sábado, 28 de fevereiro de 2015

Se existe um doido no meio artístico esse cara é Roberto Carlos (mas não rasga dinheiro)

Ludwig II
“Desejo continuar sendo um eterno enigma para mim e para os outros.”
Ludwig II da Baviera, o Rei Louco

Apenas como curiosidade: eu não ia copiar e colar a matéria apócrifa do Globo, mas ao ler a primeira frase resolvi reproduzi-la, para deleite dos que me leem:

“Se depender de Roberto Carlos, a nova geração de estudantes de música vão ter uma dificuldade a mais para aprender a tocar suas canções.”

Quiuspariu! “... a nova geração (...) VÃO ter...”. E assim caminha a nossa imprensa, “a nível de” PT.

Mas voltando ao caso, Roberto pediu que fossem tiradas do site Cifra Club todas as letras que compôs sem parceiros. As Letras de “Esse cara sou eu”, “As curvas da estrada de Santos” e “Emoções”, já não estão mais no site. O motivo? Leia a declaração de Dody Sirena, empresário de Roberto:

“Algumas letras têm peso comercial, como ‘Esse Cara Sou Eu’. Não temos interesse em disponibilizá-la gratuitamente. Isso é um negócio, não é questão de censura.”

Vai ser mão-de-vaca assim em Cachoeiro de Itapemirim! O que há de errado em reproduzir a letra de uma música que é, digamos, verbalizada e já foi ouvida à exaustão? Não demora e ele vai querer proibir que eu, com lápis e papel, escreva o que ele canta! Quanto em dinheiro ele acha que perde tendo suas letras publicadas?

Aliás, malandro demais se atrapalha, já que é óbvio que quanto mais forem divulgadas as letras, mais interesse vai haver em ouvir a música, em comprar o CD.

Enfim, como o “rei” é cheio de piripaques e idiossincrasias, por enquanto ainda tem gente que o desculpa por atitudes que, se tomadas por outrem, seria indício de mau-caratismo, mas, até onde eu sei, transtornos obsessivos não modificam a índole de uma pessoa, portanto...

Um comentário: