quinta-feira, 6 de setembro de 2018

O Ibope sempre entrevista 2.002 pessoas. Será 2.002 um número cabalístico?



O Brasil tem 5.570 municípios e 147.302.354 eleitores. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas. Eu acho muito pouco. E por que o Ibope há décadas sempre escolhe 2.002 pessoas por mais que o eleitorado aumente? Será um número cabalístico?

Um exemplo que 2.002 é um número aparentemente insuficiente de entrevistados são as variáveis do questionário, que somam 1.344 combinações entre sexo(2), idade(7), escolaridade(16) e renda(6). Não faz sentido.

Isso sem contar com a maior das empulhações: nem a lista dos municípios visitados eles divulgam mais. Até 2013, se não me engano, a lista era obrigatória, mas, coincidência ou não, depois que desmascararam a farsa em que os municípios eram escolhidos a dedo entre os governados pelo PT numa proporção de 70% para eles e 30% para os outros partidos, o TSE baixou uma norma, lei, portaria ou lá o que seja, desobrigando os institutos de pesquisa dessa divulgação.

É por essas e outras que eu não tenho dúvidas que Ibope e Datafolha manipulam resultados e perguntar não ofende: será que alguém, algum dia, pediu uma auditoria completa em alguma pesquisa?

Um comentário:

  1. Ou para lembrar que em 2002 o feladumaputa do Lullarápio assumiu o cabaré e destruiu a economia junto com seu poste.

    ResponderExcluir