terça-feira, 12 de maio de 2015

Carta a Theresa

O comentário de Theresa:

Bem, vou andando. Foi muito agradável participar do Toma, nos últimos tempos a agressividade ao credo católico subiu intensamente de tom. Eu não tenho nada contra os ateus, pois eu mesma creio não acreditar em céu nem inferno, mas sou simpática a Igreja Católica por questão cultural e embora não tenha chão para contestar , pois cada um pensa como quer, eu não jogo pedras nos ateístas, jogo pedra sim no islão, não por ser católica, gostar do anglicismo e também respeitar o judaísmo, mas sim porque o islão é uma ameaça a humanidade como a conhecemos.

Gosto muito do Toma, mas ultimamente os assuntos giram muito em torno do catolicismo e as criticas às vezes não me agradam.

Levando em contra que passei momentos agradáveis e também aprendi muito frequentado o Toma, quero guardar boas recordacoes .

Sou adepta do ditado: os incomodados se mudam.

Verdade que temos sempre que compromissos, vivemos em um mundo onde a diversidade é presente, muitas pessoas tem a capacidade elástica de separar as coisas outras não, para evitar atritos e momentos desagradáveis devemos procurar a nossa turma, onde quase todos jogam com a mesma cor de camisa.

Desejo a todos uma ótima continuação.

Deixo um beijo.


Theresa:

Você está enganada quando diz que “a agressividade ao credo católico subiu intensamente de tom” aqui no TMU. De minha parte, as críticas sempre foram as mesmas, nunca à religião, sempre aos seus supostos “mensageiros” e representantes.

Se você der uma recapitulada no que já escrevi até aqui sobre a Igreja Católica, vai ver que por várias vezes eu atribuo grande parte da minha formação moral a valores católicos que, queiram ou não, fazem parte da nossa cultura. Até no post onde você escreveu sua “despedida” há uma menção elogiosa do Milton sobre isso: “Estudei 11 anos em escola dirigida por freiras, era uma das melhores de SC, depois que as freiras deixaram de dirigir a escola, a qualidade despencou.”

Muito ao contrário do que você diz, quando eu critico o Papa Francisco, assim como critiquei o Papa Bento, eu estou defendendo os valores da Igreja, já que ambos, no meu ponto de vista, os transgrediram, sendo que Chico o faz mais amiúde por ser tremendamente populista.

Entendo a religião católica com o rigor que ela merece, com o rigor que Jesus Cristo a pregou, sem concessões ou indulgências, não como um punhado de decisões estapafúrdias que fogem até à lógica da fé (se é que ela tem alguma) tomadas por homens nem sempre de muito caráter durante esses quase 2100 anos de sua existência. Tome como exemplo a CNBB: não há nada mais afastado dos princípios cristãos que essa turminha de padrecos que só olham para o céu para saber se vão ter que usar guarda-chuva. Pergunto: se eu criticar como critico essa plêiade de comunistas travestidos de religiosos eu por acaso estarei criticando a Igreja Católica?

Você pode até reclamar sobre a maneira que eu me referi a Paulo (Saulo), como um esquizofrênico marqueteiro, quando o politicamente correto seria dizer que ele foi um grande divulgador do cristianismo, apesar de recentes estudos terem apontado indícios de atividades anômalas em seu cérebro, ou quando eu me refiro ao Papa Francisco como Chico O problema é que dourar a pílula não muda nada do contexto.

De mais a mais, além do seu engano na análise, é uma tremenda injustiça afirmar que no Toma Mais Uma, que tem menos de 5% de posts sobre religião - menos ainda se formos computar só a católica - e três ou quatro amigos comentando, “ultimamente os assuntos giram muito em torno do catolicismo”. Isso não é verdade.

Também não concordo com essa sua premissa de que “devemos procurar a nossa turma, onde quase todos jogam com a mesma cor de camisa”. Isso é bom para quem é comunista. Aqui vestimos a mesma camisa em alguns assuntos e em outros não, e é esse pluralismo que sempre dá graça e luz às discussões, desde que guardados os devidos parâmetros de respeito mútuo.

Enfim, eu não vou pedir para que você fique. Eu respeito decisões, muito embora não abra mão do direito de discordar dos motivos que as serviram como base de dados. Repito: você está errada e está sendo injusta, em todo caso, seja feliz.

Ricardo Froes

6 comentários:

  1. (argento - um repeteco editado) ... PÔ!, Theresa, não vejo Animosidade à Igreja Católica de parte do Toma Mais Uma; em contrapartida temho, eu, sérias restrições e críticas às Interpretações Radicais, de caráter particular, a Religiosos de qualquer credo - a religião cria laços entre pessoas e, creio, que sem a Moral Religiosa ocidental Católica, a Sociedade estaria Muuuuito! Pior.

    Theresa, tomei a liberdade de Falar por Mim e pelo Toma - o Meu Problema não é entre mim e Deus, mas entre mim e homens (das conversas entre mim, Napoleão e Deus - onde Napoleão não fala de guerra, nem Deus de religião) ...

    ... agora, deixa de frescura e curta Callas:

    https://www.youtube.com/watch?v=sE1WoMocTlw

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... e, ou:

    https://www.youtube.com/watch?v=J3KWRRSRFq8

    ResponderExcluir
  3. Quero declarar meu apoio ao Ricardo. O TMU nunca criticou alguém por rezar ou por acreditar na existência de Deus, nem mesmo por frequentar mesquitas ou sessões espíritas. Quando são apresentadas as críticas, elas são dirigidas a determinados argumentos, comportamentos e doutrinamentos.

    Não tenho nada contra aqueles que vão às mesquitas e rezam 5 vezes por dia voltados para Meca, discordo com veemência daqueles que não permitem as mulheres de frequentar escolas, dirigir e se vestirem como acharem melhor.

    Sobre a Igreja Romana, tenho muitos elogios para fazer, mas isso não elimina os fatos históricos que devem ser repudiados nem os atuais. Sobre o Papa (qualquer um deles) confraternizar com os Castro, só posso dizer que o Ricardo poderia dar uma aulinha de catolicismo (ao Papa), pois por determinação do próprio Papa isso resulta em excomunhão automática.

    ResponderExcluir
  4. (argento) ... eitha vida complicada!, vive-se entre o sonho e a realidade, dura, doida, doída realidade ... , "mas as pessoas na sala de jantar são ocupadas em nascer, ... em morrer (Os Mutantes - Panis et Circensis), isto é, as pessoas na sala de jantar não saboreiam o jantar ... Mme Butterfly, preferiu o Suicídio ...

    https://www.youtube.com/watch?v=gfs9DC4GNr0

    https://www.youtube.com/watch?v=mN9Dipgqdtw

    Pisa o silêncio caminhante noturno
    Foge do amor
    Que a noite lhe deu sem cobrar

    https://www.youtube.com/watch?v=iQN_dQ9Lzqg

    ResponderExcluir