quinta-feira, 26 de março de 2015

Desembargador sob suspeita é contratado pela Petrobras. Mais um...


Não sei por que eu ainda perco tempo com notícias como esta. Ninguém tem mais o direito de se surpreender com qualquer coisa que venha desse governo, já que não há, nem nunca houve, a menor possibilidade de o PT nomear alguém probo para cargo algum - nem que seja para servir cafezinho -, pela total inexistência de material humano que ao menos cumpra o singelo dever de ser honesto em seus quadros ou entre seus apaniguados.

Este, vai ser apenas mais um - entre milhares - a prevaricar em uma nova função, já que também o fazia na anterior.

Folha

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo Armando Sérgio Prado de Toledo, 59, investigado no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sob suspeita de favorecer o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB-SP), foi contratado no dia 16 como consultor do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine.

Cinco dias antes, Toledo surpreendeu os colegas da magistratura com o requerimento de aposentadoria, concedida pelo presidente do TJ-SP, José Renato Nalini. Ele poderia permanecer no cargo por mais 11 anos.

Segundo afirma a Petrobras, Toledo prestará assessoria à presidência “em matérias relacionadas ao seu histórico profissional e acadêmico na área jurídica”.

Ele não respondeu os pedidos da Folha para confirmar se acompanhará os processos da Operação Lava Jato.

Magistrados atribuem a contratação de Toledo a uma possível retribuição por sua atuação na intermediação de contatos do Banco do Brasil, presidido por Bendine até fevereiro, com o TJ paulista.

Por vários anos, Toledo tratou de interesses do tribunal junto a órgãos públicos. Em junho passado, ele participou da cerimônia de assinatura de dois convênios que centralizaram no BB os créditos da folha de pagamentos do TJ-SP, contas de depósitos judiciais e créditos de precatórios (dívidas do Estado com pessoas físicas e jurídicas).Os convênios foram firmados por Bendine e Nalini.

Toledo não está impedido de assumir o cargo na Petrobras. Aposentado, ele só não pode exercer a advocacia perante o judiciário paulista.

A Folha revelou em 17 de fevereiro que o então desembargador havia retardado por mais de três anos uma ação penal contra Barros Munhoz supostamente para beneficiar o deputado estadual tucano. O processo é referente a suspeita de desvios de recursos quando Munhoz era prefeito de Itapira (SP).

Os crimes de formação de quadrilha, fraude à licitação e omissão de informações ao Ministério Público prescreveram enquanto o processo estava com Toledo. Munhoz ainda responde ação penal por suposta apropriação e desvio de bens e rendas públicas por 33 vezes.

Toledo deixou a corte paulista desgastado. Na eleição que conduziu Nalini à presidência, foi o último colocado na disputa pelo cargo de corregedor-geral.

O presidente do TJ-SP acomodou-o como representante do tribunal na Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que não faz parte da estrutura formal do Judiciário e atua para defender as prerrogativas do Poder em eventos com patrocínio público e privado.

A demora no CNJ para levar a julgamento uma reclamação disciplinar contra Toledo gerou a suposição entre magistrados da existência de rede de proteção para blindá-lo no TJ-SP e no órgão de controle externo do Judiciário.

A aposentadoria voluntária não extingue a responsabilidade administrativa. Dependendo da decisão do CNJ, ela pode convertida em compulsória e o Ministério Público pode mover ação de perda do cargo de desembargador e da aposentadoria.

2 comentários:

  1. O desembargador do trabalho da Bahia fechou o fórum trabalhista de Salvador por 20 dias, sob pretexto de que pessoas passaram mal por causa de uma dedetização. A vigilância Sanitária não encontrou nada, uma empresa especializada não encontrou nenhum vestígios de produtos químicos no ambiente.

    O TRT da BA responde a uma denúncia de fraude na Corregedoria Geral do Trabalho, recebeu a notificação no dia 27/02 (sexta-feira), o fórum foi fechado na segunda-feira (02/03). O número de pessoas que passaram mal, inicialmente de 5 pessoas transformou-se em 200.

    Não houve qualquer registro de pessoas procurando hospitais ou pronto atendimentos por causa de intoxicação no TRT. O Judiciário está tão contaminado quando o executivo e o legislativo. Intervenção militar é a única saída.

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... nada mais Previsível!!! - quem controla (ainda) manda ...

    ResponderExcluir