sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Papa Chico compra mais uma briga ao defender a palmada

Francisco pode não vir a ser um grande Papa, mas, sem dúvida, é o mais polêmico da era moderna.

O Globo

O Papa Francisco apoiou castigos físicos nos filhos, desde que “a dignidade deles” seja mantida. Ele fez a observação durante sua audiência semanal, dedicada ao papel dos pais na família.

O líder católico ressaltou as características de um “bom pai”: aquele que perdoa mas é capaz de “corrigir com firmeza”. E lembrou uma história.

- Uma vez, ouvi um pai num encontro com casais que disse: “às vezes tenho que bater nos meus filhos, mas nunca no rosto para não humilhá-los”. Que lindo! Ele conhece o senso de dignidade. Tem que puni-los, mas o faz de modo justo e dá o assunto por encerrado - afirmou Francisco segundo a agência Associated Press, que entrou em contato com os porta-vozes do Vaticano em busca de maiores explicações mas não teve resposta até o fechamento desta edição.

Nos últimos tempos, deslizes verbais do Papa têm provocado constrangimentos. Num voo entre Manila e Roma, mês passado, ele falou em “colonização ideológica” das famílias e do mundo em desenvolvimento por parte do Ocidente, que estaria impondo sua visão sobre controle de natalidade e direitos dos homossexuais aos países pobres em troca de ajuda econômica. As declarações repercutiram mal entre entidades de direitos humanos, para as quais, ao falar em imposição da aceitação à homossexualidade, Francisco pressupõe haver alternativa: a não aceitação.

Na semana anterior, ao comentar a matança no semanário satírico francês “Charlie Hebdo”, mais polêmica. Após sustentar que nada justifica ataques ou mortes em nome de Deus, ele afirmou que a liberdade de expressão tem limites e disse que seu assistente poderia “esperar um soco” se xingasse sua mãe:

- É normal. Você não pode insultar a religião dos outros.

10 comentários:

  1. Bater com dignidade? O que vem a ser isso? Onde esta a dignidade em bater em uma criança? O ato de bater por si só é indigno, cruel e danoso.
    Não gostei nada, nada mesmo.
    Bater em criança e em animais é crime.
    Foi uma declaração desastrosa.
    Como não tenho filhos e detesto criança mal educada, no entanto entendo muitos pais que ficam carecas com os filhos, mesmo assim não acho correcto uma adulto bater em uma criança, nada de agressão física e menos ainda psicológica.
    Ademais como aqui é proibido e faz tempo bater em criancas, as vezes vejo cenas nas lojas que me fazem correr, os pais ficam totalmente a mercê dos filhos que se jogam no chão e gritam. Um horror.
    Em publico não tocam nas crianças, em casa não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu às vezes dava uns "corretivos" nos meus filhos, mas hoje eu não sei se faria o mesmo, muito embora a educação que eu dei a eles tenha se mostrado um sucesso, pois todos estão muito bem, pessoal e profissionalmente.

      O que eu não acho certo é um Papa disseminar isso como regra a ser aplicada indiscriminadamente, porque ele não está falando apenas a pessoas com um razoável discernimento que sabem bem a diferença entre uma palmadinha repressiva e um espancamento.

      Aliás, esse Papa anda dizendo coisas demais.

      Excluir
  2. Eu não vejo dignidade em bater em uma criança.
    Eu apanhei quando criança, a minha mae nos batia nas nádegas da bunda com um chinelo lindo de cetim, o meu irmão e eu morríamos de rir e ela ficava danada.
    Eu não psicopata nem tenho distúrbios acentuados por causa disso ahahahahaha
    Eu tenho filhos só posso especular, mas não acho que bateria em uma crianca, é fácil educar os filhos alheios.
    O Papa foi muito infeliz em ter dito o que disse, não há dignidade em bater em uma criança.
    -----------------------------------------
    Já que o assunto também é criança.
    A Venezuela esta ficando mesmo pelada, nem sequer preservativos há para comprar,
    Hum!!! Os brasileiros deveriam começar a crochetar condoms para vender aos venezuelanos.
    Isso esta a ficar perigoso, irá aumentar a populacao e também as doenças venereas e o HIV. Alpiste acho que há o suficiente.

    http://pplware.sapo.pt/pessoal/curiosidades/preservativos-na-venezuela-ao-preco-de-um-iphone-em-portugal/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio de dignidade é com o Chico, que adora uma presepada. Dar uma palmada não chega a ser indigno, mas tampouco pode ser feito com dignidade.

      Excluir
  3. As punições são necessárias para o aprendizado das crianças, é uma maneira de entenderem que existem consequências agradáveis e desagradáveis. Da mesma forma como é necessário recompensar certas atitudes também é necessário punir, tanto com crianças como com adultos.

    Algumas tribos indígenas deixavam as crianças se queimarem quando iam mexer em algo quente, a criança se queimava a primeira vez e depois pensava duas vezes antes de mexer em alguma coisa. Os pais não precisam deixar a criança se queimar, podem dar uma palmada na mão e a criança ficará intimidade em mexer onde não é seguro (ou errado), mas há uma grande diferença entre uma "palmada educativa" e uma agressão.

    O código penal prevê o crime de constrangimento ILEGAL e não simplesmente de constrangimento, pois existe o constrangimento legal, que muitas vezes é necessário para proteger a vida de quem está sendo constrangido. Exemplo: o indivíduo está com uma crise nervosa em local público e os presente o imobilizam e deixam amarrado até se acalmar, houve constrangimento por deixar o cara amarrado, mas foi um constrangimento LEGAL.

    ResponderExcluir
  4. O irmão do meu marido e a esposa são psicólogos, eu pensei que os filhos deles seriam insuportáveis e andariam pelos tetos, correriam pelos restaurantes e coisas do gênero, assim como exigiriam coisas materiais um dia sim outro também, no entanto admito que os meus sobrinhos são muito educados, não deixam a mesa sem pedir permissão e também não se metem na conversa sem pedir licenca para expressar as suas opiniões.
    Sao super naturais, adoram cavalgar, praticam esportes, andam pelas florestas a procura de champignons, não mais dependem dos pais nas coisas primarias como cozinhar, cuidam uns dos outros.Nunca receberam um único tapa na mao ou em qualquer lugar, certamente receberam terapia de borla.
    Um tapinha na mao com afeto é mais como um carinho, felizmente não vivemos dentro da selva e as crianças não precisam queimar-se para aprender, há outros metodos pedagógicos a disposição.
    Certamente que as crianças necessitam serem guiadas para aprenderem, um dia irao voar do ninho, as vezes os olhos tem mais forca que palavras, depende do olhar sabemos se estamos agindo certo ou errado.
    Há crianças que gritam mais que outras, quando um ataque de gritos acontece e estão em ambiente publico a solução é tirar a criança para fora e distraí-la até que a explosao arrefeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema de crianças que gritam é exatamente porque os pais tentam gritar mais alto. Isso é o que mais se vê aqui, onde a noção de educação e de respeito com o próximo é rés do chão. Em vez de rebocarem as crianças para um canto e repreendê-las baixinho, mas com severidade, ficam batendo boca e atazanando quem quer que esteja por perto.

      Excluir
    2. Concordo plenamente contigo e acrescento: a mentalidade predominante no Brasil é de autoridade e não de educação, os pais querem ser obedecidos pelos filhos em vez de educá-los, esperam que os filhos façam o que os pais dizem em vez de mostrar o certo e o errado.

      Excluir
    3. A pura verdade é que para quem não tem filhos é muito fácil dar palpites na educação dos filhos dos outros, com toda a certeza nao é nada fácil educar os filhos ou talvez para muitos seja, não sei.
      Também concordo com você, pais que gritam com os filhos e ficam batendo boca em locais públicos é simplesmente intragável.
      As crianças necessitam saber os limites, elas vão empurrando até chegar a um limite, se os pais não impuserem o limite ela ultrapassa e penso que é aí que perdem o controle da situacao.
      Bem, gritos e escândalos é algo muito rasteiro, detesto barraco, sem com crianças ou com adultos.
      Realmente muito depende da mentalidade e cultura dos povos.
      Vejamos por exemplo, os países desenvolvidos não falam em "vingança" falam sim em levar os culpados a tribunal, vingança não é fazer justiça. Já os países árabes os islâmicos, jamais falam em justiça e sim em vendetta, vingança. A Jordania anunciou na terça-feira a noite depois de conhecida
      a trágica morte do pilote jornadeando que foi queimado vivo dentro de uma jaula pelo ISIS que os jornadas iriam vingar-se de todos os membros do Isis. eu reagi, pois para mim o correcto seria dizer: "vamos atrás dos bárbaros assassinos e vamos trazer-los a justiça se for possível." ou algo parecido, mas não,
      Somos todos diferentes e as palavras tem um imenso peso.

      Excluir
  5. (argento - continua ateu de carteirinha) ... budabariu!!!, é claro que o Papa Xico não defende o espancamento, é claro, também, não defende a Palmada como Primeiro Recurso - aliás, a "Santa Madre" Igreja Católica fez e ainda faz a diferença entre o civilizado e o bárbaro; digo mais, Xico está na contramão do políticamente correto ... por enquanto dou-lhe meus créditos.

    ResponderExcluir