quarta-feira, 11 de junho de 2014

Lima Duarte sobre Lula, em 2006

“Não me arrependo [de ter recusado convite para ser candidato a vice-presidente na chapa de Mario Covas, em 1989]. Na ocasião, Sassá Mutema [“O Salvador da Pátria”] era um grande personagem, um homem que ia do nada ao entendimento. Ele não sabia nada e aprendia a ler, a escrever, a amar, a se entender, aprendia mais e mais até ficar um imbecil. A Globo achou que era o Lula. Sassá era muito maior que o Lula.

Odeio Lula porque faz uma glamurização da ignorância, contra o que tenho lutado a vida toda. Também sou “analfa”, fui criado como ele na roça, mas, puxa vida, descobri o encanto por trás da palavra escrita, a magia. Num país carente de conhecimento, ele não pode ter esse procedimento. É um imbecil, um idiota, um ignorante. Quando ia ao cinema, ia com o cachorrinho no colo. Para quê?

Sabe-se agora que quem tinha razão era a Regina Duarte [quando foi à TV em 2002 dizer que tinha “medo” de Lula]. A Paloma falou besteira, né? [Paloma Duarte, neta de Lima, criticou na TV o “medo” da colega] Discordei dela por brigar com a colega por causa desses merdas aí. Falei: “O que é isso, Paloma? Pára com isso. Como é que você vai à TV falar da outra? Eles vão ganhar, vão ser isso e aquilo, e você vai ficar mal com ela, que é atriz como você”. Paloma é boa atriz, mas é muito arrebatada. Coitada, ela acreditava mesmo.”

4 comentários:

  1. Admiro o Lima Duarte, é inteligente e fez muito sucesso em vários papéis, mas nunca se tornou populista. Na verdade isso é uma característica das pessoas inteligentes, os melhores atores são menos populares que os medíocres, quem não tem talento nem inteligência valoriza a popularidade, quem tem talento e inteligência valoriza o trabalho que faz.
    A Regina Duarte estava certa em seus temores, mas errou e manifesta-los em campanha eleitoral. Na verdade, apelar para o sentimento de medo é uma característica PeTralha, é característica de quem não tem argumentos. O PT usou a mesma estratégia gerando medo que privatizassem a Petrobras.

    ResponderExcluir
  2. ... "Medo", "Pavor", "Pânico" (gradações da mesma sensação) - "governa-se melhor o homem pelo Medo" (Maquiavel) ... Deus Castiga os Pecadores (variação sobre o mesmo tema - MEDO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... medo de ser atropelado por um motorista alcoolizado, medo de câncer pelo fumo, medo de um atirador violento, medo da violência, medo de perder neurônios, ... MEDOS

      Excluir
    2. ... medo de levar um tiro de um civil descontente, ... MEDOS!!!

      Excluir