quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PT recebeu até US$ 200 milhões em propina da Petrobras, estima delator

Só tem 171!
Se essa quadrilha monstruosa, em qualidade e quantidade, que é o PT, não for extirpada da política e da sociedade, seja pela Justiça ou pela força, é certo que isso aqui, outrora chamado Brasil, vai virar um estado de calamidade perene, sem lei e sem moral, já que os homens políticos da oposição são uns bananas e os homens do povo não passam de pascácios à espera da locupletação.

Por Laryssa Borges e Daniel Haidar, na VEJA.com:

O ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco afirmou à Justiça Federal, em acordo de delação premiada, que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, recebeu entre 150 milhões de dólares e 200 milhões de dólares em propina entre 2003 e 2013 por meio de desvios e fraudes em contratos com a Petrobras.

“Durante o período em que foi gerente executivo de Engenharia da Petrobras, subordinado ao diretor de Serviços, Renato de Souza Duque, entre fevereiro de 2003 a março de 2011, houve pagamento de propinas em favor do declarante [Barusco] e de Renato Duque, bem como em favor de João Vaccari Neto”, diz trecho do depoimento de Barusco.

O pagamento envolveu 90 contratos de obras de grande porte entre a Petrobras, empresas coligadas e consórcios de empreiteiras. Os contratos estavam vinculados às diretorias de Abastecimento, Gás e Energia e Exploração e Produção. No rateio da propina, normalmente era cobrado 2% do valor do contrato, sendo que 1% era administrado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, e o outro 1% era repartido entre o PT e diretores da Petrobras, incluindo Renato Duque e Jorge Zelada, da Área Internacional da petroleira.

O delator detalhou a atuação de grandes operadores com atuação na Diretoria de Serviços. Um dos delatados foi o lobista Júlio Faerman, representante da holandesa SBM no Brasil. Segundo Barusco, Duque pediu a Faerman 300.000 dólares para a campanha do PT em 2010, “provavelmente a pedido de Vaccari”.

Mesmo após a saída de Duque e de Barusco da estatal, o propinoduto continuou ativo até fevereiro de 2014, admitiu o delator. Entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014, ele foi diretor de operações da Sete Brasil, uma empresa com participação societária da Petrobras, de bancos e de fundos de pensão. Barusco contou ainda que “soube que João Vaccari, em nome do PT, recebeu do estaleiro Keppel Fels a quantia de 4.523.000,00 dólares a título de propina”.

3 comentários:

  1. Faz um tempinho que não venho aqui. Voltei hoje e, não foi surpresa encontrar tudo como dantes no mesmo quartel. Acontece, que na data de hoje a TV mostrou o ex-candidato à presidência da república desacatando o presidente do senado. Quando TUDO vier à tona (chegar à visibilidade pública) não é só o PT que vai levar ferro!
    Você Ricardo, ser pensante, "meio" paladino da justiça poderia experimentar fazer o que já faz, com isenção ideológica. Sabe porque? As ideologias estão morrendo... parece que foram estudadas a fundo e os antídotos para todas elas já existem (no mundo político).

    ResponderExcluir
  2. A corrupção do PT é tão repetitiva que um visitante do TMU considerou a postagem como "tudo como dantes". Talvez a culpa não seja do PT que continua roubando, mas sim do Ricardo que continua publicando as noticias dos roubos.

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempinho que você não vem aqui, mas, mesmo depois de todos os acontecimentos recentes. vejo você continua a mesma múmia paralítica que sempre foi.

    O que é que tem a ver o Aécio desacatar um salafrário como Renan a ver com a hora do Brasil? Por acaso eu deixei de criticar o Aécio por suas omissões ou pelos seus desacertos em sua estratégia política aqui no TMU?

    Só isso seria suficiente para mostrar a minha "isenção ideológica", um negócio meio impossível para pessoas tacanhas como você, que ignora R$ 88 bilhões roubados da Petrobras para me vir questionar sobre picuinhas entre políticos.

    Ora, faça-me o favor! Quando vier comentar de novo, pelo menos use um pouco de bom senso, se é que lhe resta algum.

    ResponderExcluir