segunda-feira, 11 de maio de 2015

Perita diz que foto no banco é mesmo da cunhada de Vaccari

Ótima matéria de ontem na Tribuna da Internet

Daisy Dsav

Sou programadora visual e arquiteta e, nos anos 90, quando trabalhava com computação gráfica e edição de vídeo, fui contratada por um Perito para preparar o material referente a diversas perícias, como animações 3D para perícias de acidente automobilísticos. Uma ocasião, surgiu uma Perícia de Imagens em que seria necessário comprovar a identidade da pessoa fotografada num antigo poster publicitário.

Uma das técnicas que utilizei chamava-se Técnica da Tremulação e se baseava na persistência da retina. Consistia em sobrepor a imagem questionada à padrão e intercalar as duas imagens em sequência relativamente rápida e repetitiva. Isso porque as áreas coincidentes não tremulariam, enquanto as não coincidentes, piscariam a cada troca de imagem, destacando-se para o observador.

Diante da recente dúvida causada pela semelhança física entre a cunhada e a esposa de João Vaccari Neto, decidi testar a técnica, mesmo não contando mais com um equipamento apropriado ou com imagens de qualidade boa. Gostaria de obter a opinião do Dr. Jorge Béja sobre o vídeo resultante: 


RESPOSTA DO DR. JORGE BÉJA
Dra. Daisy, seu trabalho é primoroso e deve ser apreciado por todos os leitores, mais ainda pelo Juiz Dr. Moro e o perito que o magistrado nomeou. Convoco nosso editor, Jornalista Carlos Newton, para, se possível, transformar o comentário em artigo, com a exposição do video. Para mim, quem aparece na foto, na agência bancária, é Marice, cunhada do ex-tesoureiro do PT, o Vaccari. Muito valiosa sua colaboração. Muito bem explicada. Muito bem demonstrada. Grato.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG DA TRIBUNA – Concordo com a opinião do Dr. Béja. Na época, já havíamos levantado aqui no Blog a questão da diferença dos cabelos e também o fato de os óculos serem idênticos ao de Marice. Explicamos também que a lente da câmara engorda e achata as pessoas. Vamos enviar o material para o Dr. Sérgio Moro, hoje mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário