terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Enfim uma boa notícia! Reguffe abre mão de todas as regalias de senador

Pena que só seja um entre 81...

Kleber Karpov, do Site Política Distrital

Em nome da ética e do bom senso, José Antonio Reguffe (PDT-DF) se elegeu senador com 826 mil votos. Ao assumir o mandato, Reguffe deu mais uma amostra de sua marca registrada, a economia de recursos públicos. No primeiro dia de mandato, o parlamentar protocolou nove ofícios à diretoria-geral do Senado que resultaram na redução de gastos do gabinete para menos da metade.

O senador baseia suas campanhas eleitorais pautadas em demonstrar à sociedade que é possível se exercer um mandato parlamentar sem a necessidade de se utilizar das regalias e de boa parte dos recursos públicos concedidos pelo Estado e que saem do bolso da população brasileira.

Nesse contexto, entre as contenções de despesas no gabinete, Reguffe reduziu de 55 para 12 a quantidade de assessores, abriu mão de 100% da verba indenizatória e da cota de atividade parlamentar. O impacto dessas duas medidas gera uma economia de quase R$ 17 milhões, isso sem contabilizar economias indiretas com custos de férias e encargos sociais de servidores que deixou de contratar.  O senador recusou ainda carro oficial, consequentemente economizará com combustível e manutenção.

Reguffe foi além, abriu mão de plano de saúde que garantiria acesso a tratamentos médicos e odontológicos tanto dele (senador) quanto de toda família. Mais que isso, preferiu contribuir com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do que ter direito à aposentadoria especial de parlamentar.

Procurado pelo site Política Distrital para questionar o que muitos devem considerar loucura, Reguffe foi enfático: “Minha preocupação é fazer a minha parte e honrar o compromisso que assumi com as pessoas que votaram em mim”, afirmou.

As medidas foram tomadas pelo parlamentar em caráter irrevogável. Isso o impede de reconsiderar a decisão futuramente. Se a mesma iniciativa tivesse adesão dos outros 79 senadores, a economia estimada aos cofres públicos poderia ultrapassar R$ 1,3 bilhão.

No primeiro discurso em plenário, o senador, Reguffe (PDT-DF), agradeceu os mais de 826 mil votos que o elegeram ao Senado Federal. E apresentou sete propostas para as reformas política e eleitoral. O fim da reeleição para cargos no Executivo, a adoção do voto facultativo e a proibição de doações privadas para campanhas políticas estão entre as medidas de Reguffe. Segundo ele, as medidas visam sobretudo a valorização do voto do eleitor, baseado em propostas e ideias, reduzindo a indústria eleitoral existente no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário