segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Para professor, zero em redação do ENEM não é culpa do mau ensino

Segura na brocha que já tiraram a escada!

“Nada a ver com ensino público, coxinhada ignorante e analfabeta. Mauricinhos e patricinhas ignorantes e analfabetos fazem a prova aos montes. E montes desses montes fazem a prova só para ver como é, por isso deixam a redação em branco ou fazem alguma gracinha de idiota.”
Comentário de uma ex-patricinha - cujo pai mandava goiabada com queijo daqui para Londres para satisfazer seus desejos patrióticos quando ela fingia que estudava por lá -, hoje petralha comunista de carteirinha e fã número um de Stalin, explicando que os 529 mil zeros em redação foram dados exclusivamente aos seus herdeiros, a “coxinhada ignorante e analfabeta”, e não têm nenhuma relação com o nosso excelente nível de ensino público - e privado, por que não?

É comovedor ver o esforço que a petralhada anda fazendo para explicar o inexplicável. Dessa vez foi um texto do “Pragmatismo Político” escrito por um professor de Língua Portuguesa, doutorando em Linguística Aplicada pela UNISINOS, Cassiano Ricardo Haag, negando a culpa da má qualidade da escola pública brasileira pelos 529 mil zeros na redação do ENEM.

Vejam seus argumentos (resumidos):

O que a mídia não disse sobre os mais de 500 mil zeros do ENEM

Assim que saiu a divulgação dos resultados do ENEM, a mídia tratou de gritar aos quatros cantos que, dentre os 6,2 milhões de candidatos que realizaram a prova, em torno de 529 mil obtiveram nota zero. Evidentemente, como sempre, o resultado, por muitos, foi atribuído à suposta má qualidade da escola pública brasileira, assim como ao suposto despreparo dos professores. Como professor de Língua Portuguesa, estudei o processo de avaliação do ENEM – diferentemente dos jornalistas que cobrem o assunto – e vou tentar trazer um pouco de lucidez a essa questão.

Tirar nota zero não é sinônimo de não saber escrever. Nota zero é decorrência de, por algum motivo, o candidato descumprir a proposta. Eis os motivos para nota zero no caso do ENEM:
a) Fuga ao tema:
b) Escrever outro gênero textual que não fosse uma redação dissertativo-argumentativa:
c) Texto insuficiente (8 linhas, no mínimo)
d) Cópia do texto motivador:
e) Ferir direitos humanos:
f) Parte desconectada:
g) Outros motivos: sempre por vontade do candidato em ser desclassificado, por exemplo, fazer um desenho no lugar de uma redação.

Por fim, a mídia está desviando o real motivo de a maioria dos candidatos que receberam a nota zero: o tema. O problema é que o tema deste ano mexeu em um dos calcanhares de Aquiles dos poderosos da mídia: a reflexão sobre a publicidade infantil no Brasil. O tema é pouco discutido na sociedade, pois quem promove os espaços midiáticos de debate tem sistematicamente silenciado sobre esse assunto. O ENEM acertou na escolha do tema, mas, mesmo assim, a mídia não coloca isso em discussão e prefere acusar nosso sistema de ensino. Por que será? Bem, isso eu prefiro deixar para os comentários de quem teve paciência de ler até aqui.

Portanto, como dito acima, nota zero NÃO está relacionada à qualidade do ensino. Quando o sujeito tira nota zero, não é possível saber se ele aprendeu ou não algo na escola. Muitas vezes, dá para imaginar que ele não aprendeu nada na vida, pois tenta desqualificar um processo sério apenas para aparecer na mídia.

Ou seja, à exceção de “ferir direitos humanos”, todos os outros motivos elencados pelo tal professor tentando eximir de culpa a qualidade do ensino, têm efeitos exatamente contrários ao que ele pretende e acentuam ainda mais o despreparo dos alunos. Fuga ao tema, escrever outro gênero textual, texto insuficiente, cópia do texto motivador, parte desconectada e o desconhecimento do tema em si, são todos consequências da calamidade da nossa educação, mas nunca argumentos que possam ser usados em defesa do ensino.

Sem falar na falta de imaginação dos petralhas ao sempre culpar o carteiro (a mídia) pela má notícia da carta.

E é com professores como esse que o Brasil segue célere rumo ao abismo.

6 comentários:

  1. Tirar zero em matemática também não significa não conhecer os números. Prova de redação não prova de ditado, onde basta mostrar que sabe escrever palavras sem conectá-las.

    Nota zero para o professor, motivo(s): (a) Fuga ao tema e (f) Parte desconectada.

    ResponderExcluir
  2. Wirtschaftswoche ...
    Nome de um semanário econômico alemão hahahahahahhaha.
    Pior que:
    Sjukköterska, que significa enfermeira em sueco e levou um mês para eu pronunciar correctamente.

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... matar o mensageiro, ou (sufocar) a galinha dos ovos de ouro, ... velhos hábitos ... nunca deixam o monge ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... a culpa é de quem? - talvez dos 20 000 "nomeados"; he he he he he são 20 000!, é gente comprada "a dar com pau" ... não há cofre do Estado que resista.

      Excluir
  4. magu disse:
    Ric, o nome está certo?
    Não seria ASININOS?

    ResponderExcluir