segunda-feira, 28 de julho de 2014

Alguém conhece o Artigo 173 da Constituição?

Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

Como complemento:

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
I – soberania nacional;
II – propriedade privada;
III – função social da propriedade;
IV – livre concorrência;
V – defesa do consumidor;
VI – defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
VII – redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII – busca do pleno emprego;
IX – tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 6, de 1995)
Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.

9 comentários:

  1. (argento) ... o STF?, talvez? ... (argento)

    ResponderExcluir
  2. A função social da propriedade e a redução das desigualdades regionais e sociais é tudo que se quer.
    A busca do pleno emprego (com remuneração justa e equitativa) também.
    Quando o parágrafo único do art. 170 assegura a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica ele está dizendo que posso vender pastéis (numa cesta) ou ainda abrir um pequeno comércio e engordar a arrecadação dos impostos.
    Construir viadutos que caem, ou pistas em aeroportos de cidade do interior é coisa prá gente com muita bala na agulha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja: Os artigoss 170 e 173 da Constituição não são endereçados àqueles que possuem muita bala na agulha (e continuam querendo mais).

      Excluir
  3. Respostas
    1. (argento) ... falta? (argento)

      Excluir
    2. Sim, uma empresa deveria tomar conta de tudo, nada de deputados, senadores, vereadores e todos os palhaços que cocam o saco e nada fazem.

      Excluir
    3. (argento) ... infelizmente não dá pra conferir ou apontar quantos e quem são os "ocupantes de cargos público" (votados ou não) presentes nas folhas de pagamento das Empresas Privadas - note a profusão de "empresas públicas", fazendo Ponte.

      Excluir
    4. (argento) ... só um exemplo: o Deputado RODRIGO BETHLEM está sob investigação de figurar na folha do Jacob Barata

      Excluir
  4. PIG = Partido da Imprensa Governista...Pagando bem, a gente lambe as botas e as bolas de qualquer petralha29 de julho de 2014 às 11:58

    (*PIG = Partido da Imprensa Governista, representada por 'jornalistas'' que recebem muito $$$$$$$ pra bajular, adular, lamber as botas e as bolas dos petralhas..... o $$$ vem em forma de 'patrocinio'' de algum banco estatal ou correios)......Ricardo, já que me é assegurado o livre exercício de qualquer atividade econômica...vou vender óleo de peroba pra petezada inteira...corro o risco de não encontrar estoque pra tanto petralha lambuzar suas fuças....

    ResponderExcluir