segunda-feira, 16 de junho de 2014

O ruim das meias-verdades é que quem as diz, omite convenientemente a outra metade.

Piketty talvez esteja certo em dizer que a desigualdade econômica aumentou nas últimas décadas.

Só que ele talvez tenha se esquecido de dizer, ou, quem leu o livro omite - eu não li -, de registrar que isso aconteceu pari passu com o aumento do controle dos governos sobre a conduta da população. O Brasil é um bom exemplo: o capital monopolista subsidia a militância socialista, que busca obsessivamente que sua maneira de “pensar” seja única. Andam de braços dados, aqui e pelo mundo afora.

A meia-verdade nos leva a induzir que o capitalismo é o mal a ser combatido, quando, na verdade inteira, nesse estranho casório, é um homônimo dele que contrai núpcias com os vermelhinhos.

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Breve resumo:

      http://toma-mais-uma.blogspot.com.br/2014/06/kakay-advogado-de-politicos-ricos-e.html#comment-form

      Advertência:

      "xereca satanik" deu uma confa duca, esmiuçar "o sistema" é outro assunto "proibido"!

      Excluir
  2. Eu não fui convidada para tao solene matrimonio.

    ResponderExcluir
  3. No caso dos EUA o problema foi justamente o desmonte da regulamentação feita após a crise de 1929. O governo Reagan iniciou um projeto de eliminação da regulamentação, que culminou na bolha financeira do governo Bush (filho). No projeto do Reagan a intervenção do Estado foi substituída pela intervenção dos especuladores financeiros.
    O livre mercado de Adam Smith não é desprovido de regulamentação, muito pelo contrário, a regulamentação deve preservar o livre mercado, impedindo que monopólios privados ou governos interfiram no mercado criando situações artificiais.
    No caso do projeto Reagan aconteceu as duas piores coisas que podem acontecer, o poder financeiro ficou a vontade para interferir no mercado e o Estado ficou a vontade para interferir na cidadania. Como e quando esses problema serão superados eu não faço a menor ideia, não vejo luz no fim do túnel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Milton, quaisquer que sejam as "soluções", o SISTEMA é Retroalimentado, destarte, os Negócios crescem e os "Negociadores" agradecem.

      Excluir
  4. ... então? - qual sistema deve ser Combatido? o kapitalismo?, o comunismo?, a democracia?, a economia?, ...? - claro!, nenhum deles!!! (todos são Sub-Sistemas! e todos são Capitalistas) ...

    ResponderExcluir
  5. "O ruim das meias-verdades é que quem as diz, omite convenientemente a outra metade." - claro, não?, faz parte do SISTEMA ... alimenta o Conflito que alimenta (azeita) o Sistema ...

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso, cientistas ingleses desenvolvem um novo tratamento dentário para substituir a obturação, o dente cura-se sozinho, não haverá mais brocas e obturações.
    Magnifico.

    theguardian.com/society/2014/jun/16/fillings-dentists-tooth-decay-treatment

    ResponderExcluir
  7. Sempre haverá a fala contrária quando alguém se baseia em dados reais e apresenta uma verdade insofismável. Dizem que a democracia alimenta-se desta diversidade. Eu, desconfio que há muito mais envolvido nesta retórica (hermenêutica não é). O TMU não é o primeiro a contestar o autor do livro que, lançado no ano passado, após ser traduzido para o inglês vendeu mais de 100 mil exemplares de papel até meados do mês passado e ocupava o segundo lugar em vendas entre os e-books.
    ***
    Chamar Thomas Piketty de "mais um vermelho", marxista etc. e tal faz parte do discurso que não se apoia em dados. É história antiga... já virou samba de uma nota só. Eu também já fui (e ainda sou) vítima do mesmo samba.
    ***
    De tempos em tempos algum iluminado surge entre os seres humanos e diz algo que a humanidade deveria saber mas prefere continuar fingindo que não sabe. O poder vigente sempre dá pauladas nos iluminados. Um exemplo recente? Em 1992, apenas há 22 anos a Igreja Católica revisou o processo contra Galileu Galilei, aquele que revolucionou a física e a astronomia.
    ***
    Galileu escreveu "Sidereus Nuntius", Piketty escreveu "Le capital au 21ͤ siècle" e a história todinha tende a se repetir.
    ***
    Acontece assim desde que o mundo é mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, ora... Thomas Piketty comparado a Galileu! Em breve o será a Jesus Cristo e, quem sabe, Deus!

      Claro que isso é só porque ele fala o que os vermelhinhos querem ouvir.

      Excluir
    2. Ele vai é ganhar muito dinheiro com o livro.
      A propaganda é a alma do negocio. O francês quer ser amado pelos políticos da esquerda, o Hollande não esta funcionando nada bem na Franca , talvez ele tenha lido o livro do conterrâneo.

      Excluir
  8. No tempo de Galileu, o sistema solar defendido pela Santa Madre Igreja de Roma, tinha o "planetinha criado por deus" como o Centro - Galileu contrariou o SISTEMA, abalou o Poder, a Igreja refez-Se!

    ... pois é, quaisquer que sejam as "soluções", o SISTEMA é Retroalimentado, destarte, os Negócios crescem e os "Negociadores" agradecem ...

    ResponderExcluir
  9. Ninguem enriqueceu ou empobreceu porque a igreja não reconheceu a generalidade, do grande italiano Galileu Galilei.
    Depois veio o Enstein e o mundo nunca mais foi o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. “Cada dia sabemos mais e entendemos menos.” (Albert Einstein)

      Einstein não queria Confrontar o SISTEMA (contribuiu para Ele), só queria Entender a Mente de DEUS - nunca foi uma Ameaça!!! ... , ao Sistema de Crenças!

      Excluir
  10. "SISTEMA", um resumo Superinteressante - dá pra ir mais fundo, a vontade é do Freguês!:

    http://super.abril.com.br/religiao/diabo-funcionario-deus-619204.shtml

    ResponderExcluir