terça-feira, 9 de junho de 2015

PSDB vai passar a perna em Aécio por Alckmin

Carlos Chagas

Deve cuidar-se o senador Aécio Neves. Os paulistas estão em conspiração aberta para impedir sua candidatura às eleições de 2018. Querem Geraldo Alckmin como candidato, em especial agora, quando o PT se encontra em curva descendente. Não cuidavam, os paulistas, de substituir o mineiro quando a candidatura do Lula ia de vento em popa, depois da reeleição de Dilma. Quando as coisas começaram a desandar e até os panelaços ganharam as ruas, perceberam que a vitória deixou de constituir-se num sonho impossível. Para perder outra vez, Aécio era o preferido. Mas diante da hipótese de o Lula não concorrer, ou da possibilidade dele perder a eleição, os ventos mudaram. Os paulistas estão novamente embalados. O primeiro passo será desgastar e afastar o ex-governador de Minas. Para isso não hesitarão na busca de pretextos para demonstrar a fragilidade de sua candidatura.

Fernando Henrique, José Serra e outros empenham-se na tentativa de apresentar Alckmin como a melhor solução. Vem por aí uma campanha destinada a demonstrar as excelências de seu governo em São Paulo. Ao mesmo tempo, pretendem avançar nas bases tucanas de outros estados. As eleições municipais do ano que vem servirão de teste: se elegerem a maioria dos prefeitos, exceção, é claro, dos candidatos em Minas, formarão sólida base para o futuro. Em suma, o grande adversário dos paulistas do PSDB não é o Lula. É Aécio…

Sinceramente a justificativa apresentada por Chagas para a candidatura de Alckmin no lugar de Aecio não convence e nem faz sentido. Se isso for verdade, é por outros motivos, sabe-se lá quais, já que Alckmin é um verdadeiro picolé de chuchu - não fede nem cheira -, pouco confiável em termos de caráter, uma incógnita política, interesseiro e ardiloso.

Aliás o PSDB já morreu e não sabe.

3 comentários:

  1. (argento) ... hehehehehe, Geraldo Alckmin é a "Dilma" do PSDB, um poste - Dilma ainda assim leva a vantagem de, em raros e caros (do verbo "prejuízo" na certa) momentos, manifestar opinião mais ou menos própria ...

    ResponderExcluir
  2. Não pretendo defender o Alckmin nem o Aécio, mas pela atual conjuntura o Aécio não o candidato do PSDB, é candidato de TODA oposição, Alckmin está longe de ser um político brilhante, embora seja um bom governador, mas também parece ser tão burro ao ponto de articular uma candidatura à presidência nesse momento.

    O passado recente mostra "formadores de opinião" minando a candidatura do Aécio até o último momento, mesmo depois de confirmada inventaram a "pré candidatura" a vice do José Serra, inventada por Reinaldo Azevedo e apoiada por outros olavetes. Quando Marina começou aparecer em segundo nas pesquisas, esqueceram o Aécio como se nunca tivesse sido candidato, mas criticavam o Alckmin o tempo todo por não apoiar o Aécio como deveria.

    Aécio foi para o segundo turno, venceu estrondosamente em São Paulo e Alckmin venceu no primeiro turno. Que motivos eu tenho para acreditar que o Alckmin está minando a candidatura do Aécio? Quem está falando em candidatura são os mesmos que viram o Aécio desaparecer e o Alkcmin deixar de apoiá-lo em São Paulo, algo que foi desmentido nas urnas.

    O que eu gostaria de perguntar para os "formadores de opinião" é o seguinte: quando você vão perceber que no próximo ano tem eleição para prefeito e não para presidente? Até agora só souberam falar da Marta Suplicy como candidata, nenhum outro em nenhum lugar, não são capazes nem de comentar sobre aqueles com ou sem chance de reeleição.

    Vão formar opinião num penicão, quem se baseia em "formador de opinião" tem na cabeça aquilo que deveria estar no penico, jamais em jornais.

    ResponderExcluir
  3. Veja se os "formadores de opinião" falam algo sobre isso:

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/06/1639771-levy-diz-que-nao-vai-faltar-dinheiro-para-pacote-de-concessoes-de-r-198-bi.shtml

    Aumentar taxa de juros e impostos para fazer ajuste fiscal, com 198 bi em pacote de concessões? Durante as investigações do mensalão rolou o petrolão, será que durante as investigações do petrolão vai rolar o Levysão?

    ResponderExcluir