sexta-feira, 20 de junho de 2014

Arrastão

Ganhei da minha filha um HD de 1,5 terabytes, um monstro que dá para guardar até o carro que eu não tenho! Mas não é que o negócio começou a dar piti?

Resultado: estou formatando o monstro desde as sete da matina e só agora, às três e meia, a formatação chegou à metade. A meleca é que, enquanto isso, o resto do meu PC se arrasta.

Tá difícil!

16 comentários:

  1. Aceita sugestão? - antes é preciso deixar claro que Demoooooooooooooora pacarai.

    A sugestão: concluída a formatação, faça 3 Partições PRIMÁRIAS de 500 GB - no futuro, formatar cada uma delas é bem mais rápido e seguro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eu sei. Só não sei como fazer. Dá pra uma ajuda?

      Excluir
  2. Outro esclarecimento: 1,5 TB não é o mesmo que 3 X 500 GB de modo que a última partição será menor que 500 GB. Ok? ( a "matemática da coisa" está na internet )

    ResponderExcluir
  3. Como não tenho muito saco, deixo de manhã na casa do técnico e vou buscar a tarde; dói menos.

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui melhor nisso, quando o Windows não era tão plenipotenciário. Formatava e particionava pelo DOS e dava tudo certo. Agora, babau...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Winddows está cada vez mais tomando o controle.
      Há um soft muito bom "MiniTool Partition Wizard Home Edition", instalável no Windows, que, diferente do DOS, usa uma interface - em ingles- bastante amigável. Baixe, instale; e voltamos a conversar

      Excluir
    2. !!! verifique seu Gmail !!!

      Excluir
    3. http://www.partitionwizard.com/

      > read more > donwload free edition

      Excluir
    4. Valeu, Argento! Vou tentar. Obrigado.

      Excluir
  5. Quer o endereço do meu técnico? E ele ainda limpa e arruma tudo bunitinho. Só que é em Olinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marc esta convidando, ele vai te mandar as passagens, assim voce aproveita e fica uma semana na casa dele. Eu aceitava. Boa viagem.

      Excluir
    2. Vou providenciar a limpeza da suite de hóspedes.

      Excluir
  6. Particionamento de HD, é, grosso modo, fazer o SISTEMA pensar que existe mais de um HD.

    Partição Primária é, para o Sistema, o que mais se assemelha a "outro HD, independente", dentro do HD, onde está instalado o Sistema Operacional

    Partição Lógica é uma partição primária que simula várias outras Partições

    Para o SISTEMA, qualquer sistema, é mais conveniente apenas Uma Partição

    Para o USUÁRIO, a Conveniência - PRIORIDADE 1 - é a Guarda em Segurança dos Seus Dados em outro HD Independente do Sistema e, se possível fora do Computador, em Partições PRIMÁRIAS.



    ResponderExcluir
  7. Formatar é Compatibilizar a Partição criada com o sistema de arquivos usado pelo Sistema Operacional; os Windows, a partir do NT, usam NTFS

    http://pt.wikipedia.org/wiki/NTFS

    ResponderExcluir
  8. Quando se "particiona" um HD em duas ou mais partições, estamos na verdade definindo que o sistema operacional deve "enxergar" a partição em que ele está instalado como um HD único e a(s) outra(s) partição(ões) como se fossem unidades físicas diferentes.
    ***
    As vantagens: além de menor tempo de formatação para cada uma das partições existe a possibilidade de instalar o sistema operacional e os outros softwares na partição "C" e salvar todos os outros arquivos (inclusive downloads) nas partições "D" e "E". Quando for necessário formatar e instalar o sistema operacional novamente, formatamos a partição "C" e esta formatação não interfere com os arquivos guardados em "D" e "E".
    ***
    O máximo que se perde são os cookies, os favoritos e o histórico de navegação. Mas os arquivos ficam guardadinhos, sem serem afetados pela formatação do "C".
    ***
    Quem dispõe de mais de um computador tipo desktop, pode retirar o HD a ser formatado, instala-lo no outro computador como "slave", formatar a partição "C" lá, voltar com o HD para seu equipamento, instalar, colocar o CD do windows no drive e instalar novamente (a mesma versão ou outra mais recente). Depois do windows instalado é só instalar os outros softwares e pronto! O acesso aos arquivos que estão protegidos nas outras partições é restabelecido!

    ResponderExcluir