terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cantinho dos Egos Superinflados

Olavo de Carvalho botou hoje no seu Face:

Reinaldo Azevedo escreve:
É muito típico da esquerda vigarista querer o monopólio do colunismo — em que, diga-se, os vermelhos são a esmagadora maioria, embora sejam minoritários na sociedade. É muito típico dos reacionários bolorentos, recendendo a naftalina ideológica e teses putrefatas, acusar a imprensa de dar espaço apenas para o oposicionismo domesticado. Reivindicam que a mídia lhes dê picadeiro para pregar que se rasgue a Constituição. Asco!”

O negrito - ou “vermelhito” - foi o que Olavo não postou, mas o parágrafo inteiro que o Reinaldo escreveu hoje é esse mesmo, num artigo onde ele defende a contratação de Kim Kataguiri como articulista da Folha.

E Olavo segue, resmungando velharias:

Escrevi em 15 de maio de 2000:
“A constância obsessiva com que expressões de repugnância física - asco e desejos de vômito - aparecem nos protestos das pessoas que me odeiam é para mim um motivo de lisonja e satisfação. Assinala que, diante dos meus escritos, essas criaturas se vêem privadas do dom de argumentar. Paralisada a sua inteligência pela obviedade do irrespondível, vem-lhes o impulso irrefreável de uma reação física. Já que lhes arranquei a língua, querem sair no braço. Mas, como bater em mim seria ilegal e ademais as exporia à temível possibilidade de um revide, a última saída que lhes resta é voltar contra seus próprios corpos o sentimento de raiva impotente que as acomete, donde resulta todo um quadro sintomatológico de diarréia, tremores, cólicas e convulsões.”

Como se vê, ambos são casos perdidos. Mais Olavo que Reinaldo.

3 comentários:

  1. No caso do Olavo, atrai minha atenção o fato de, em quase dez linhas, ele conseguir não dizer nada, mas me surpreende ele começar dizendo que já publicou aquilo há 15 anos e está publicando novamente.

    No caso do Reinaldo, mais modesto que o Olavo, atento discretamente para o seguinte: “É muito típico da esquerda vigarista querer o monopólio do colunismo (...)”. Então pergunto:

    a) A direita vigarista não quer exatamente isso?
    b) A esquerda NÃO vigarista se sente incomodada com as atitudes da “esquerda vigarista”? (A reciproca vale também para a direita não vigarista).
    c) Vocês quatro (esquerda e direita, vigarista e não vigarista), não cansam de tentar me convencer a ser trouxa?

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... temos um "pobrema", Miltom, "nossa" (minha é o cacete) direita / esquerda BraZilis foi todinha formada pelo partidão ...

    ResponderExcluir