domingo, 15 de abril de 2018

A desonestidade dos institutos de pesquisa eleitoral agora tem a valiosa colaboração do TSE.


Explico.

Toda pesquisa eleitoral é obrigada a se registrar no TSE antecipando o questionário, o número de pessoas entrevistadas, as datas e os lugares das entrevistas. Até 2017 a lista de municípios envolvidos era obrigatória, só que agora, conforme a Resolução 23.549/2017 do TSE, no art.2º §6º, aos institutos, é permitida a apresentação da relação completa dos municípios e bairros pesquisados posteriormente, até o sétimo dia seguinte à data de registro da pesquisa, ou seja, dias depois da pesquisa divulgada.

Não que houvesse critério rígido antes, por parte do TSE, com relação à escolha dos municípios abrangidos, já que os institutos, cinicamente, afirmavam - e ainda afirmam - em suas inscrições que os municípios são sorteados (“em cada estrato, num primeiro estágio, são sorteados os municípios que farão parte do levantamento”, segundo a inscrição da recente pesquisa da Datafolha). E quem faz o sorteio? Eles mesmos.

E é aí que a coisa pega. Há oito anos eu tive a paciência de fazer um levantamento numa pesquisa do IBOPE - público e notório contratado do PT - para o 2º turno da eleição para presidente (Serra e Dilma) através do TSE e constatei que o instituto havia pesquisado 171 municípios, sendo que 39 governados pelo PSDB e coligados e 132 pelo PT e coligados. Detalhe: à época o PSDB tinha 42% a mais de municípios governados que o PT (791 contra 558).

Na mesma época, uma do Vox Populi, do Marcos Coimbra, outro notório vendido ao PT:
  • Dos 122 municípios que compunham a amostra da Vox Populi, apenas 27 tinham prefeituras oposicionistas, do PSDB, DEM ou PPS; em 45 municípios, ou 37%, além de prefeituras governistas, não houve um só candidato da oposição; as cidades escolhidas pela Vox Populi que tinham prefeitos oposicionistas tiveram férrea disputa eleitoral ou eram pequenas e inexpressivas cidades. Foi uma vergonha estatística.
  • Por exemplo, a amostra do Rio de Janeiro, onde a Vox Populi conseguiu que Dilma Rousseff ultrapassasse José Serra. As cidades escolhidas foram Campos (PMDB), Nilópolis (PP, sem oposição em 2008), Niterói (PDT), Nova Iguaçú (PT, sem oposição nas eleições de 2008), Paraíba do Sul (PMDB), Rio de Janeiro (PMDB), São João do Meriti (PR, sem oposição em 2008) e, finalmente, um município oposicionista: Resende, onde o DEM venceu uma eleição dificílima, com placar embolado. Não havia município governado por tucano na amostra da pesquisa e não surpreende que Dilma estivesse à frente.
  • No Rio Grande do Sul, dos oito municípios, apenas um era governado pelo PSDB e em três deles não houve candidato a prefeito fora da base do governo. Seria necessário fazer um cruzamento com as obras do PAC e com aquele programa de Lula, denominado Territórios da Cidadania.
  • Em São Paulo, a manipulação foi flagrante. A amostra tem cinco municípios, totalizando 573 mil eleitores, que eram dirigidos por tucanos. Já o número de eleitores em três municípios petistas da amostra era de 1 milhão e 400 mil eleitores, incluindo Guarulhos e São Bernardo do Campo.
  • Em Santa Catarina, montaram uma amostra de cinco municípios, apenas um tucano, onde a eleição foi acirradíssima. Em três municípios não houve oposição aos partidos da base de Lula em 2008. E o mais escandaloso: trocaram a capital Florianópolis por São José, do PSB, onde a filha do Lula era secretária de Ação Social e estava entupindo a cidade de verbas federais.
  • Não dá para deixar de comentar a Bahia. Tiraram dali a representatividade do Nordeste. Por acaso, são 13 cidades no estado do Jaques Wagner. Em 9 delas não houve candidato de oposição em 2008. Sabem quantos municípios governados pelo DEM na amostra? Nenhum! Isto na terra do ACM! O mais engraçado é que escolheram um município, cujo nome é Boa Nova, onde o nome do prefeito é Toinho da Dilma. Nada mais simbólico para emoldurar esta pesquisa da Vox Populi.
  • E o que dizer do Ceará? Naquele estado, o PSDB fez 30% das prefeituras. Sabe quantas cidades tucanas estavam na amostra da Vox Populi? Zero! Das 5 cidades, 2 são do PT e 1 do PCdoB.
  • Em Minas Gerais, então, a Vox Populi chutou o balde. Fora 13 municípios na amostra, sendo que apenas dois eram do DEM. Sabem quantos eleitores os municípios demos de Antonio Dias e Antônio Prado de Minas tinham? Menos de 10 mil! Sabem quantos municípios não tiveram concorrência do PSDB, DEM e PPS em 2008, na amostra mineira? Cinco! E sabe quantos municípios governados pelo PSDB do governador Aécio Neves estavam na amostra? Nenhum! Aliás, um! Juiz de Fora, com 370 mil eleitores, onde o PSDB elegeu o prefeito com 51% contra 48% do PT.

Enfim, é isso. Quem acredita nesses institutos está sendo escancaradamente enganado, agora com o aval do TSE.


Um comentário:

  1. Só a constatação, com provas, (provas, coisa que o pt adora dizer que não tem) de um fato que qualquer serumano consciente conhece.

    ResponderExcluir