domingo, 8 de fevereiro de 2015

Pesquisa Datafolha sobre Dilma: grande parte dos brasileiros são esquizofrênicos de carteirinha

Pois é. Eu não entendo bem o que se passa com os brasileiros. Não sei se é só ignorância não. Isso me cheira a esquizofrenia epidêmica. Nem a tal cabulosa margem de erro, que nesse caso é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos pode explicar.
Senão vejamos:


O resultado da pesquisa de avaliação do governo de Dilma feita neste mês foi:
- Ótimo/bom: 23%
- Regular: 33%
- Ruim/péssimo: 44%
- Não sabe/não respondeu: 1%

Para 46% dos eleitores ouvidos pelo instituto, Dilma mentiu durante a campanha eleitoral do ano passado. Outros 14% acreditam que a então candidata falou apenas mentiras durante o processo.

A pesquisa Datafolha mostra ainda que 47% dos brasileiros consideram a presidente desonesta, 54% a consideram falsa e 50%, indecisa.

Outro dado levantado pela pesquisa indica que 26% dos eleitores disseram acreditar que a situação econômica do próprio entrevistado iria piorar neste ano. Outros 38% disseram que a situação deve permanecer da mesma forma como está.

Ainda segundo o Datafolha, apenas 14% dos eleitores acreditam que Dilma não sabia do esquema de corrupção na Petrobras. Outros 77% dos entrevistados acreditam que a presidente Dilma sabia do esquema. Destes, 52% disseram que ela sabia dos desvios na estatal e deixou que o esquema continuasse. Para 25% dos que disseram que a petista sabia dos desvios, mesmo sabendo, a presidente nada pôde fazer.

De acordo com a pesquisa, 21% dos entrevistados apontaram a corrupção como o maior problema do país. O tema só ficou atrás da saúde, que contabilizou 26%.

Vamos ficar com o dado ruim/péssimo sobre a avaliação do governo da mentecapta que é 44%:
46% acham que Dilma mentiu durante a campanha eleitoral - 2% a mais (dentro da margem de erro);
47% acham a presidente desonesta - 3% a mais (dentro da margem de erro);
50% a consideram indecisa - 6% a mais;
54% a consideram falsa - 10% a mais;
77% acham que ela sabia do petrolão - 33% a mais.

Ora, isso quer dizer que há uma legião de insanos que acham que o governo é regular (ou bom/ótimo) ao mesmo tempo que a consideram mentirosa, desonesta, indecisa e falsa, além de ter conhecimento da roubalheira na Petrobras e não fazer nada. Só pode ser esquizofrenia!

Sem contar com os 23% de dementes irrecuperáveis que consideram essa calamidade como ótima ou boa.

Fala sério!

3 comentários:

  1. (argento) ... já lhe ocorreu que as pesquisas podem ser mentirosas? - é fácil manipular pesquisas estatísticas ...

    ResponderExcluir
  2. O Argento chamou a atenção para algo muito comum, as pesquisas mentirosas. O Ricardo chamou a atenção para a falta de discernimento dos (supostos) pesquisados. Eu vou aplicar minha formação em análise de sistemas e análise de informações para questionar os "fundamentos" da pesquisa.

    a) 54% = Dilma é falsa; 47% = Dilma é desonesta; 46% = Dilma é mentirosa.
    a1) 7% = Dilma é falsa, mas não é desonesta; 8% = Dilma é falsa, mas não é mentirosa; 1% = Dilma é mentirosa mas não é desonesta.

    Como profissional da informação, eu jamais faria uma pesquisa com esses parâmetros, pois são palavras diferentes que expressam a mesma coisa. Nesse ponto o Argento apertou na ferida de quem fez a pesquisa, ou seja, perguntou se Dilma é falsa e perguntou (pesquisou) se é desonesta ou mentirosa, quando não há como ser falso e honesto ou honesto e mentiroso.

    Mas o Ricardo apertou na ferida dos (supostos) pesquisados. A única maneira de avaliar os resultados é identificando demência irrecuperável. Por coincidência, eu mencionei (um ou dois dias antes da pesquisa) num comentário aqui no TMU, uma situação onde presenciei (num açougue) essa demência.

    Como profissional da informação posso dizer que ambos estão corretos, o Argento por questionar a validade dessa pesquisa que "pesquisou" falsidade como algo diferente de desonestidade e o Ricardo pelo diagnóstico dos indivíduos que a gente encontra em locais públicos e dizem que o PT foi enganado pelos EUA.

    ResponderExcluir
  3. (argento - um esquizofrênico com horror à "pesquisas") ... por óbvio, não só a "pesquisa" pode sofrer manipulações, como o "pesquisado" pode ser manipulado

    ResponderExcluir