclusivo da saúde dos fumantes. Quem é contra o meu direito de fumar deve ter vergonha na cara e recusar-se a ser beneficiado com os impostos pagos através do cigarro".

      Excluir
  2. Sou fumante e não lembro de ter fumado a embalagem uma vez sequer. Mas considerando que não há nada mais importante para fazer no Congresso Brasileiro, a proposta pode fazer algum sentido.

    ResponderExcluir
  3. Acidentes com automóveis custam zilhões de vezes mais aos Estados do que o cigarro. Então vamos proibir os carros e passar a andar de jegue, como sugere o Lula? E o que dizer do açúcar?

    Esse tal de politicamente correto é tão incongruente que ao mesmo tempo que se execra o cigarro, exalta-se a maconha, mil vezes pior, inclusive em termos de prejuízos aos pulmões. Diga-se de passagem, ao mesmo tempo que a maconha é a droga mais difundida, é a menos conhecida pelos cientistas. Basta ir ao site da FDA e constatar.

    Esse tipo de raciocínio que faz do ser humano um mero fantoche do Estado - não pode isso, não pode aquilo e só pode aquilo outro - é o mais puro exemplo de fascismo. O cigarro faz mal? Então que usem os 167% dos impostos que são pagos sobre o seu preço de custo exclusivamente para a saúde e não para sustentar políticos ou governos corruptos. São 43 bilhões de reais por ano, mais da metade do orçamento da Saúde para 2014, que é de R$ 82,6 bilhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO Brasil não podem chatear que os tratamentos das doenças causadas pelo tabaco sao pagas pelos contribuintes, somente quem não tem onde cair morto tem mesmo que procurar o tal do Sus To.

      Aqui os fumantes são mais ou menos vistos mais como pessoas mal informadas e com intelecto reduzido.
      Obviamente não é verdade, no entanto é a imagem que os fumantes tem e isso esta sempre crescendo mais e mais.
      A culpa não é minha, eu também já fumei, se bem que era uma fumante muito chata, só fumava Charme, pois achava bonita a carteira e os cigarros longos, que idiota!!!!!!

      Excluir
    2. Então tá, eu sou mal informado e tenho o intelecto reduzido. A partir do momento que eu parar de fumar eu viro um luminar? Não preciso nem estudar? Já vi preconceitos de todos os tipos, mas iguais a esse, nunca!

      Excluir
    3. Olha lá o que eu escrevi.
      Eu não tenho culpa se pensam assim. Nunca achei que fosse verdade.
      Pensam assim quando veem alguém fumando, pois com tantas campanhas sobre o mal que o tabaco pode fazer, uma pessoa tem que ser meio burra para não parar de fumar, não sou eu que penso, mas é assim que tudo esta desenvolvendo.
      Não brigue comigo, vivemos em mundos diferentes.

      Excluir
    4. Eu não disse que você pensa assim. Apenas que quem tem esse tipo de atitude não passa de um idiota, assim como eu, que sou um idiota por fumar, com a diferença de que ninguém tem nada a ver com isso.

      Excluir
    5. Exatamente, voce não fica devendo nada a ninguém.
      Ainda hoje fui fazer compras e pela primeira vez olhei com atenção como é o procedimento para a compra de cigarros.
      E uma tela de computador que existe na entrada do caixa, lá aparece uns quadrinhos com o nome do que voce quer comprar: cigarros, fumo para cachimbo tabaco para rolar o cigarro sozinho, etc,etc, voce aperta o que quer e escreve o nome da marca do cigarro , sai um recibo e voce paga no caixa, depois vai para uma maquina fora dos caixas, coloca o recibo e as carteiras de cigarro baixam. Penso que deve ser assim, ninguém ve nada relacionado com o tabaco.
      "O que os olhos não veem o corado não sente"

      Excluir
  4. (argento) ... pois é, o Lucro cria, difunde e mantém o "habito", depois Lucram com a "erradicação". A Ignorância é a Maior Fonte de Lucro que se conhece, o Politicamente Correto, hoje, é seu melhor instrumento - "o Melhor Leão de Circo é aquele que não precisa ser chicoteado" (argento)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Detesto circo, e principalmente aqueles que usam animais. Isso também irá desaparecer, já esta desaparecendo nos países desenvolvidos, já é proibido usar animais em atos circenses.
    Coisas boas também acontecem.

    ResponderExcluir
  7. (argento) ...hehehe - vou providenciar uma boa cigarreira, boas cigarreiras custam caro - não há como barrar os Negócios ... (argento)

    ResponderExcluir