sábado, 9 de janeiro de 2016

Rio de Janeiro: viver assim é quase morrer todo dia, e um dia a gente acerta...


O Globo
Um leitor, que pediu para não ter a identidade revelada, fez um vídeo na manhã desta sexta-feira, por volta de 09h55, e flagrou a ação de bandidos em Ipanema, na altura do posto 9. Ele estava andando de bicicleta na altura do Leme e notou que dois homens estavam praticando furtos. Um de blusa vermelha, o outro de blusa azul e os dois estavam também em bicicletas. A partir disso, ele resolveu seguir os ladrões.

No posto 9 de Ipanema, o bandido de blusa azul roubou o cordão de um homem que estava andando no calçadão, enquanto o de blusa vermelha ficava fazendo uma espécie de escolta dele. Depois do furto, o criminoso de blusa azul entregou o cordão para o de blusa vermelha e eles seguiram em direção ao Leblon.

O leitor continuou filmando. Encontrou um policial em uma van, já no Arpoador. O PM disse ao leitor que não poderia fazer nada porque estava sozinho e não tinha nenhum outro policial ou superior próximo, nem mesmo nas pedras.

O leitor, então, decidiu ir no sentido Copacabana. Encontrou uma viatura da PM na altura do posto 6. Tinham dois policiais. Um estava lendo jornal. O outro, no celular.

- Os bandidos passaram em frente a viatura, na frente deles. Botaram óculos escuros e pronto. Os policiais não fizeram nada, estavam de cabeça baixa, um lendo jornal e o outro mexendo no celular. Quando os abordei, eles disseram que estavam sabendo do caso e que estavam procurando a dupla. Mas como, se eles estavam parados ali? Quando um dos PMs notou que estava sendo filmado, aí, sim, ele resolveu entrar no carro e fazer buscas. O que aconteceu com a nossa polícia? - reclamou o leitor.

Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento das Praias de Ipanema, Leblon e Copacabana é feito com apoio de quadriciclos, duplas de policiais a pé e de bicicletas, viaturas baseadas em pontos estratégicos, como a que aparece na imagem e também viaturas em patrulhamento. O comandante do 1° Comando de Policiamento de Área (CPA) informou que dois policiais ficam baseados próximo a van, ele vai apurar a razão de, no momento da gravação, o leitor ter encontrado apenas um policial no local.

Sobre a questão do uso do celular, o comando informa que existe a autorização para a utilização do aparelho, desde que não apresente prejuízo para a atividade profissional ou interfira na atenção do policial. O celular é usado como uma ferramenta de trabalho e é mais uma forma de interação do agente com a população e com o próprio batalhão.

Um comentário: