quarta-feira, 20 de maio de 2015

US$ 53 bilhões da China mais R$ 50 bilhões do Tesouro ao BNDES para os sócios do PT

O Antagonista

Dilma Rousseff assinou 35 acordos bilaterais com a China hoje. O valor do investimento chinês é avaliado em mais de 53 bilhões de dólares, segundo o governo brasileiro. A China não informou a cifra. Para a Petrobras, serão destinado sete bilhões de dólares para financiar projetos.

No pacote, há uma megaferrovia que ligará Peru e Brasil. Ainda não está claro se ela reduzirá o custo de exportar commodities brasileiras via Pacífico. O traçado passa por diversas áreas protegidas, como a Amazônia.

O PT prefere fazer acordos bilaterais com a China do que com os Estados Unidos e a União Europeia, porque não são sujeitos a controles rígidos e as regras não são transparentes. Para a China, nós somos mais uma África. E ainda mais baratinha.

E o Senado liberou 50 bilhões de reais para o BNDES, o banco que faz empréstimos sigilosos com dinheiro público a sócios do PT.

É muita grana para botar na mão de ladrões, irresponsáveis e incompetentes. Enquanto isso, o ajuste fiscal fica só para os cidadãos honestos.

Um comentário: