quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O que é caráter, Mangabeira Unger?


Mangabeira Unger voltará ao comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), onde esteve à frente entre 2007 e 2009, no governo Lula. Ele vai substituir Marcelo Néri. Em nota oficial, Dilma agradeceu o trabalho de Neri, mas não explicou os motivos da mudança.

Então tá. Mas vamos relembrar o que Mangabeira pensava do PT e do governo em 26/08/03, em entrevista à Folha de São Paulo:

“O tom do regime é o de uma pequena burguesia entusiasmada com os confortos mais vulgares - desde os robes de algodão egípcio até as comilanças intermináveis. As fisionomias desfibradas e sorridentes, as figuras fofas e gozadoras, pródigas em brincadeiras, bebedeiras e choradeiras, dadas a comer, a viajar e a falar, mas sem apetência para fazer, construir e inventar, a frouxidão generalizada nas mentes e nos corpos encarnam deboche que o país prefere desconhecer. (...) Que conclusões devemos depreender desse desastre, que é moral e intelectual antes de ser político ou econômico? A primeira conclusão é que o PT se está revelando um desvio na história do Brasil. Veio, com a ajuda da igreja e da intelectualidade, para substituir o velho trabalhismo brasileiro. A substituição não presta: acabou em rendição.”

Pois é. Só que quatro anos depois ele engoliu o que disse e quem se rendeu foi ele, ao aceitar o convite de Lula para a SAE.

Caráter, o que é isso?

2 comentários:

  1. (argento) ... caráter é: ... , PREVISIBILIDADE ! ...

    ResponderExcluir
  2. Acho que não é Mangabeira, deve ser Manguaceiro. As declarações dele dependem do nível de manguaça no sangue.

    ResponderExcluir