segunda-feira, 16 de março de 2015

A insanidade de um comunista chamado Mauro Santayana

Parte do artigo de Santayana na Tribuna da Internet:

Mauro Santayana: governo do PT não tem nada de comunista

Muitos brasileiros também vão sair às ruas, neste domingo, por acreditar – assim como fazem com relação à afirmação de que o PT quebrou o país – que o governo Dilma é comunista e que ele quer implantar uma ditadura esquerdista no Brasil.

Quais são os pressupostos e características de um país democrático, ao menos do ponto de vista de quem acredita e defende o capitalismo?
  1.  a liberdade de expressão – o que não é verdade para a maioria dos países ocidentais, dominados por grandes grupos de mídia pertencentes a meia dúzia de famílias;
  2.  a liberdade de empreender, ou de livre iniciativa, por meio da qual um indivíduo qualquer pode abrir ou encerrar uma empresa de qualquer tipo, quando quiser;
  3. a liberdade de investimento, inclusive para capitais estrangeiros;
  4. um sistema financeiro particular independente e forte;
  5. apoio do governo à atividade comercial e produtiva;
  6. a independência dos poderes;
  7. um sistema que permita a participação da população no processo político, na expressão da vontade da maioria, por meio de eleições livres e periódicas, para a escolha, a intervalos regulares e definidos, de representantes para o Executivo e o Legislativo, nos municípios, estados e União.
Todas essas premissas e direitos estão presentes e vigentes no Brasil.

Santayana tentou provar que o PT não é comunista e deu sete razões. Supondo-as verdadeiras (mesmo que só na cabeça dele), obviamente podemos concluir que, no comunismo:
  1. Não há liberdade de expressão;
  2. Não há liberdade de empreender, ou de livre iniciativa;
  3. Não há liberdade de investimento;
  4. Não há um sistema financeiro particular independente e forte;
  5. Não há apoio do governo à atividade comercial e produtiva;
  6. Não há a independência dos poderes, e
  7. Não há um sistema que permita a participação da população no processo político.
Eu pergunto: sendo Santayana sabidamente comunista, não é um caso de internação? Será que alguém mentalmente são pode querer isso para si?

9 comentários:

  1. (argento) ... ouvi de meu pai uma frase de Henry Ford, repetida zilhões de vezes: "O cliente pode ter o carro na cor que quiser, com tanto que seja preto." - he he he, Henry Ford era Comunista!; se fosse democrata pintaria seus automóveis com as cores da freguesia.

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... nada é mais Comunista ou "anti democrático" que uma Linha de Produção ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da linha de produção.Por que o Argento acha antidemocrático uma linha de produção?
      Gracas ao Ford não somente os ricos puderam ter o deleite de adquirir um automóvel, ademais os carros pretos ainda são os mais bonitos (isso digo eu) se bem que um Ford Mercury descapotável 1945 cor creme com aqueles pneus com faixa branca é uma obra de arte, isso é.

      Excluir
    2. (argento) ... o filme "Tempos Modernos" mostra como é uma Linha de Produção - tá devendo o LINK e o texto "... começou na França", sobre a sexta feira 13

      Excluir
    3. O filme Tempos Modernos com o genial Chaplin ainda era cinema mudo, o mundo mudou.
      Claro, uma linha de produção é uma linha de producao, são varias estações e é necessario concentração, é um trabalho mecânico.
      Não é preciso ser um gênio para trabalhar numa linha de produção e isso é bom, pois felizmente os menos privilegiados também podem ser produtivos.
      Vá visitar uma linha de produção da Volvo e verá que o mundo pulou e avançou.
      O interessante numa linha de produção como a da Volvo e certamente das outras montadoras europeias é o ambiente, são unidos, não são como robts, existem um coleguismo muito bonito entre eles.
      Eu também gosto muito de ver os robots em ação, parecem girafas ou mesmo um Brontosauro em ação. Os robts são batizados, tem nomes, são conhecidos pelos nomes, na Suécia eram nomes suecos, aqui são nomes belgas.

      Por que iria colocar novamente o link?
      Eu achei piada no texto, assim como acho piada nas hisotorias do Saci Perere ou o Boitatá, Mao Seca e Mula sem Cabeca.

      Excluir
  3. Esse artigo só pode ser uma pegadinha, me recuso a acreditar nessas insanidades!
    .
    1 - Não há liberdade de expressão;
    .
    _ E o cara manda essa pérola a partir de um blog gozando da mais plena liberdade de expressão (não entendi, explica ai amigo!)
    .

    2 - Não há liberdade de empreender, ou de livre iniciativa;
    _ O cara fala do alto do seu próprio empreendimento que não liberdade de empreender ou de livre iniciativa nos links que estão na aba esquerda do blog aparece entre uma série de links um para o Word Bank Group kkkkk pô meu você está de brincadeira só pode ser!
    .
    3 - Não há liberdade de investimento;
    .
    Esse blog aqui pode, mesmo que o lucro seja duvidoso, ser classificado na categoria investimento? _Claro que pode! Oh meu... Se manca!
    .

    4 - Não há um sistema financeiro particular independente e forte;
    .
    O camarada aqui deve estar guardando a grana, dele e da empresa, em baixo do colchão, só pode!
    .
    5 - Não há apoio do governo à atividade comercial e produtiva;
    .
    O Sebrae deve ser uma fábula e governo federal deve estar viajando na maionese quando incentiva e apoia o pequeno empreendedor! Se liga meu irmão!
    .
    6 - Não há a independência dos poderes.
    .
    Até que se prove o contrário o princípio idealizado por Montesquieu funciona razoavelmente bem por aqui!
    .
    7 - Não há um sistema que permita a participação da população no processo político.
    .
    Esse cara estava onde quando todos os jornais estamparamque:"reforma por meio de consulta popular é uma das prioridades do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem deve estar de brincadeira é você, anônimo, mas é mais provável que, como um bom petralha, acredite mesmo no "brilhantismo" dos seus argumentos, nas "verdades" que o governo conta e na "genialidade" do Santayana.

      Suas sete observações são risíveis, mas a sexta é de gargalhar, depois de tudo que aconteceu nos últimos dias, com os três poderes agindo em bloco para salvar a quadrilha do poder.

      Excluir
    2. (argento) ... é, parece que o "Anônimo" não entendeu o postado; talvez tenha capacidade limitada de interpretação, talvez tenha outros interesses, talvez não tenha lido com atenção, talvez tenha faltado às aulas do primário, talvez ... a lista dos "talvezes" e dos "provavelmente" é vasta ...

      Excluir
    3. Até que se prove o contrário, a Dilma não falou que tem cinco juízes do STF na mão.

      Excluir