segunda-feira, 11 de maio de 2015

No meu tempo a Igreja excomungava comunistas

“Quando o papa for a Cuba em setembro, eu prometo ir a todas as suas missas e ficarei feliz em fazê-lo. Se o papa continuar a falar como ele fala, mais cedo ou mais tarde, vou começar a rezar novamente e retornar à Igreja Católica, e eu não estou brincando”.
Raúl Castro, assassino e dublê de ditador cubano, ao sair do encontro de uma hora com o Papa Francisco, um populista de marca maior, que anda fazendo mais concessões em seu papado que Dilma faz para poder governar.

No meu tempo a igreja excomungava comunistas, hoje o Papa faz até concessões de última hora para recebê-los, abrindo sua agenda que é fechada a encontros aos domingos.

P.S.: Que eu me lembre, Jesus Cristo nunca fez concessão nenhuma quando pregava sua fé. Quem fez esse “serviço sujo” foram os papas, cardeais, bispos, etc., começando pelo Concílio de Jerusalém e seguido pelo de Nicéia, onde o imperador romano Constantino I pintou, bordou e modificou a doutrina de Cristo ao seu bel-prazer, com a conivência do clero.

23 comentários:

  1. Começou com Saulo de Tarso, que teve um chilique, mudou o nome para Paulo se auto proclamou apóstolo e inventou um cristianismo para chamar de seu.

    ResponderExcluir
  2. Paulo - ou Saulo - era pancada. Segundo algumas coisas que li, dava pinta de esquizofrênico, mas foi um grande marqueteiro.

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... gostaria de saber de Onde vem o dinheiro que paga os Padres e Bispos; lógico, a pergunta refere-se â Santa Madre Igreja Católica; claro que Dizimistas não são privilégio das não católicas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os católico pagam um mensalidade, que é estipulada pela própria pessoa, mas também realizam festas e fazem coleta nas missas. As festas costumam ter jogos não pecaminosos, como roleta, bingo e rifa, entre outros.

      Muitos padres exercem profissões como psicólogos, professores, funcionários públicos e alguns são cientistas. As freiras normalmente são professoras ou enfermeiras. Não tenho muita simpatia por igreja nenhuma, mas as escolas dirigidas por católicos são muito melhores que as "moderninhas".

      Estudei 11 anos em escola dirigida por freiras, era uma das melhores de SC, depois que as freiras deixaram de dirigir a escola, a qualidade despencou.

      Excluir
    2. (argento) ... deixa eu ver se entendi, alguns paroquianos pagam o Dízimo às suas paróquias, sei disso; o que não sei é como são pagos os Padres e Bispos que têm como Emprego Único - e são a maioria - a Igreja; mesmo os que têm "outro emprego", trabalham em Instituições da própria Igreja - padre Quevedo é um exemplo típico. A renda de casamentos, bingos e afins podem Contribuir para "dívidas" específicas da paróquia e, sabemos, são quase insignificantes se compararmos a Complexidade da "Organização" (justifica mas não explica) ...

      Excluir
    3. (argento) ... pelo que acho que sei, o Vaticano não produz nenhum "bem de consumo" ...

      Excluir
    4. Caro Argento, a Theresa vai ficar mais indignada com isto que vou dizer, mas diante de fatos as opiniões são irrelevantes. A Igreja Romana recebe muitas doações, o país que mais rende doações é EUA, mas deixo claro que são doações de cidadãos e não do governo.

      O grande problema não está na origem do dinheiro, mas na destinação, pois muitas vezes a aplicação do dinheiro fica sigilosa. Madre Teresa de Calcutá recebeu milhões de dólares em doações do mundo inteiro, nunca comprou um pão ou um remédio, mas sua congregação construiu vários conventos pelo mundo, conventos que desfrutam de considerável conforto, diga-se de passagem.

      Mas a Igreja Romana não pode ser comparada com outras igrejas, pois possui um papel histórico muito importante. Mesmo que abolissem completamente a crença em Deus, a Igreja Romana deveria ser preservada pelo patrimônio histórico que preserva.

      É comum o argumento de que o cristianismo é o responsável pela liberdade de expressão que existe na cultura ocidental, mas a história é um pouco diferente. A Igreja Romana promoveu sim a liberdade de expressão na cultura ocidental, mas não foi com o cristianismo, foi com a filosofia de Aristóteles, foi a igreja quem resgatou a filosofia da Grécia Antiga, que tinha sido esquecida.

      Excluir
  4. (argento) ... é, "no meu tempo" ouvia isso - "no nosso tempo" é coisa de velho ... ih!, acho que os dois neurônios, Hans & Fritz, começaram outra briga ...

    ResponderExcluir
  5. Aqui na Europa em alguns países os padres tem salário como qualquer funcionário publico, pois trabalham em hospitais e também em outras insituicoes.
    Embora vocês não queiram, aqui na Europa terceiro mundo a Igreja Católica, a Anglicana e tambem a Igreja Calvinista tem a sua função, os europeus são secularizados no entanto dao valor a cerimônias que realmente só tem lugar em uma Igreja.

    Bem, vou andando. Foi muito agradável participar do Toma, nos últimos tempos a agressividade ao credo católico subiu intensamente de tom. Eu não tenho nada contra os ateus, pois eu mesma creio não acreditar em céu nem inferno, mas sou simpática a Igreja Católica por questão cultural e embora não tenha chão para contestar , pois cada um pensa como quer, eu não jogo pedras nos ateístas, jogo pedra sim no islão, não por ser católica, gostar do anglicismo e também respeitar o judaísmo, mas sim porque o islão é uma ameaça a humanidade como a conhecemos.
    Gosto muito do Toma, mas ultimamente os assuntos giram muito em torno do catolicismo e as criticas às vezes não me agradam.
    Levando em contra que passei momentos agradáveis e também aprendi muito frequentado o Toma, quero guardar boas recordacoes .
    Sou adepta do ditado: os incomodados se mudam.
    Verdade que temos sempre que compromissos, vivemos em um mundo onde a diversidade é presente, muitas pessoas tem a capacidade elástica de separar as coisas outras não, para evitar atritos e momentos desagradáveis devemos procurar a nossa turma, onde quase todos jogam com a mesma cor de camisa.
    Desejo a todos uma ótima continuação.
    Deixo um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... PÔ!, Theresa, Eu, não vejo Animosidade à Igreja Católica de parte no Toma Mais Uma, em contrapartida, vejo em mim, restrições a Interpretações Rradicais de caráter particular a Religiosos de qualquer credo - creio que as religiões criam laços entre pessoas e que sem a Moral Religiosa a Sociedade estaria Muuuuito! Pior.

      https://www.youtube.com/watch?v=sE1WoMocTlw

      Excluir
    2. (argento) ... tomei a liberdade de Falar por Mim e Pelo Toma - o Meu Problema não é entre Mim e DEUS, mas entre mim e Homens (das conversas entre mim, Napoleão e Deus - onde Napoleão não fala sobre guerras, nem Deus de religião)

      Excluir
    3. Caro Argento, a "moral religiosa" nunca ajudou a melhorar a sociedade, muito pelo contrário, foi a moral secular quem corrigiu os despautérios, absurdos e crueldades das crenças. Se a "moral religiosa" fosse aplicada, os país poderia vender suas filhas como escravas.

      Excluir
    4. (argento) ... deixa de frescura e tira o "caro" - seinão, Miltom, não creio muito que o homem nasce essencialmente bom como dizem os românticos; creio-Os nem bons nem maus; uma "folha de papel em branco", para mim, seria uma analogia perfeita ... seriam bons sem deuses?, não sei.

      Excluir
    5. Desculpe, Milton, mas moral é diferente de ética. Os fundamentos morais católicos, por exemplo, não são os despautérios. Despautério é a ética, que derivou dessa moral mediante uma quantidade incalculável de distorções.

      No catolicismo, esqueceram da moral e criaram uma ética conveniente que nada tem a ver com a religião.

      Excluir
    6. Moral é um conjunto de regras baseados em costumes, tradições e/ou crenças. Ética é um conjunto de valores morais. Então a diferença não é significativa. Os fundamentos morais católicos são baseados na bíblia, livro onde não faltam absurdos e crueldade em nome de deus.

      A referência moral da sociedade ocidental é o Direito Romano, que não se baseava em deuses, mas em direitos de pessoas. O Direito Anglo-saxão também contribui e também dispensa os deuses.

      Se existe algo que a crença na existência de deus não pode oferecer é moralidade, por uma razão simples e óbvia: a existência de deus não pode ser comprovada e portanto não pode ser conhecida a sua vontade.

      Excluir
    7. Pelo contrário! Moral são conceitos básicos e ética são as regras, interpretadas, corretamente ou não, derivadas desses conceitos.

      Excluir
    8. Usei definições de dicionários, e sinceramente, não sei qual a diferença entre regra e conceito básico.

      Excluir
    9. Uma grande tristeza a saída da Theresa do TMU, acompanho o blog há anos e sei que ela muito colaborou no debate feito por aqui. Espero que reveja sua decisão, vai fazer falta, de verdade.

      Excluir
    10. Também me entristeci, Claudionor, principalmente porque sua despedida foi em função de um julgamento errado e injusto.

      Excluir
  6. (argento) ... Gregos não definiram ÉTICA (definir limita). Romanos traduziram como MORAL e a Limitaram como Costumes e, para complicar um pouco, baseados em qualquer coisa ... por este motivo, políticos nunca dizem Moral, sempre falam de Ética, mesmo sem saberem ao certo que diabo disso é aquilo, mas soa melhor na fita ... (besouros não voam)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ...Ethos, Etoi, ... Ethos se refere ao Espírito Motivador das Idéias; tá mais para a subjetiva "egrêgorein", Egrégora, que a pragmática, objetiva, Moral Romana, mutatis mutandi ...

      Excluir
    2. É exatamente o mutatis mutandis (mudar o que deve ser mudado) que impede a moralidade religiosa, pois baseia-se em verdade absoluta estabelecida por alguém infalível, enquanto que a moralidade secular baseia-se em aprendizado humano.

      Excluir
    3. (argento) ... gostou da deixa, mutatis ..."?; poiZé, reclamamos da lerdeza Católica Romana, metida em "gregas calendas", aristotélicas, esquecemos do "Islã non mutatis" desde, ... vide Deuses e Dúvidas - pô, lembrei Theresa de Gent ...

      Excluir