segunda-feira, 23 de março de 2015

Pasmem senhores, isto foi escrito por um psicanalista!

Ignorância tem cura, por Luís Olímpio Ferraz Melo (advogado e psicanalista)

Multiplicam-se a cada dia fenômenos psicológicos numa velocidade tal que não é possível, muitas vezes, diagnosticá-los enquadrando-os no conhecimento existente, exemplo: síndrome do pânico. A depressão tem sido um desafio e há diversas hipóteses para explicar a sua existência que vacilam entre causas endógenas e exógenas. A insônia é hoje o “calcanhar de Aquiles” na psiquiatria e, acrescida da ansiedade, faz com que o Rivotril® seja o segundo remédio mais vendido no Brasil, perdendo apenas para o anticoncepcional Microvlar® que é distribuído pelo Governo Federal gratuitamente para o “controle de natalidade” disfarçado.

Parece haver um desejo de medicalizar qualquer sintoma no sujeito e é possível afirmar que a psiquiatria na contemporaneidade está a serviço da indústria farmacêutica, pois com o seu Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) deixou de ouvir seus pacientes, colocando na vala comum todo e qualquer sintoma do sujeito e “jogando pela janela” o conhecimento clínico amealhado desde Freud.

É um erro imperdoável acreditar que a cura - ou superação - de uma questão não possa ser investigada além do sujeito, pois quando não se tem uma explicação plausível para tanto, há de se recorrer para a metapsicanálise, assim como fez Freud, pois ele participou do fenômeno das “mesas girantes”, na Europa, onde supostos espíritos respondiam perguntas formuladas pelos participantes. Além disso, Freud estudou a “telepatia”, a “Hipnose” e aos sábados à noite era sagrado colocar cartas de tarô para ele mesmo buscando assim o autoconhecimento.

O preconceito aliado à ignorância impede avanços consideráveis na elucidação dessas questões, pois, além de haver interesses econômicos dos bilionários laboratórios farmacêuticos em drogar a civilização, há na formação de muitos “psis” resistência e medo para desbravar outras searas do infindável campo do conhecimento humano...

Poder-se-ia dizer, com alguma segurança, que muitas dessas questões do sujeito já poderiam ter sido clareadas e solucionadas sem o uso de remédios alotrópicos, mas a ignorância tem sido um obstáculo.

Auguro que não mais tardará para ocorrer o declínio do uso de medicamentos alotrópicos que tantos efeitos colaterais provocam no sujeito e que apenas “controlam” os sintomas, mas sem qualquer desejo de curá-lo...

Eu não deveria nem comentar, principalmente porque um sujeito que se diz psicanalista confundir alotropia - propriedade que possuem alguns elementos químicos de se apresentarem com formas e propriedades físicas diferentes - com alopatia - sistema ou método de tratamento em que se empregam remédios que, no organismo, provocam efeitos contrários aos da doença em causa - já o descredencia totalmente.

Em todo caso, o que me chamou atenção foi a menção de embustes como mesas girantes e tarô como sendo merecedores de estudos no sentido de buscar a cura de “fenômenos psicológicos” - que é como ele chama males como a depressão e a síndrome do pânico -, ocupando o lugar dos remédios tradicionais, alopáticos.

Além disso, o doutor associa erradamente a depressão à síndrome do pânico, fato que pode ocorrer, mas que não é, absolutamente, obrigatório.

E ainda diz que ignorância tem cura. Não sei se esse será o caso dele...

Agouro que não mais tardará a ocorrer o declínio dos velhos e bons esculápios acadêmicos em detrimento de gurus, espíritas, videntes, pajés, curandeiros...

7 comentários:

  1. Por que tanto ódio senhor Ricardo Froes? O que essa postagem tem a ver com o PT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... aqui se comenta sobre vários "açuntos" e, claro, também sobre PT, "guverno", impostos, LIXO, Mensalão, mensalinho, Bolsonaro, Lava Jato, amor, ódio, Anônimos, Robot, alcool, cigarro, maconha, crack e outras drogas ,,, e haja Lexotan!!!

      Excluir
    2. Desde quando isso aqui é exclusividade petralha? Desde quando eu criticar asneiras de quem deveria, por dever da profissão, ser sensato é ódio?

      Aliás eu desafio qualquer psicanalista que seja contrário às minhas observações a debater comigo sobre síndrome do pânico, mal que me afligiu durante 25 anos, desde quando a doença não era nem conhecida, em 1978, tempo em que fui cobaia de doze "terapeutas" que não resolveram nada.

      Excluir
  2. (argento) ... "Ignorância tem cura"! - acredito que sim, acredito que o antídoto seja o Conhecimento (defini-lo é Limita-Lo) ou sua busca, como um Norte ...

    Nossa, sociedade é Maxista e Branca - falo da Ocidental - sob a influência de uma Cultura onde o Medo e a Culpa são incutidos desde tenra idade e, explorados durante a infância, a adolescência e a maturidade ... não é de se estranhar que as mulheres ocupem o primeiro lugar nas "doenças psíquicas" ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... MACHISTA, burro!!!

      Excluir
    2. (arggento) ... he he he, Pastor Adélio neles ...

      https://www.youtube.com/watch?v=5HXQXD_e9g8

      Excluir
  3. (argento) ... sobre doenças "Psi", um aperitivo:

    http://cinema.uol.com.br/noticias/afp/2011/09/16/filme-sobre-a-invencao-do-vibrador-rouba-a-cena-no-festival-de-toronto.htm

    http://www.abeme.com.br/2013/07/sexualidade-e-saude-a-verdadeira-historia-do-vibrador/

    http://www.abeme.com.br/2013/07/sexualidade-e-saude-a-verdadeira-historia-do-vibrador/

    ResponderExcluir