quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O estelionato eleitoral de Amoêdo


Tem cabimento os fãs de um candidato com 2% nas pesquisas fazerem campanha para chegar a 6% na esperança de participar do debate da Globo a essas alturas do campeonato?

Primeiro que o exigido são 5% e segundo, e primordial, seu partido ou coligação ter pelo menos cinco parlamentares federais. Não é o caso do Novo que não tem nenhum.

Outra coisa: a lei faculta o convite das emissoras para quem não atende a essas exigências, tanto que Marina vai sempre como convidada, já que a Rede tem dois (ou três) parlamentares federais. Acontece que até bem pouco tempo, segundo as pesquisas, Marina tinha uma votação relativamente expressiva, o que, por si só, sempre justificou os convites a ela.

Amoêdo não tem nem nunca teve nada, nem parlamentares e nem intenções de voto. Seu patrimônio é apenas a inocência de meia dúzia de abnegados que ainda acreditam que a sua candidatura é para valer.

A candidatura Amoêdo é um embuste e não foi difícil chegar a essa conclusão porque ele nunca levou a própria campanha a sério. Não investiu nada na candidatura e seu marketing não teve o mínimo de agressividade (pelamordedeus, quando eu digo agressividade não é stricto sensu, estou falando de marketing). Candidatou-se apenas para se tornar conhecido em uma próxima eleição. Isso ficou claro quando ele se declarou neutro ao ser perguntado sobre o apoio entre Haddad e Bolsonaro no segundo turno, demonstrando seu desapreço pelo País, já que tanto faz um ou outro porque que seu objetivo é eleger uma meia dúzia de parlamentares do Novo e deixar de ser o ilustre desconhecido para, em 2022, tentar uma candidatura de verdade. Aliás, essa neutralidade de Amoêdo é suspeitíssima porque ele sabe muito bem que as chances que ele terá contra o PT nas próximas eleições - caso Haddad seja eleito - serão muito maiores do que contra um Bolsonaro, já que a probabilidade de o PT continuar fazendo as habituais cagadas é de 100% e em se tratando de um governo capitão ainda é uma incógnita. Portanto, é lógico que ele está apostando nos 100%. Até eu que sou mais burro...

A isso eu chamo de estelionato eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário