domingo, 8 de fevereiro de 2015

Não se pode nem mais elogiar uma bunda - os paranóicos “politicamente corretos” não deixam!

Zuenir Ventura - Lado B: há controvérsia

Por questão de gosto, foi o bumbum da Paolla, como poderiam ser os seios da Vênus de Milo, o pescoço da Sophie Charlotte ou o corpo estendido da ‘Maja desnuda’

“Como feminista e filha de feminista”, minha amiga Branca Vianna Moreira Salles ficou “horrorizada” com a coluna de quarta-feira. Eis suas principais razões:

“Não sendo especialista no assunto, não vou citar aqui estatísticas sobre violência contra a mulher. Qualquer um encontra dados assustadores para o Brasil, com duas ou três googladas bem dadas. Uma coisa, porém, todos nós, especialistas ou não, podemos fazer: tratar mulher feito gente. Paolla Oliveira, Zuenir, não é uma bunda que veio ao mundo para servir de válvula de escape a você, a Joaquim Ferreira dos Santos ou a Ziraldo. Ela é uma pessoa. Tampouco é ‘uma das bocas mais bem desenhadas’. Paolla Oliveira é mais do que a soma de suas partes sedutoras. Dar prazer aos homens em momentos de crise nacional não deve ser seu objetivo de vida, nem o de mulher alguma. Imagino que ela almeje mais de sua carreira. Espero que ela almeje mais de sua carreira. Enquanto for normal falar das mulheres como você fez na sua coluna, e mais ainda, enquanto isso for considerado elogio, prevalecerá a ideia de que mulher é coisa sem direitos, a ser usufruída, manuseada, desfrutada. E isso só serve para alimentar a fogueira da violência contra a mulher.”

Resposta do colunista. E isso que eu falei bem. Imagina se tivesse falado mal. A sério, Branca, querida, gostaria de dizer que não se pode confundir uma fruição estética que nem passa pela libido com a concepção machista da mulher como “uma coisa sem direitos, a ser usufruída, manuseada, desfrutada”. Você não precisa me advertir que ela “não é uma bunda que veio ao mundo para servir de válvula de escape”, até porque a imagem é imprópria. Ela foi apenas o tema oportuno de uma crônica. Poderia ter sido, por exemplo, o cabelo implantado do Renan. Por uma questão de gosto, foi o bumbum da Paolla, como poderiam ser os seios da Vênus de Milo, o pescoço da Sophie Charlotte ou o corpo estendido da Maja Desnuda de Goya; só não falaria dos bíceps do David de Michelangelo, porque certamente seria interpretado de outro jeito. Você dramatizou um episódio cuja protagonista foi descrita poeticamente por Drummond: “A bunda, que engraçada. Está sempre sorrindo, nunca é trágica”. Com menos radicalismo e um pouco mais de bom humor, você teria visto no meu artigo não um macho alimentando ‘a fogueira da violência contra a mulher’, mas alguém propondo o prazer de contemplar o corpo humano como uma obra de arte, com um olhar sem concupiscência, sem lascívia, o olhar de um inofensivo admirador da beleza feminina — e até da masculina. Só que, neste caso, sem exagero.

6 comentários:

  1. Vamos ver se eu entendi. A dona coisa (Paola) mostrou a bunda, mas não mostrou nenhuma qualidade intelectual, no entanto eu tenho que considerar isso uma manifestação da importância filosófica da mulher.

    Ruth Cardoso, Zélia Gatai e muitas outras que eu nunca vi a bunda, são referências da importância filosófica da mulher. Inclusive eu faria sexo com essas mulheres sem nenhum problema, mas com a Paola eu tenho dúvidas se conseguiria fazer sexo com ela, caso ela abrisse a boca para falar (para outra coisa ela poderia abrir sem problemas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peraí, Milton, você não trocou as bolas não? Sexo é um instinto animal movido pela atração puramente física sensorial. Olfato, visão,audição, paladar e tato são os únicos motivos capazes de atrair pessoas sexualmente. Eu nunca soube de ninguém que sentisse tesão (stricto sensu) pelo intelecto de alguém. Eu não me imagino fazendo sexo com a Merkel e com a Thatcher, Vai dizer que você comia também a Madre Teresa de Calcutá?

      Excluir
    2. (argento - mais machista, impossível) ... eu hein?!, talvez, nos velhos tempos de cada uma (até a madre Teresa - a de Calcutá), dessem um caldo ...

      Excluir
    3. O Argento entendeu o que eu quis dizer. Uma mulher que não se destaca por seus dotes físicos não desperta desejo sexual, mas não é necessariamente alguém com a qual o sexo seja impossível. Mas mulheres com dotes físicos fantásticos conseguem ser desagradáveis o suficientes para acabar com o tesão.

      Mas o Argento errou no exemplo, a madre Teresa era feia e insuportável.

      Excluir
    4. Machista, Argento? O que eu disse vale para ambos os sexos. Da mesma maneira que eu sinto atração física por uma mulher por ser bonita, qualquer mulher pode sentir o mesmo por mim, que sou lindo...

      Excluir
  2. Lembrei de algo interessante: certa vez eu cometi uma "gafe" monstruosa, foi lá por 82/83 do século XX. Estávamos na casa de um amigo, bebendo, jogando e comento uma carne, pois ninguém é de ferro. O "papo cabeça" corria solto e a ala feminina comentou a falta de lideranças feministas. Eu citei a Margaret Thatcher e não sei como não caí fulminado pelos olhares que recebi. Na época a referência feminista era a Marta Suplicy (cuja bunda eu também nunca vi), eu já desfrutava de "simpatias" por discordar da Marta, quando mencionei a Thatcher como referência de independência da mulher... sei lá... consegui sobreviver, mas nunca vou esquecer aqueles olhares.

    ResponderExcluir