segunda-feira, 18 de maio de 2015

Vai um pastelzinho de merda?

Os primeiros resultados dos laudos sobre salgados recolhidos em pastelarias do Rio, denunciadas por irregularidades numa série de reportagens do GLOBO, inclusive trabalho escravo e uso de carne de cães como recheio, revelam que os estabelecimentos vistoriados têm péssimas práticas de higiene. Mais de 50% das amostras recolhidas — ao todo foram 103 produtos usados nas análises — estavam contaminadas. Entre as bactérias detectadas, os exames chamaram a atenção para a presença de grande quantidade de Escherichia coli, indicativa de contaminação por fezes humanas.


Quando eu “era arquiteto”, trabalhei por três anos em manutenção e reformas de uma rede de restaurantes e casas noturnas e posso dizer de cadeira que quem visitasse as cozinhas de 90% dos restaurantes do Rio nunca mais voltaria neles. E olha que eram casas “chiques”, consideradas padrões em culinária. Só para se ter uma ideia, em duas delas as cozinhas eram no subsolo e as respectivas caixas de passagem de esgoto dos prédios em que se localizavam ficavam exatamente lá! Quando havia algum problema, um entupimento, por exemplo, a coisa era resolvida sem que se tomasse o menor cuidado em proteger os alimentos ou interromper as atividades do restaurante.

Isso, sem contar que a temperatura na cozinha de um deles, que chegou a ser considerado como o melhor restaurante da cidade, beirava os 45º centígrados no verão, com os cozinheiros esguichando seus suores nos pratos a serem servidos. Uma calamidade.

Mas isso foi há uns 35 anos. Hoje, sem dúvida, a coisa deve ter piorado bastante...

10 comentários:

  1. (argento) ... ótimo tema para debate!. Que tal uma Lei Municipal, Estadual ou Federal para CRIMINALIZAR Pasteleiros e usuários de pastel? - estão matando os cachorrinhos! e, de quebra, infectando, com Coliformes e sabe-se lá com mais o quê, os BraZileiros e BraZileiras ...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a favor da Lei de Talião, em certos casos. Vendeu cocô pros outros comerem? Dá um quilinho pra cada um e empurra goela adentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... propor, falar ou delarar-se a favor da Lei de Talião é Reacinário e Preconceituoso!, além do Fato de ser Politicamente Incorreto ...

      Excluir
  3. (argento) ... sou Viciado em Pastel com Caldo de Cana, desde criancinha!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha sugestão é a seguinte: a cozinha dos restaurantes devem ficar na entrada do estabelecimento, com perfeita visibilidade, permitindo que os clientes enxerguem tanto quando entrarem como quando saírem.

    ResponderExcluir
  5. (argento) ... "Vai um pastelzinho de merda aí?" ... hoje fomos brindados pela "explosão" de um andar inteiro em um prédio em São Conrado!, estão falando em explosão de gás - não vi sequer indícios de incêndio ou de coisas queimadas nas imagens mostradas o dia inteiro. Alguém viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... enquanto digerimos o "pastel de merda", a Petrossauro faz uma "declaração" aos USA e a China "oferece" 50 BI em investimentos em terras BraZilis ... é ou não é um "Negócio da China"?

      Excluir
    2. Pois é, Argento, tudo foi muito estranho nessa explosão. Primeiro que para causar danos nos 76 apartamentos do prédio e em mais três prédios vizinhos, mas afastados, ela foi realmente colossal.Depois, mesmo levando em consideração a hora, apesar dos estragos, resultar em apenas um ferido, justamente o morador do apartamento da explosão, é milagre. Sem contar que para uma explosão dessa magnitude ocorrer em virtude de vazamento de gás, haja gás!

      Excluir
    3. (argento) ... bem, pelo que parece, a tubulação era uma peneira - aí cabe a pergunta: onde estava o Poder Público antes da entrega da obra? - claro, agora, "tudo é explicavel" e o contribuinte sifu ...

      Excluir