domingo, 29 de março de 2015

Da desnecessidade do beijo entre duas velhas

Quando a arte se oculta por trás de um beijo de duas idosas…

Luiz Fernando Stamile Racco da Tribuna da Internet

Qual a importância – para o “bem” ou para o “mal” – que o tal beijo das duas idosas tem, para fins de dramaturgia, cultura, artes e coisas do gênero? Nenhuma. Os meios de comunicação em massa só se preocupam com a “polêmica” (ô palavrinha insuportável!) que a cena causa e, claro, com a audiência, que gera propaganda e anunciantes, que vendem desde produtos de limpeza para fogão, até carros luxuosos.

Uma vez disse o Alberto Dines: “Criam-se novas necessidades; esquecem-se das eternas exigências”. Se ambas se beijaram, para mim tanto faz. Apenas vejo uma fase de pobreza criativa, que vem dando lugar a cenas desnecessárias, tolas e inúteis, em detrimento da verdadeira arte – aludo a todas: literatura, escultura, dança, teatro, pintura, música e, considerando-a como a sétima, o cinema.

Deixaram a verdadeira arte no sótão e liberaram para exibição as traças que lá se encontravam. Querem mostrar duas senhoras se beijando? Se chupando (com ruídos!)? Se comendo com cenas de nitidez ginecológica? Muito bom. Pulitzer, o inventor da imprensa marrom, há mais de 100 anos, aprovaria e editaria um número extra de páginas amarelas, para comentar sobre o assunto.

Pelo menos, tirem as artes que estão guardadas naquele sótão e as exibam com entusiasmo.

E entre um beijo falseado sob o manto fajuto da “dramaturgia” e a boa e sacana pornografia, fico com a última. É mais honesta e interessante. Mas, por favor, sem Natália nem Fernanda. Tenham dó!

Ah, e quanto à política ou moral cristã (hoje, no Brasil, são a mesma coisa)… às favas! Ambas me causam repugnância. PT, PSDB, PMDB, PDT, PQP ou qualquer “P” são sopa indigesta de letrinhas. Só.

2 comentários:

  1. (argento) ... China reinventa "Espingarda pra Matar Viado na Curva"

    http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/policia-chinesa-lanca-arma-capaz-de-atirar-para-todos-os-lados-literalmente/

    ResponderExcluir
  2. (arggento) ... sem noção e sem nação, continuo "sem entender" por quê um MinC se já tínhamos um MEC ...

    ResponderExcluir