domingo, 29 de junho de 2014

Documento nº 91 da CNBB defende “conselhos” e “radicalização da democracia”

E então nos indagamos: o que esperar, mais adiante, em termos de defesa da sã doutrina católica, quando o próprio documento nº 91 da CNBB, em relação à reforma do Estado brasileiro, prega uma “educação popular” capaz de questionar os fundamentos do sistema político atual, questionando inclusive a “democracia representativa”, e advogando a necessidade de dar poder a “novos sujeitos históricos” (os tais “conselhos populares” defendidos pelo decreto 8243/2014 da presidente Dilma Rousseff?), propondo inclusive no referido documento, “radicalizar a democracia”, dizendo que “a democracia representativa não esgota todas as formas de vivência democrática”, “rompendo com a supremacia institucional da cultura ocidental”? Está no documento nº 91 a defesa dos “conselhos”, de modo explícito: “os conselhos paritários formam, um campo privilegiado de participação popular”, propondo “a institucionalização das estruturas de participação popular”, para “uma nova forma de viver a democracia”.

O fato é que o documento nº 91 está em muita sintonia com o pensamento contido no decreto nº 8243/2014 da presidente Dilma Rousseff. Não é a toa que Gilberto Carvalho se sente tão à vontade, ao saber que não haverá resistência alguma da Igreja ao decreto, porque o documento nº 91, que já foi lido e trabalhado em tantos finais de semanas, em muitas reuniões paroquiais, pelo País afora, defende o que está no decreto 8243/2014, mesmo muitos sem saber exatamente das conseqüências disso, para o País, e para a Igreja Católica no Brasil. Gilberto Carvalho sabe que as poucas vozes reacionárias não têm lastro mais nas bases já trabalhadas e tomadas, há muito tempo. Já não tem mais poder algum. E poderá rir disso, no conforto do gabinete presidencial, certo de que poderá agora avançar mais célere, em tudo aquilo que está lá contido no PNDH3, e que os próprios bispos, reunidos na 48ª Assembléia, nada disseram a respeito. Agora, poderão facilmente prosseguir no afã de sovietizar o País, repetindo aqui o queria Lênin: “todo poder aos sovietes!”

Agora ficou clara a resposta dos párocos progressistas, ao receberem o formulário da campanha contra o aborto: “ouviremos primeiro os conselhos”. E entendemos o porquê tais formulários terem ficado meses esquecidos nas gavetas dos escritórios paroquiais. Os “conselhos” decidiram que a questão do aborto não é relevante. Mesmo sabendo que a maioria do povo brasileiro é contra o aborto e pela vida (82% segundo pesquisa Vox Populi). Mas os “conselhos” representam mesmo o “povo”?

11 comentários:

  1. Essa bobagem dos “conselhos populares” poderia ser facilmente jogada no lixo, se os historiadores e jornalistas, tanto os marxistas como aqueles que tentam parecer não marxistas (mas são e as vezes não percebem), deixassem de contar versões da história e passassem a contar os fatos históricos. Mas isso não está em questão nesta postagem, então vou mudar o foco do meu comentário.

    A CNBB é a favor dos “conselhos comunitários” para questionar os fundamentos do sistema político, NO entanto a CNBB não é uma instituição política, é uma instituição religiosa, POR tanto ela deveria contemplar no documento nº 91 a criação de conselhos populares (católicos) para o questionamento do sistema religioso (católico).

    Resumindo, é a velha palhaçada do “sou a favor, mas sou contra, e, vice-versa”.

    ResponderExcluir
  2. Tem acontecido o seguinte, nos últimos comentários que fiz aqui no blog: o comentário não aparece na primeira vez, é necessário escrever e publicar novamente, na segunda vez ele aparece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Milton. Eu também ando com uma penca de problemas para postar. Estou catalogando para escrever para o Blogger, só que, como já aconteceu uma vez, há exato um ano, quando fui obrigado a criar outro Toma, não espero nada que melhore a situação.

      Excluir
    2. Valeu, só comentei por que talvez fosse algo no meu computador. Talvez estejam atualizando alguma plataforma do google, ou coisa parecida. Cabe aos mortais (nós) esperar que melhore ao invés de piorar.

      Excluir
    3. O mesmo acontece comigo. Notei que primeiro o "identificável" deve logar-se no Google antes mesmo de escrever o comentário. Vou testar como "Anônimo".

      Excluir
  3. ... caminhamos inexoravelmente para o controle total, onde estará a tal de "democracia"? (argento)

    ResponderExcluir
  4. ... o que significa (realmente) "radicalização da democracia"?

    ResponderExcluir
  5. ... é, parece que, ao "Anônimo" o Protocolo não se importa se antes ou depois de escrever o comentário, mas exige que se identifique como tal. (argento)

    ResponderExcluir
  6. ... "mas os Conselhos representam mesmo o Povo?" - ou representam a "Parcela Organizada" em uma Sociedade Desorganizada? ... (argento)

    ResponderExcluir
  7. 67 - Ser comunista (petistas e base aliada) é motivo para excomunhão???? SIM .........
    Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nX1b6jOFvlo  Comunista = Apóstata (*)
    Assunto: DILMA ADORA O DIABO E MOSTRA O DEDO DO MEIO
    VEJAM O VÍDEO
    https://www.youtube.com/watch?v=AIHwJVcqenE
    Versículos do João 3 do livro João da Bíblia.
    18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
    19 Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
    20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que alguns destes bispos da CNBB, só podem ter sido vítimas de algum daqueles dossiês do Lula e agora com medo de ver revelados seus podres passam a se comportar como cordeirinhos aceitando tudo que o barbudo lhe impõe

      Excluir