sábado, 7 de fevereiro de 2015

No PT de Ruim Falcão, ladrão é herói, mas quem votar contra suas ordens é expulso

Ruim Falcão
Globo

O presidente do PT, Rui Falcão, avisou à bancada petista na Câmara dos Deputados que será expulso da sigla o deputado que votar a favor da proposta de reforma política defendida por Eduardo Cunha (PMDB).

Segundo o jornal O Globo, a posição foi tomada após deputados do PT serem acusados de apoiar secretamente a eleição de Cunha para a presidência da Casa.

Na última vez que o PT assumiu uma postura radical assim, em 2003, Heloísa Helena (AL), Luciana Genro (RS), Babá (PA) e João Fontes (SE) foram expulsos do partido.

A reforma política é a pauta que o PT escolheu para tentar melhorar sua imagem após o mensalão. A proposta defendida pelos petistas impõe o fim das doações de empresas privadas. Já o projeto que Cunha pretende levar à votação inclui este tipo de doação na Constituição.

Em menos de 72 horas após sua eleição para a presidência da Câmara, Cunha acelerou a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Política que estava parada na Casa.

A proposta estava há um ano na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Sua admissibilidade dependia da aprovação da comissão e o PT travava seu andamento.

Cunha, então, tirou a admissibilidade - que é o primeiro passo que o projeto precisa cumprir - da CCJ e passou para o plenário. Já na sessão de terça-feira, a admissibilidade da PEC foi aprovada pelos deputados. Menos de 24 horas depois, Cunha autorizou a criação da comissão especial que analisará o tema.

A expectativa é que a comissão seja instalada na próxima terça-feira, dia 10. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, 34 deputados integrarão o grupo.

A PEC prevê, entre outras coisas, o voto facultativo, o fim da reeleição para cargos executivos e a coincidência das datas das eleições, além de um sistema misto de financiamento das campanhas.

11 comentários:

  1. Reforma política é tão necessário como temerário. Voto facultativo já existe, quem não quer votar pode anular o voto ou votar em branco, mas o comparecimento ao local de votação é algo importantíssimo num país com uma população como a brasileira.

    Como será o controle de quem compareceu ou não compareceu? Se você não comparecer qual será a garantia que outra pessoa não vote no seu lugar? Quem recebe Bolsa Família vai deixar de comparecer e mostrar que não votou no governo?

    Acabar com a reeleição é outra conversa fiada, o uso da máquina pública pode ocorrer com ou sem reeleição. No RS ninguém se reelegeu para governador, no Acre os Irmão Viana estão se revezando no governo faz tempo. Se o eleitor não é capaz de avaliar um governo, como vai avaliar um candidato novo?

    Sistema misto de financiamento já existe, a propaganda em rádio e televisão é paga com dinheiro público. Coincidência nas datas das eleições implica em prorrogação de mandatos, prefeitos que foram reeleitos ficarão 10 anos no cargo.

    Mas outro detalhe, o fim da reeleição vem com a mudança do mandato de 4 para 5 anos nos cargos do executivo, para haver coincidência os mandatos do legislativo também deverá ser de 5 anos e no Senado deverá ser de 10 anos.

    Minha proposta de reforma política:

    a) O financiamento público de campanha continua como está, mas punição para as infrações devem ser severas e o processo deve ser rápido.
    b) Os mandatos continuam em 4 anos para o executivo e legislativo, com eleições a cada dois anos.
    c) O mandato dos Senadores passam para 6 anos e cada estado pode eleger 2 senadores, um nas eleições para governador e um nas eleições para prefeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltaram alguns itens importantes.

      d) Qualquer um pode criar um partido, sem precisar de quantidade mínima de assinaturas e as fusões de partidos deixam de existir.

      e) Não serão permitidas coligações.

      f) O tempo de televisão será apenas para cargos majoritários e nunca acima de 10 minutos.

      Excluir
  2. (argento) ... pequenas "restrições:

    1-"Reforma política é tão necessário como temerário" - desconfie-se de qualquer "Reforma" proposta por este "governo de esquerda"; nunca na iztória deste país, nenhum partido assenhorou-se tanro dos recursos de captação de dinheiro

    2-"Voto facultativo já existe, quem não quer votar pode anular o voto ou votar em branco" - se somos obrigados a Comparecer e Votar, mesmo que nulo ou em branco, o voto facultativo não existe.

    3-"Como será o controle de quem compareceu ou não compareceu? - lógico, pelo número do Título Eleitoral, pelo da Idemtidade, pelo CPF ou outro documento que IDENTIFIQUE o eleitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... no íten "2", faz-se necessário que exista DE FATO"

      Excluir
  3. (argento) ... he he he, penso torto, vejo a "expulsão" como manobra tática ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... proponho, como ítem da reforma política, que todo e qualquer político Expulso de partido, fique automaticamente INELEGÍvEL por OITO Anos ... se não quer ser expulso por discordância, peça "demissão" ...

      Excluir
    2. Muito bem lembrado, o modelo político brasileiro é tão ruim que é melhor ser expulso do que pedir para sair.

      Excluir
  4. Rui Falcão o Burguês bundão dando uma de "socialista! Vamos confiscar as terras, apartamentos e a mansão em Vinhedo desse explorador socialista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... he he he, membros do Politburo (nomenklatura) são exceção (imunidade), é a regra ...

      Excluir
  5. Deveriam confiscar os bens do explorador socialista Rui Falcão, inclusive a sua Mansão em Vinhedo no interior de São Paulo!

    ResponderExcluir