quarta-feira, 24 de junho de 2015

Luciano Ayan e o lado hipócrita da direita


Por mais que critiquemos Malafaia por algumas ideias, continuamente conseguimos demonstrar instâncias torpes de relativismo moral no discurso de quem diz que “Malafaia e Boechat são farinha do mesmo saco”. Quer ver? Adversários de Malafaia dizem que ele “chantageia seus fiéis por dinheiro”. Não, não há chantagem, mas o recebimento de doações voluntárias. Por outro lado, Ricardo Boechat defende um socialismo violentíssimo, que sempre obtém seus dividendos na forma de coerção estatal, o qual jamais deixa de usar a violência. Comparar a tomada de poder por um sistema totalitário (defendida por Boechat) com a obtenção de doações sem o uso da violência (praticada por Malafaia) e, em conclusão, afirmar que são “a mesma coisa” demonstra incapacidade cognitiva de avaliação de questões morais e, como tal, devemos nos preocupar com julgamentos éticos feitos por essas pessoas.

A tomada de posição decididamente contra Boechat é uma escolha na esfera da guerra política, com foco em resultados. A escolha por “nenhum dos dois” é a escolha pelo seu próprio ego, em detrimento de quaisquer resultados. Infelizmente, mais uma vez, uma parcela minoritária, mas infelizmente não minúscula, está escolhendo o ego sobre qualquer forma de estratégia.

Depois que Reinaldo Azevedo andou fazendo afagos a Malafaia, o bispo virou uma espécie troféu para uma parte da direita - a hipócrita - exibir como prova da sua tolerância com os neopentecostais, neoevangélicos, neocrentes, enfim, seja qual o nome que se dê a essa gente, que já deixou de apenas pentelhar há muito tempo ao se transformar em uma ameaça não só à tolerância religiosa como também à estabilidade política do País.

E Luciano Ayan (dono do blog Ceticismo Político) faz parte dessa direita hipócrita. Defender Malafaia dizendo que ele “não faz chantagem”, mas apenas recebe “doações voluntárias” é cinismo demais para uma pessoa só. Será que Ayan vai querer enganar que realmente acredita que essas “doações” não são o resultado da violência moral aplicada por esses pastores e congêneres aos pobres de espírito e fracos de mente, chantageando-os, caso não colaborem financeiramente, com ameaças de demônios e fogos eternos, ou aliciando-os através de promessas incumpríveis de prosperidade? Será que Ayan vai querer mentir dizendo que a riqueza ostentada por Malafaia e seus semelhantes é fruto de trabalho honesto e não das extorsões cometidas por eles contra uma gente frágil, despreparada e desiludida?

Como eu disse em outro post, entre os dois eu não fico com nenhum e, segundo Ayam, escolhi meu próprio ego, sim, com a maior convicção de ser infinitamente superior a ambos em moral e caráter, coisa que já não posso repetir ao julgar Luciano que, ao dizer que “se a direita não percebe a diferença entre Malafaia e Boechat, é melhor desistir” evidencia que quem deve desistir é ele.

É por este e outros que essa parte da direita brasileira, que criou corpo à custa da falência do PT, não merece muita atenção, pois age tal e qual a estrebuchante esquerda, escondendo as verdades.

Um comentário:

  1. Sobre o indulto nas multas devidas pelas igrejas evangélicas à Receita Federal, o que Reinaldo Azevedo e Luciano Ayan tem para dizer?

    ResponderExcluir