quinta-feira, 25 de junho de 2015

Itália continua competindo firme pela hegemonia da piada pronta

A Justiça italiana suspendeu novamente a extradição para o Brasil de Henrique Pizzolato. O Conselho de Estado, última instância da Justiça administrativa da Itália, vai continuar analisando os recursos da defesa para que ele cumpra a pena na Itália. A decisão final deve sair no dia 22 de setembro.

A extradição havia sido autorizada a partir do dia 15 deste mês pelo Tribunal Administrativo Regional de Lazio, na Itália, mas foi adiada para que o conselho pudesse julgar o recurso.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já havia dito, na ocasião da primeira suspensão do Conselho, que o governo brasileiro respeitará a decisão italiana, “seja ela qual for”.

Em abril de 2014 escrevi um post - “Itália quer competir com Brasil pelo primeiro lugar entre os países da piada pronta” - que é o terceiro mais lido do TMU, com 14 mil acessos. Nele eu ironizava a decisão de uma corte italiana que determinou que a pena na condenação por fraude fiscal de Silvio Berlusconi pelo caso Mediaset fosse paga com o trabalho voluntário de “entreter” os idosos de um asilo da Fundação Sagrada Família. E terminei:

“Berlusca entretendo idosos não vai dar boa coisa. Vai ter bunga-bunga com farta distribuição de Viagra e fraldão.”

Pois é. Mais de um ano depois a Itália continua firme na disputa pelo primeiro lugar entre os países da piada pronta com essa palhaçada do extradita-não-extradita Pizzolato. Pelo visto a justiça de lá é tão complicada quanto a de cá.

Quanto a Cardozo declarar que o governo brasileiro respeitará a decisão italiana, lembro que não foi bem assim no caso Battisti, em todo caso...

5 comentários:

  1. Prezados,


    Apresento o documento “Brasiliano Ipocrisia INFETTA a Società Italiana”, https://pt.scribd.com/doc/263094084/Brasiliano-Ipocrisia-INFETTA-a-... , onde estamos fazendo uma relação entre a Hipocrisia Brasileira e a Hipocrisia utilizada pelo Brasil e pela Itália quanto a utilização de tratado internacional sobre corrupção para respaldar a decisão da Itália de extraditar um Cidadão Italiano, que foi condenado por um Tribunal de Exceção, uma vez que, não foi, não é, e nem será sua Responsabilidade JULGAR Cidadãos Brasileiros Comuns por Crime Comuns.


    Este documento começa com sua tradução do Português para o Italiano feita com o uso de tradutor ON LINE, por isso, passível de pouca qualidade, contudo, o documento original em português também é apresentado.


    Tal, partiu-se da premissa de que o mesmo seria divulgado para Italianos.


    Abraços,

    Plinio Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidadania italiana do canalha deixou de ser argumento quando ele utilizou documentação do irmão morto. Caso não tenham lhe contado, cidadania e nacionalidade são coisas diferentes.

      Mas o prêmio "Neurônio de Ouro" vai mesmo para o delírio de que o STF não ter responsabilidade de julgar cidadãos comuns por crimes comuns.Você devia avisar todos os advogados que recorrem ao STF como última instância que eles não sabem nada, só você sabe quem pode ou não pode julgar alguma coisa.

      Excluir
  2. Se não me engano, Milton, ele está preso na Itália justamente por falsa identidade, e mais nada. Se não fosse isso ele estaria soltinho da silva, tal e qual Battisti aqui.

    Falando em Battisti, é bem provável que essa protelação toda da justiça italiana com Pizzolato seja uma retaliação, não exatamente à justiça tupiniquim, mas àquela feita por Lula e Tarso Genro quando deram cidadania ao assassino, desrespeitando a decisão dos italianos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não está enganado Ricardo, se ele tivesse ido para a Itália com os documentos próprios ele não estaria preso lá e não poderia ser extraditado por ter cidadania. Mas como ele entrou na Itália sem a cidadania, ele não pode recorrer a esse argumento, ele próprio negou a cidadania italiana.

      Mas parece que tem um "jurista internacional", chamado Plínio Marcos, que não sabe a diferença entre nacionalidade e cidadania. A nacionalidade é irrevogável, mas a cidadania não. Apenas para exemplificar: a) na "democracia cubana" os cubanos perdem a cidadania se ficarem mais de 2 anos fora de Cuba; b) Gérard Depardieu, nascido na França, renunciou à cidadania francesa em protesto contra um aumento de impostos.

      Excluir
    2. (argento) ... Direito envolve Consenso e consenso, Interesses - "DUPLA Nacionalidade" não envolve "naturalidade", uma "impossibilidade de Local" de Nascimento ... http://www.cgbrasil.org/Templates/InsideTemplate.aspx?PostingId=322 ... acredito, sim, em "picuínhas diplomáticas" ...

      Excluir