terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Dilma, a idiota, acaba de sancionar a lei que estabelece o “Dia do Tambor de Crioula”. Agora vai!

Segundo informações do Zé Prativai no site Bar deFerreirinha, “Dona Doida sancionou a lei que estabelece 18 de junho como o Dia do Tambor de Crioula. Agora vai!”, o que foi confirmado por mim no site da Presidemência da República.

Aplausos! Não havia nada mais urgente e importante do que assinar essa lei que determina que 18 de junho será o “Dia do Tambor de Afrodescendente do Sexo Feminino”.  Sim, porque como eu sou politicamente correto ao extremo, o vocábulo “crioulo”, que segundo a cartilha “Politicamente Correto e Direitos Humanos” de 2004, é a “antiga designação do filho de escravos, hoje é um termo pejorativo e discriminador do indivíduo negro ou afrodescendente”, não existe no meu vocabulário.

Gozado é que “negro” não é pejorativo se entra como definição de algum outro termo na cartilha, mas se buscarmos “negro” na própria, vamos ter que “a maioria dos militantes do movimento negro prefere esse termo a ‘preto’, que o utilizam com orgulho para afirmar os valores da cultura afro-brasileira. O contexto determina o sentido pejorativo das duas expressões. Em certas situações, tanto ‘negro’ como ‘preto’ podem ser altamente ofensivos. Em outras, podem denotar carinho, por exemplo, nos diminutivos ‘neguinho’, ‘minha preta’ etc.”

Vá se entender...

Mas agora, depois dessa lei o Brasil vai... à merda em ritmo afro.

P.S.: Tambor de crioula ou punga é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros.

10 comentários:

  1. (argento) ... Bão!, pra começo de conversa, vamos combinar, adjetivar a prisidenta de Idiota não leva a lugar nenhum, é apenas contraproducente, assim, podemos usar qualquer outro; COMUNISTA é um bom adjetivo e seu passado "revolucionário" não nega sua má formação (de mau, COLINA, VAR-Palmares, aliás, bom lembrar, cofundadora do PDT). Comunista É Filho da Puta, adora jogar pra galera inventando leis (cada vez mais controle social) e entraves Burocráticos - pelas características e, pelos resultados, não é lá muito difícil identificar um PolitiCanalha FILHO DA PUTA (ou é?) ...

    ResponderExcluir
  2. Ainda que que o blogueiro botou um PS e explicou o que a coisa é.
    Senão, nós que não somos do Maranhão não faríamos a mínima idéia do que é a Punga, que aqui em SP significa "remover subrepticiamente a carteira do bolso (ou bolsa) de outrem", daí 'punguista'.
    Além do mais, nesses entrefolhos pode chamar uma negona de crioula. Fora disso, é racismo! Valha-me a Santa periquita...

    ResponderExcluir
  3. Conta a tradição que São Benedito era negro, por isso se tornou popular entre os escravos, é um santo da igreja católica que é negro, mostrando que os negros devem ser católicos.

    O fato de nenhum santo da igreja católica ser escravo, não mostra que os negros devem ser livres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. (argento) ... ou que brancos não possam ou não devam ser escravos (só para complementar o pensamento), de brancos ou de negros, por imposição ou consentimento ...

      Excluir
    3. A palavra escravo em inglês é slave, que significa originalmente eslavo, ou seja, os eslavos eram considerados naturalmente escravos, assim como os negros forma considerados naturalmente escravos séculos depois.

      Essa simpatia pelo santo negro (São Benedito) é fruto de um momento histórico onde, supostamente, não havia escravos brancos, ou melhor, os negros não sabiam que existiam escravos brancos.

      Isso gerou a ideia de que a igreja católica podia elevar alguém à condição de santo, mesmo sendo negro, que por sua vez era sinônimo de escravo, portanto dependia de cada um ser ou não elevado a condição de santo.

      Essa foi uma das estratégias da igreja para desunir os negros, se você fizer tudo como eu quero, você poderá ser santo, assim como o São Benedito, mas você não pode fazer os outros serem santos, nem os outro podem fazer você ser santo.

      Não sei se consegui me fazer entender.

      Excluir
    4. Verificando a história de São Benedito, não é difícil perceber que é inventada, não apenas por ter mais de uma versão, mas porque ele viveu numa época onde tudo era muito bem documentado pela igreja, portanto não poderia haver controvérsias tão grandes.

      Excluir
    5. Para complementar, Milton: lat.medv. slavus, sclavus, do gr.biz. sklábos, sklabénós 'eslavo', mais tarde 'escravo, cativo'

      Excluir
  4. Quanto a São Benedito, são dois, pelo menos: o de Norcia (480 – 543) e o de Palermo (1524 - 1589), ambos italianos, e é o segundo que é o patrono dos escravos africanos e seus descendentes (essa "patronização" de Benedito é atribuída aos escravos negros dos Estados Unidos, mas isso não fica muito claro, já que aqui no Brasil ele é também considerado patrono).

    Nascido na Sicília, seu pai, Cristoforo, africano e provavelmente etíope, foi um católico devoto conhecido por ensinar camponeses a rezar o rosário. Ele era um escravo que ajudou a gerenciar as terras de seu dono. Não está claro se a mãe de Benedito, Diana, era uma mulher livre ou escrava na época do nascimento de seu filho. Cristoforo e Diana viveram separadamente após o casamento para evitar a tentação de conceber crianças que nasceriam como escravas, e, ao saber disso, proprietário de Cristoforo lhes prometeu que ele iria libertar seu primeiro filho. E assim Benedito, o Mouro, nasceu livre.

    Na umbanda brasileira ele é sincretizado com Ossaim, o senhor das folhas medicinais e litúrgicas. Detentor do axé (força, poder, vitalidade), é considerado o médico do candomblé. Através deste Orixá alcançamos a cura para os nossos problemas de saúde.

    Dia da semana: Quinta feira.
    Dia de comemoração: 5 de outubro
    Cor: Verde e branco (Candomblé), verde e rosa (Umbanda)
    Metal: Cobre
    Símbolo: Uma vara de ferro com sete pontas dirigidas para cima, com a imagem de um pássaro na ponta central.
    Elemento: Terra
    Astro regente: Mercúrio
    Flores: Flores do campo
    Velas: Branca
    Comidas: Feijão preto com mel e coco. Abacate partido ao meio sem semente com amendoim torrado no açúcar derretido, enfeitado com pedaços de fumo em corda e sete folhas de louros na vasilha de barro. Também canjiquinha, pamonha, inhame; batata baroa.
    Bebidas: Batida de mel (aluá), suco de hortelã.
    Ervas: Folhas de pitanga, folha de goiabeira, guaco
    Frutas: Caju, goiaba, jambo
    Baralho Cigano: Carta no 20 - O Jardim, As Ervas
    Pedra: Esmeralda e quartzo verde.
    Local de oferenda: Nas clareiras da matas virgens
    Saudação: WÊ, EWÊ ASSA (EWÊ,EWÊ Ô)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir