domingo, 22 de junho de 2014

Quando a imbecilidade vem da imprensa

O que se conclui dessa notícia - principalmente o título - dada pelo G1 e escrita por Dominik Giusti?

“Obras de Belo Monte incentivaram indústria de sexo no Pará, diz estudo”

A construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, iniciada em 2011 em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará, acabou gerando um “mercado do sexo” com estabelecimento de uma rede de exploração sexual na região. Especialmente no município de Altamira, cidade vizinha do empreendimento que tem recebido o maior contingente populacional desde o início da obra. A conclusão é do pesquisador Assis da Costa Oliveira, da Universidade Federal do Pará (UFPA). De acordo a pesquisa feita sob encomenda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em 2012, e complementada com dados coletados até 2014, os aliciadores que exploram mulheres, adolescentes, travestis e índios aceitam até vale-alimentação como forma de pagamento pelos serviços sexuais.

O professor revela ainda que até índios estão sendo explorados sexualmente, fato considerado novo pelos pesquisadores.

Ora, quem lê isso conclui que as obras - ou suas construtoras - são as patrocinadoras da prostituição desenfreada, mesmo porque, a notícia destaca que a pesquisa foi feita por encomenda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o que dá a falsa impressão que o Estado está preocupadíssimo com o bem-estar da população, quando a verdade é exatamente o contrário disso.

Vejam o que diz o pesquisador:

“É necessário (...) que o estado forneça alternativas, crie políticas públicas para essas pessoas, para que elas não continuem nesse ciclo, além de cobrar ações mais efetivas da Norte Energia e do Consórcio Construtor Belo Monte, para coibir isso.”

“Falta responsabilidade do estado e das grandes empresas para o enfrentamento do crime na região sudoeste do Pará. A pesquisa sugere o fortalecimento do setor de inteligência da polícia para a prevenção de novas situações, para desmascarar a dinâmica.”

Ou seja, segundo o professor, a culpa é única e exclusivamente dos governos que não fiscalizam, não policiam e não cobram das empresas as ações necessárias para amenizar o problema. Amenizar sim, porque acabar com a prostituição, ninguém nunca conseguiu na história da humanidade a não ser matando as prostitutas.

Portanto, o que seu Dominik Giusti fez foi dar um grande exemplo de imprensa marrom-cocô, bem ao estilo dos crápulas da mídia oficialóide, financiados pelo governo e pagos com o dinheiro que o PT rouba da gente.

4 comentários:

  1. Veja que interessante, eu pensava que os culpados pela prostituição fossem os fabricantes de camisinha, jamais iria imaginar que fossem as construtoras de usinas.

    ResponderExcluir
  2. ... tá bão, será que não passou pela cabeça de pelo menos um desses Pústulas a construção de um posto de saúde para cuidar das Doenças Profissionais? - demagogia, hipocrisia pouca é besteira ... "todo castigo pra corno é pouco"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... dizem os entendidos que a prostituição é a "profissão" mais antiga do mundo; porra nenhuma! hipócritas e demagogos são, via de regra, mais bem remunerados.

      Excluir
    2. ... o SISTEMA agradece ... e remunera

      Excluir