segunda-feira, 30 de maio de 2016

Cataclisma planetário - O choque dos egos monumentais de Reinaldo e Olavo

Reinaldetes e olavetes em pé de guerra!

“Nivelar-me ao sr. Reinaldo Azevedo, como se fôssemos concorrentes, foi talvez o mais grave insulto que já recebi na minha vida, e o fato de que tantos o façam é por si mesmo um sintoma do estado deplorável da mente brasileira. Uma cultura incapaz de distinguir entre o estudo filosófico da realidade social e a mera crônica jornalística está fadada a desaparecer se não sofrer uma intervenção drástica, com a poda implacável de todas as cabeças ocas.” Olavo de Carvalho

Olavo, o mais novo petista, agora se empenha em provar que é um gênio - Reinaldo Azevedo 

Ah, mas está ficando cada vez mais divertido. A mulher de Olavo de Carvalho gosta de me mandar e-mails. Já o fazia antes, com rapapés. Agora, com ofensas. Um deles vem com uma epígrafe: “Gênio é aquele que inventa a sua própria profissão”. Ela o atribui a Ortega y Gasset, que ela prefere grafar “Gazzet” na esperança de que eu corrija, suponho…

E aí vem, então, a frase do “professor”:

“Tirem os empregos do Reinaldo Azevedo na mídia e vejam o que sobra. Tiraram todos os meus e foi aí que a minha carreira começou.”

Como se nota, o mais novo aliado do PT também entra na campanha para que tirem os meus empregos.

Uma coisa é certa, Olavo: se isso acontecesse, eu não sairia por aí batendo a carteira de ninguém nem teria senhores ocultos que me financiam. A verdade é que a Receita Federal sabe de onde vêm os meus rendimentos. E os seus? Qual é a origem?

Ah, sim: ninguém “tirou” os empregos de Olavo. Faz parte do seu show se dizer um perseguido. Isso confere verossimilhança à fama de filósofo alternativo e independente. A verdade é que qualquer um com um pouquinho de leitura sabe que este senhor faz de seus juízos arbitrários e de suas idiossincrasias categorias de pensamento ou imperativos categóricos. Já cheguei a achar que até ele acreditasse na sua farsa. Mas não! É só um meio de vida. Também já tive pena. Não tenho mais.

Convenham: para quem começou a vida como discípulo de Marighella, virou astrólogo, passou pela militância islamista, tornou-se anticomunista radical, não deixa de ser criativo que se reinvente como esbirro do PT e passe a ser admirado pelas esquerdas.

Vamos a uma outra tirada do “mestre”:

“Por que o empreendedorista Reinaldo Azevedo jamais trabalhou por conta própria, foi sempre um empregado e, quando vê um empreendedor, logo tem de insinuar que é um vagabundo financiado por algum partido político?”

Pela ordem:
1: Desde 1996, não sou empregado de ninguém.
2: não insinuei que um partido político financia Olavo de Carvalho. Escrevi que é financiado. E eu o estou desafiando a dizer por quem. Algum político, por exemplo?
3: “Vagabundo”? Bem, não o chamei de vagabundo. Acho até que se esforça para parecer original e tem certo talento para desafiar o senso comum. O problema é que, com alguma frequência, esse desafio se dá pelo caminho de vários tipos de aberração: de lógica, de vocabulário, de cultura filosófica…

Olavo está furioso porque sempre enganou os que caíram na sua conversa com a fama do homem que via a história antes de a história acontecer. E quebrou a cara. Apostou todas as fichas em que não haveria impeachment. E agora precisa devolver Dilma ao palácio para provar que tinha razão.

De certo modo, nunca deixou de ser um discípulo de Marighella, já que, a exemplo dos comunistas, ele conta a história do mundo a partir do fim, do ponto de chegada. De certo modo, nunca deixou de ser um astrólogo, já que é metido a fazer previsões. De certo modo, nunca deixou de ser um ocultista, já que infere que os caminhos da história só se revelam aos iniciados.

E, agora, na sua parceria com o PT, junta toda essa vasta experiência do embuste para se juntar aos que querem Dilma de volta ao Palácio do Planalto.

Aderiu até à agenda de Lula: quer democracia plebiscitária.

Um verdadeiro gênio. Sem dúvida!

PS – Ah, sim: alguém pode ficar em dúvida e se indagar se é crível que Olavo seja hoje um esbirro do PT. Pois é… Quem desconhecia a sua biografia pode achar INCRÍVEL que tenha sido um discípulo de Marighella, um astrólogo e um islamista. Ser petista é café pequeno… E notem: ele sempre foi isso tudo com igual convicção, chamando de idiotas todos os que não partilhavam de suas alucinações. E sempre arregimentando fiéis.
PS2 – Mal o post foi ao ar, um bobão já comentou: “Aí, hein, Reinaldo, limpando o terreno para o PSDB…”. Ele acha que, em Brasília ou no Brasil, realmente estão preocupados com o que pensa Olavo… “Ah, e por que você resolveu responder às agressões dele?” Porque estou achando divertido ver um sujeito ridículo ser vítima das suas próprias armadilhas retóricas. Só por isso. Olavo é de uma irrelevância absoluta na política. Mas convenham: é uma personagem e tanto, com aquele seu jeito meio podrão, aquele vocabulário porco, aquele jeito pidão, sempre implorando por um dinheirinho em troca de uma filosofada.


6 comentários:

  1. Que merda esta acontecendo com esses dois?
    Não pode ser apenas ego...
    Tem algo a mais nessa biga.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu conheci o Olavo de Carvalho, demorei um ano para começar a dar atenção ao seu "trabalho", depois demorei seis meses para ter certeza de que ele é um imbecil. Reinaldo Azevedo sempre soube tudo isso que falou sobre o Olavo, discípulo de Marighela, astrólogo e islâmico, "E notem: ele sempre foi isso tudo com igual convicção, chamando de idiotas todos os que não partilhavam de suas alucinações. E sempre arregimentando fiéis". Faço a mesma pergunta que o Argento:
    que merda aconteceu para, depois de tantos anos, descobrirem um ao outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... né eu aí acima não, Milton; mas faço, também, a mesma pergunta. São dois campos, dois egos e não se sabem quem é "O Bom, O Mau e O Feio" ...

      Excluir
    2. Ué, seu nome não é Anônimo Argento? KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. Opa,

    Desculpe a indelicadeza no apelido...

    Mas é esse o ponto mesmo. Não ha nenhuma novidade nessa historia. Então pq a insistência do Reinaldo no assunto?

    Se o Olavo é tão idiota, senil e insignificante (e eu acho mesmo que é) pq tanto emprenho em chamar a atenção pra ele agora?

    A conversa de que ele agora esta aliado ao PT é estupida.
    Mas pode ser medo do PSDB com uma antecipação das eleições.

    Não sei. Estranho.

    []s

    Ass

    Novo Anonimo

    ResponderExcluir